Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Pode ser que trocar de profissão esteja nos seus planos para o ano que vem. Pode ser, também, que você esteja com um pouco de medo de fazer essa transição e descobrir o que ela significa para a sua vida. Porém, mudar de carreira em 2018 não precisa ser visto como um problema, mas como um projeto que vai proporcionar uma vida mais feliz.

Se você não tem ideia de como começar, não tem problema. A gente já falou um pouco sobre isso com esta matéria aqui, mas vamos dar algumas dicas especificamente para quem quer mudar de carreira em 2018.

Essas dicas vão ajudar nesse processo e preparar você para essa mudança tão grande. Ah, vale o aviso: o medo não vai ajudar em nada – pelo contrário, ele vai só atrapalhar! Então, é importante tirá-lo logo da frente para não boicotar a sua evolução, ok?

1.Entenda que você é o seu maior obstáculo

Querendo ou não, quem quer mudar de carreira em 2018 é você. Ou seja, a mudança está nas suas mãos e é por isso que você é o seu maior obstáculo. Você vai encontrar muitos motivos para não ir adiante com essa mudança: não saber o suficiente sobre a outra área, medo de receber um salário menor por um tempo, medo do que a sua família e amigos vão pensar sobre o assunto. A questão é que esses receios existem só na sua cabeça – é você que usa cada um deles como justificativa para continuar onde está, mesmo que esse seja um lugar que você não gosta. O principal obstáculo que você vai ter que superar é você mesma, e esse exercício começa no momento em que você decidir que isso é algo que você quer mesmo.

2.Você vai precisar estudar por um tempo

Mudar de carreira não é como comprar um celular novo, que você pode jogar num mecanismo de busca e só comparar os melhores preços. Você precisa estudar a fundo a carreira que quer seguir – ainda mais porque você não tem a experiência e o conhecimento que as pessoas que trabalham com isso desde o começo têm. Você precisa também identificar o porquê você quer mudar de carreira – você pode estar em uma semana ruim ou só ter um problema com o seu chefe e não com a sua área, por assim dizer. Isso evita que você tome decisões precipitadas, das quais você pode se arrepender depois. Estude – você mesma e a área para qual quer ir – antes de agir em cima dessa meta.

3.Comece devagar

Se você pretende mudar de carreira em 2018 saiba que isso não vai acontecer logo nos primeiros dias de janeiro. Na verdade, o ideal é que você faça essa transição com calma, dando um passo por vez. Comece mantendo o seu trabalho atual e fazendo um curso sobre a outra área à noite, procure alguém da sua área dos sonhos para ser um mentor e dar dicas sobre o trabalho,  o mercado e as oportunidades que ele oferece. Aliás, talvez o mais interessante seja também você testar vários trabalhos na área nova antes de pular para um grande emprego – o baque no seu salário também pode ser menor dessa maneira.

4.Invista pesado no networking

A gente não cansa de falar o quanto isso é importante – mas ainda mais em um cenário de mudança de carreira. Fazer networking – isto é, conhecer pessoas da área na qual você quer trabalhar, trocar contatos, conversar com quem já está estabelecido nesse mercado – é muito importante porque abre portas. Um desses networkings pode garantir o seu primeiro emprego nessa nova área, uma mentoria essencial para entender como ela funciona ou uma indicação para uma vaga.

5.Não esqueça de ajustar o seu currículo

Se você pensa em mudar de carreira em 2018, precisa saber que ajustar o seu currículo é uma parte muito importante do processo. É um erro comum você não adequar o CV para essa transição. Esse é o momento de rever o que você já fez e que pode ser relacionado à essa nova área, habilidades que você tem que podem ser úteis em um emprego no ramo. Adicione os cursos que você tem feito e qualquer experiência profissional que possa, de alguma forma, acrescentar nessa nova jornada.

Lembre-se ainda que é preciso calma e paciência para que essa transição aconteça. Você vai levar um tempo para chegar no seu emprego dos sonhos, por isso é essencial você ter certeza da mudança que quer e escolher uma carreira que você ame, de verdade. Pesquise, estude, entenda como é a rotina de alguém que trabalha na área desejada, faça muito networking e siga firme no seu sonho!

Foto de capa: Reprodução / Um Senhor Estagiário

@ load more