7 dicas para não cair nas Fake News

Com todos os acontecimentos políticos que tivemos no Brasil nos últimos anos, as Fake News têm se tornado um problema cada vez mais sério. Na última semana, por exemplo, houve um boato de que a pedofilia entraria para a sigla LGBT, o que foi compartilhado por pessoas públicas como Carlos Bolsonaro e Danilo Gentili e que, claramente, era mentira.
Esse tipo de informação falsa pode ser muito perigosa, principalmente em períodos importantes, como a eleição. Por isso, é extremamente importante que a gente verifique os conteúdos que reproduzimos por aí. Para fugir das Fake News, confira algumas dicas de como conferir se uma notícia é verdadeira ou não!
Dicas para não cair nas Fake News:
1. Desconfie de veículos desconhecidos
Os veículos tradicionais – como o rádio, a televisão e os jornais impressos – têm passado por um momento de muita desconfiança por parte do público, principalmente depois que o acesso à internet se expandiu. Pelas redes sociais, nós começamos a perceber que uma notícia pode ser muito mais complexa do que aquilo que esses meios de comunicação nos mostravam, mas isso não significa que a gente deva ir atrás apenas de sites desconhecidos para nos informarmos. Afinal, existem vários portais que não são tão populares ainda e que são verídicos, mas existem diversos falaciosos também. Se você viu uma notícia em um site suspeito, desconfie!
2. Verifique se a notícia já saiu em outros portais
Essa dica pode te ajudar com a primeira. Viu a notícia em portal que você nunca ouviu falar? Procure onde mais ela já saiu. Se algum fato muito marcante acontecer, você pode ter certeza que ele será anunciado em vários veículos. Não confie apenas em um site, porque dificilmente algo muito importante vai ser relatado apenas em um lugar.
3. Tome cuidado com os grupos do Whatsapp
Grupos de Whatsapp ou conversas por chat não são garantia de que aquilo é um fato. Informações oficias são compartilhadas por links, e não por textos corridos, imagens ou áudios. Se você receber uma notícia por esses meios, mais uma vez, confira se aquilo já foi dado em outro lugar. Se não tiver certeza de que é verdade, não compartilhe a informação!
4. Não confunda notícia com opinião
Qualquer um pode falar o que quiser na internet e isso é bom, mas também pode confundir. Às vezes, alguém está simplesmente dizendo o que ela pensa e outra pessoa toma isso com verdade. A única solução é ler com cuidado a informação, e prestar atenção no lugar de simplesmente absorver sem interpretar corretamente.
5. Confira em sites verificadores de notícias
Existem vários sites – como o E-Farsas – que ajudam a desvendar a maior parte dos boatos da internet. Seus administradores pesquisam a origem das Fake News e também tentam fazer uma análise minuciosa sobre os pontos contraditórios contidos na informação que está sendo divulgada.
6. Veja se o processo noticiado já foi concluído
Vá com calma. Às vezes, sai uma notícia de que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto, que o MP pediu uma prisão, ou algo do tipo. Mas, antes do fato ser consumado, existem outros processos prévios a aprovação. O mais ideal é clicar na notícia para ver os próximos passos antes da sua conclusão.
7. Se informe por diferentes portais
Uma boa forma de saber a vericidade de uma notícia é ler a mesma informação em diferentes sites. Cada um vai ter sua proposta editorial e, mesmo que o jornalismo seja teoricamente imparcial, ele pode pender mais para um lado. Ao verificar o fato em diferentes lugares, você pode ter uma visão mais ampla daquilo, o que ajudará para que você tenha sua própria interpretação dos fatos. Também é interessante conhecer veículos alternativos e não tradicionais, existem muitos sites bons, com uma proposta de jornalismo incrível, como o Nexo, The Intercept, Vice… O segredo é não ter preguiça de ir atrás das informações verdadeiras!
Imagem: Reprodução / Sensacionalista