Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Dividir uma casa com outras pessoas precisa ter disciplina e regras. Conheça algumas dicas financeiras que podem te ajudar a morar com as amigas!

Quando você decide morar com as amigas, precisa levar em conta as vantagens e desvantagens dessa escolha. A partir desse momento, muitas questões vão influenciar dentro da casa, desde a divisão das despesas e até mesmo o convívio social. Para te ajudar, separamos algumas dicas financeiras.

Conheça as dicas financeiras para morar com as amigas

Assim como qualquer decisão que você toma em sua vida, dividir uma casa com outras pessoas deve ser uma decisão bem pensada, para que no futuro não tenha arrependimentos. Por isso, para tudo ocorra bem, você pode refletir nos seguintes itens:

1. Perfil de quem vai morar com você e do bairro

Avalie desde o início as características da sua amiga. Não adianta optar apenas por questões de amizades, já que a personalidade pode ser muito diferente da sua e causar atrito dentro do lar. O importante é ter uma conversa antes de se mudar e analisar como pode ser a futura convivência entre vocês.

Por outro lado, ao escolher o bairro para morar, prefira um lugar que ofereça o que você mais precisa no dia a dia. Pode ser próximo de onde trabalha, estuda ou até mesmo do comércio. Assim, você economiza mais e gasta menos com transporte para se deslocar.

2. Renda extra para outros gastos

Se você morar com as amigas em um apartamento, alugar os quartos que estão desocupados para conseguir uma renda extra pode ser uma boa ideia para ajudar nas despesas.

Desse modo, você complementa seu orçamento mensal, além de ter mais independência financeira. Pode utilizar o que sobrar para investir num consórcio ou até mesmo em um financiamento, por exemplo.

Antes de solicitar algum serviço ou produto bancário, é interessante ficar por dentro do seu score de crédito para conseguir utilizar sua renda extra da melhor forma. Na Foregon®, você pode descobrir seu score de maneira totalmente gratuita e segura, sem complicações.

3. Móveis da casa

Nada melhor do que poder evitar gastos com esses itens. Se o imóvel estiver vazio, compre os móveis, utensílios domésticos e objetos de decoração em lojas baratas ou em promoções.

Uma alternativa é você e suas amigas verificarem se seus colegas e familiares podem ajudar nessa parte, com móveis usados e em boas condições. Porém, ao comprá-los, é importante que cada integrante da casa pague por um artigo. Assim, na hora da divisão dos móveis não será necessário separar os valores.

4. Regras para morar com as amigas

Uma das dicas financeiras mais essenciais é estabelecer regras para uma boa convivência entre todas. Lembre-se que amigas podem brigar ou discordar entre si, por isso veja abaixo o que vocês podem seguir:

  • Deixar as áreas de convívio limpas e organizadas;
  • Retirar o lixo mais de duas vezes na semana;
  • Não deixar as contas básicas atrasarem;
  • Avisar com antecedência se estiver com problemas financeiros;
  • Não deixar louça suja acumular. Usou, lave logo em seguida;
  • Evitar barulhos e música alta em horários inapropriados.

É claro que você pode adicionar quantas regras forem necessárias, mas tente começar por essas. Mantendo uma boa organização e um diálogo aberto, a convivência é possível entre todas que moram na casa.

Mostre também essas dicas financeiras para suas amigas e nos conte depois como está sendo morar com suas colegas. Até a próxima!

@ load more