7 dicas para combater a insônia e dormir melhor
Imagine a cena: você resolve se deitar e o sono não chega de jeito algum. Você se mexe, começa a ficar ansiosa e isso só piora a situação. Passam-se horas, e por fim, vencida pelo cansaço, você se levanta para um novo e exaustivo dia. E por incrível que pareça, essa cena se repete muitas e muitas vezes na vida de quem tem insônia.

A insônia é um distúrbio que impede a pessoa, de dormir adequadamente. Ela pode ocorrer de diversas formas. Existem aquelas pessoas que passam a madrugada inteira acordada; outras até conseguem adormecer, no entanto, despertam muito cedo. Especialistas afirmam que 1 em cada 5 adultos sofrem com problemas de insônia. É bem mais comum do que a gente imagina.
Ela pode ser crônica e também transitória, quando dura apenas uma noite ou algumas semanas e está relacionada a motivos externos, como stress, ansiedade e má alimentação. Mas independente do motivo, a insônia é algo que merece atenção.
E vale dizer, que isso nada tem a ver com a quantidade de horas necessária de sono. É totalmente relativo. Existem pessoas, que estão habituadas a dormirem apenas uma quantidade de horas por dia, e já se sentem bem. Porém, se esse não é o seu caso, você precisa ficar atenta. Tem dificuldade para dormir, ou desperta com facilidade? Você já acorda cansada como se o seu sono nunca fosse suficiente? Então esse texto é pra você. Confira dicas para driblar a insônia hoje mesmo!
7 dicas para combater a insônia
1# Entenda o motivo da sua insônia
O primeiro passo é entender o motivo da sua insônia. Ela pode se manifestar por uma série de fatores, desde um período de stress a um efeito collateral de um remédio que foi consumido. É fundamental entender que a insônia pode ter causas orgânicas ou psíquicas para seguir o tratamento indicado.
A partir do momento que você compreender a causa da tua falta de sono, já pode procurar meios de combatê-la. Vale lembrar que a insônia crônica, que persiste e ocorre sem motivo aparente, deve ser tratada por meio de acompanhamento médico. Não deixe de procurar ajuda, é fundamental para o seu bem estar.
2# Tente estabelecer uma rotina do sono
Estabelecer um horário para dormir e acordar, é uma ótima forma de acostumar o seu organismo, com a nova rotina necessária. Para isso, é fundamental que sempre que possível, você prepare o seu corpo e mente, para o seu “ritual do sono”. Se desconectar dos eletrônicos; ler, ouvir uma música tranquila e meditar, são exemplos de atividades que ajudam a cumprir a sua rotina com sucesso.
3# Banho morno é um santo remédio para insônia

Por vezes, a insônia é resultado de uma intensa rotina de stress. Por isso, um banho morno, pode ser o santo remédio que você precisa para relaxar. Á agua morna tem a capacidade de relaxar os nossos músculos tensos.
Trabalhe com as suas possibilidades: se um banho morno vai te relaxar, ótimo; mas um tempo na banheira também pode ajudar né?; sabe aqueles sais e velas que você nunca tem tempo de usar? Não deixe passar de hoje. Ou aproveite e faça um spa dos pés, se isso de alguma forma vai te deixar mais leve e relaxada. É importante lembrar que, na maioria das vezes, o ritual do “dormir” se inicia muito antes de deitar na cama. Pense nisso!
4# Transforme a sua cama no teu templo do sono
Transforme a sua cama em seu ambiente mais relaxante. Nada de levar trabalho pra cama, ou ficar assistindo Tv até tarde. O seu organismo precisa compreender os seus limites, e pra isso é necessário que eles sejam fortemente determinados. Levar situações externas para a cama, só irão dificultar ainda mais o seu sono.
Além disso, aproveite para criar um ambiente agradável para o sono. Um bom colchão faz muita diferença no relaxamento corporal. Além disso, o travesseiro e uma boa roupa de cama são grandes aliados. Se você curte aromatizadores e sprays de travesseiros, não deixe de usar. Principalmente aqueles com essência de camomila, que promovem descanso e ajudam no relaxamento.
5# Uma xicará de chá ou um leite morno, please!
Você sabia que consumir chá ou leite antes de dormir, ajuda no relaxamento? No caso do chá, é óbvio que você deve optar por chás sem cafeína. Principalmente se você tem um sono mais leve, a cafeína tem uma ação estimulante, que é exatamente o contrário do que se quer, quando o sono não vem. Evite ao máximo a cafeína!

Opte por chás como os de camomila, erva cidreira, capim limão ou maracujá. Estes, além de combaterem a insônia, ainda reduzem o stress e ansiedade. De mesmo modo, consumir um copo de leite morno antes de dormir, facilita o relaxamento, pois o leite possui uma substância, o aminoácido triptofano, que induz o sono.
6# Durante a noite, faça refeições leves

Optar por refeições leves é uma das dicas para combater a insônia. Comer demais e muito perto da hora de dormir, ou ainda consumir alimentos de difícil digestão dificultam no relaxamento e podem atrapalhar muito o sono.
Por isso, mesmo que você acorde de madrugada, nada de ir correndo pra geladeira tá? Por mais que isso seja difícil – eu sei – o ideal é evitar tudo aquilo que pode impedir você de ter um sono agradável. Opte pela dica 5# e volte a dormir.
7# Nunca se desgaste demais, tentando dormir
Tentar dormir quando se tem insônia pode ser uma tarefa muito difícil, que testa a nossa paciência. Por isso, depois de todo esse ritual para dormir, caso não consiga, não fique rolando na cama, esperando o sono. Aguarde no máximo de 30 a 40 min, não mais do que isso.
O motivo? Tentar dormir e não conseguir só vai te causar mais ansiedade e stress, e como consequência, vai dificultar e piorar a qualidade do seu sono. Se depois desse período, o sono não veio, se levante e tente seguir alguma das outras dicas. Aguarde um pouco, e depois disso, mais cansada e tranquila, faça uma nova tentativa para dormir. Agora é só relaxar, bons sonhos!
A insônia pode ser um grande desafio e motivo de stress para muitas pessoas. Não banalize isso, não banalize o seu bem estar físico e mental. Dormir mal, pode ter consequências no seu organismo e mexer também com o seu psicológico. Por isso, sempre que sentir que a solução da insônia é algo fora do seu alcance, não deixe de procurar ajuda médica.
Imagens: Canva