Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Olá mulheres fortes, que trabalham fora de um ambiente de escritório e que têm a liberdade de escolher quando e aonde querem produzir a sua arte ou empreender digitalmente. Vocês são as nômades digitais iniciantes que carregam consigo uma liberdade extra, mas também novos desafios.

Talvez o desafio maior em ser uma trabalhadora sem escritório fixo, seja o de atingir as metas necessárias de forma disciplinada e num determinado período de tempo. Ambientes que não foram desenhados para se trabalhar contêm muitas distrações, e é necessário ter muita concentração e disciplina.

Aqui vão cinco dicas importantes para ajudar as nômades digitais iniciantes:

1. Proteja o seu trabalho online

Quem utiliza uma rede Wi-Fi pública para trabalhar, seja num espaço coworking, café ou biblioteca, deve instalar uma VPN (Rede Privada Virtual) no PC e assinar um serviço de armazenamento em nuvem.

A VPN vai proteger os seus dados de ataques de hackers criando um túnel de proteção entre o que você digita e o que passa pelo servidor; sejam senhas, e-mails e outras informações importantes que podem ser facilmente roubadas quando se acessa a internet através de redes abertas de Wi-Fi. Já o armazenamento em nuvem vai garantir que o seu trabalho seja salvo a cada segundo e não se perca por qualquer imprevisto, como um travamento do computador, por exemplo.

Esta dica é muito importante principalmente para quem está viajando constantemente.

2. Dedique um espaço da sua casa ao trabalho

Quem trabalha de casa e tem condições de dedicar um espaço exclusivamente para o trabalho, deve fazer. Um quarto ou área na sala aonde você esteja longe de distrações como uma televisão ou cama é o ideal. Escolha uma decoração minimalista com apenas os objetos que necessita para trabalhar. Muitos objetos podem tirar o seu foco.

3. Crie a sua rotina

Por mais que você ache que ser freelancer é não ter horário fixo e escolher quando acordar, não se engane. As nômades digitais iniciantes que não tiverem uma rotina, irão misturar horário de trabalho com lazer e ter o sentimento de estar constantemente trabalhando.

Acorde cedo e organize um horário específico para trabalhar. Lembre-se que, da mesma forma que o nosso corpo está acostumado a se alimentar em determinados horários, ele também pode se habituar a uma nova rotina e permitir com que você seja mais produtiva.

4. Crie um e-mail apenas para o trabalho

Não só crie um e-mail exclusivo para o seu trabalho como também não adicione este novo e-mail ao seu celular. A vontade de verificar as novas mensagens será grande mas esta atividade deve fazer parte apenas do horário de trabalho que você estipulou previamente.

5. Utilize uma agenda virtual

Estamos numa época aonde não é necessário mais escrever em papel. Se você é daquelas que precisa de uma agenda impressa para trabalhar, tudo bem. O importante é fazer da maneira mais conveniente para você.

O Google Agenda, por exemplo, é um ótimo recurso para ter as tarefas diárias organizadas. Vai ajustar o fuso horário automaticamente e ainda enviar e-mails para a sua caixa de entrada lembrando das coisas a fazer. Através dos recursos que o Gmail dispõe, você ainda pode realizar vídeo chamadas com os colegas de trabalho que estejam em outros lugares.

Estas dicas vão ajudar as nômades digitais iniciantes a ter mais disciplina, concentração e organização. Bom trabalho!

@ load more