Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você já se perguntou se o conselho fashion que dá para sua amiga não é, na verdade, algo imposto? Você certamente já se deparou com muitas opiniões contrárias às suas de como se vestir e se perguntou se era realmente era apresentável ou se deveria parar e escutar o que estavam te falando.

A verdade é que pelo corpo ser único e possuir suas próprias características, conselhos generalizados não são para todas. Esses dias em meu blog pessoal recebi o seguinte comentário: “listras horizontais não ficam bom em pessoas mais cheinhas e sim em magras”.

Eu li e reli essa frase milhões de vezes. Eu não estava entendendo porque aquela dica de moda desnecessária estava escrita em uma foto minha ou porque a pessoa achou que eu iria me livrar de meu vestido de listras horizontais por ela achar que eu estava muito acima do meu peso – já que eu não havia pedido nenhuma opinião sobre o assunto.

Depois de me deparar com isso, encontrei um look parecido com o meu em uma garota mais magra e o comentário era exatamente o oposto, de que as listras ficavam boas para ela porque ela é magra. Mas quem definiu o que é ser gordo ou magro? Pensando nessas situações chatas da vida que passamos e tentamos relevar, decidi listas as vezes em que falhamos ao dar conselhos sobre moda.

5 dicas de moda ultrapassadas (e que devem ser esquecidas):

1. “Listras horizontais só ficam boas em pessoas magras”

A primeira dessa lista não poderia ser outra se não essa. Tenho certeza que em algum momento da sua vida, provavelmente, você pensou isso. Aí está um engano muito comum que deve ser remediado a tempo: nenhuma roupa vai te deixar gordo ou magro, a única coisa a se fazer nesse caso é saber harmonizar e principalmente se sentir bem com o que está sendo usado.

dicas de moda ultrapassadas 1

Foto: Ju Romano – Entre topetes e vinis

2. “Camisa para dentro é apenas para quem é magra”

Muitas vezes estamos lá com nossa melhor calça/saia/shorts cintura alta e optamos por colocar a camisa por dentro para deixar os detalhes aparecerem, certo? Mas e quando a pessoa está acima do peso? Usar a camisa para dentro é uma opção e não deixa ninguém mais ou menos magra, apenas evidencia os detalhes da roupa. Esse conselho realmente está ultrapassado – e é gordofóbico (leia mais aqui).

dicas de moda ultrapassadas 2

3. ” Usa preto para ficar mais magra”

Quando fiz meu técnico em moda eu aprendi muito sobre o disco de cores (aqueles que vemos na internet, usados por designers) e quando você aprende melhor você consegue fazer ótimas combinações. O preto, em sua maior parte do tempo, realmente consegue dar a sensação de magreza, mas já perceberam que ele só funciona até certo ponto? De nada adianta a cor se a modelagem não favorece, então querer que pessoas acima do peso usem apenas preto é apenas uma imposição desnecessária, já que qualquer cor pode ter essa função (se a pessoa quiser) sabendo aliar a uma boa modelagem.

dicas de moda ultrapassadas 3

4. “Quem está acima do peso não pode usar shorts curto”

Eu ouvi essa frase de uma amiga recentemente quando perguntei porque com calor de 40º ela não usava shorts. Ela me disse que, por estar acima do peso, usar shorts curto iria apenas realçar o seu peso extra. Aí está um belo engano, a menos que você queira realmente esconder o seu culote – por motivos unicamente seus – , você não deve se atrelar tanto à isso e deixar de usar shorts curto para não revelar seu peso. Também não é nenhuma vergonha deixar as estrias e celulites à mostra viu? Deixa eu te contar: a maioria das mulheres tem.

dicas de moda ultrapassadas 5

5. “Saia evasê só fica bom em quem tem pouco quadril”

Quem disse que você deve esconder aquilo que tem? Eu, apesar de magra, possuo um quadril bem grande e ouvi isso minha vida inteira, mas as pessoas esqueceram de me perguntar se era o que eu queria (leia mais aqui). Eu não tenho vergonha de ter o quadril largo e não vejo motivos para não usar o que quero. Se a questão é o tamanho do corpo da pessoa, com toda a certeza você não deve dar esse tipo de conselho.

Dica extra:

Não julgue o estilo de ninguém! Sei que é muito legal ver os programas de reality show de transformação do visual com a amiga ou só da pessoa e confesso adorar. Mas você fazer isso apenas por fazer ou repassar dicas de moda ultrapassadas para pessoas que, certamente, não pediram sua opinião não é ser simpática e sim não ter bom senso.

Imagem: via Pinterest

@ load more