Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Nossa casa é um organismo vivo que precisa de cuidados diários para se manter saudável. Quando falo que trabalho com Feng Shui muitas pessoas, logo de cara me perguntam o que faço para deixar a minha casa mais leve? Ou o que faço para tornar a minha casa um espaço mais agradável? E outros comentam não costumamos ficar em casa, que para relaxar sempre buscam outros espaços que não suas casas.

Para ajudar vou postar a partir de hoje uma série de dicas para você organizar a sua casa de maneira a torná-la um lugar sagrado, um espaço agradável, um local onde queira estar e que ajude você a recarregar as suas energias.

Dicas de Feng Shui para uma casa saudável:

1. Oxigênio, respiração, movimento

Assim como nós precisamos de ar puro a casa também precisa respirar. Todos os dias devemos abrir as janelas e deixar o ar entrar, isso ajuda a purificar, limpar e retirar as energias estagnadas. Um espaço que fica muito tempo fechado torna-se pesado. Além disso ao deixar a luz do sol entrar estamos permitindo que a energia flua, que o Chi (energia vital) entre em seus espaços. Precisamos destas energias para nos recarregar diariamente.

Portas e janelas foram feitas para serem utilizadas, e estão relacionadas aos olhos e boca. A porta da frente de uma casa é a mais importante de todas, pois simbolicamente a fachada de uma casa é como o rosto, é o seu cartão de visita, ela é que faz a ligação com mundo exterior.

Uma casa que respira é sempre mais agradável que uma casa fechada.

feng shui

É feng shui.

2. Limpeza e organização

Cuidar da limpeza também é importante para o fluir da energia, reciclando o velho e deixando sempre o novo entrar, por isso que limpeza é uma tarefa cíclica (limpamos, sujamos, limpamos, sujamos), como no movimento da respiração (inspiração – ar novo, expiração – ar velho, inspirar ar novo, expirar ar velho). A limpeza também proporciona harmonia e aconchego em um ambiente, convidando as pessoas a entrarem e se sentirem bem.

A limpeza deixa o ambiente mais leve e fluido. Um lugar com sujeiras e pó acumulado não faz bem e de cara já sentimos um ar ruim. Além de ajudar a purificar o ambiente ao fazer a limpeza também estamos eliminando coisas que não nos serve mais e deixando novas oportunidades entrar.

Uma casa organizada é também um fator importante para melhorar o astral do local. Bagunça externa é igual a bagunça interna. Se deixamos tudo desorganizado é porque de alguma forma estamos desorganizados internamente. Faça o teste, arrume suas bagunças e verá como sua mente se torna mais equilibrada e mais clara. As ideias fluem com mais rapidez.

3. Luz

Deixar a luz entrar em sua casa é fundamental. Ambientes escuros remetem a energia inferior, a “escuridão”, depressão, tristeza. A luz do sol traz alegria, força, motivação e energia.

É claro que devemos cuidar com os exageros. Nada demais é positivo. É importante aprender a equilibrar a energia do dia e da noite. Evite o excesso de luz para que não ocorra um excesso de energia Yang. Dia e noite, claro e escuro, devemos sempre equilibras as energias e lembrar do movimento cíclico da nossa respiração, não exagerar nem na luz, nem na escuridão, assim como não cometer o exagero da limpeza, da organização e das janelas e portas abertas, é preciso equilíbrio e lembrar sempre que tudo na vida é feito de polaridades, lembrando que todo desequilíbrio é o ato de focar em apenas um dos lados.

Todo sofrimento vem da tentativa de controlar a vida, de conseguir se manter sempre no positivo, mas sabemos que a vida é feita de altos e baixos, e que o segredo é escolher ser feliz internamente mesmo quando a noite chegar, a sujeira aparecer, a bagunça te ver e o ar desaparecer por uns momentos, lembrando que logo vem novos desafios, luz, novos aprendizados e nova faxina se você se permitir.

Imagem: Pexels

@ load more