Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A tal da dieta para emagrecer rápido parece um sonho. Na teoria!

“10 kg em 10 dias”
“7 kg em uma semana”
“Dieta de emergência para secar em três dias”

O termo ‘dieta para emagrecer rápido‘ é um dos grandes campeões de procura nos sites de pesquisa, e as razões para isso não são novidade pra ninguém: alguém um dia nos convenceu de que nós precisamos estar magras, perfeitas, saradas e impecáveis no dia a dia, e principalmente nas ocasiões sociais (casamentos, festas, viagens, etc).

Para isso, muitas mulheres cometem verdadeiras loucuras em busca do “milagre” do emagrecimento rápido e “definitivo”. Nesse texto você conhecerá a armadilha presente nessas falsas promessas e verá algumas razões para não cair nessa ilusão.

Mitos da dieta para emagrecer rápido

dieta para emagrecer rápido - 1

Você não está emagrecendo

Eu sei que é tentador ver pessoas relatando que, apesar do sofrimento de consumir uma quantidade mínima de calorias ao dia, o ponteiro da balança está descendo e as roupas estão mais folgadas. O que não se percebe é que isso não é um sinal de emagrecimento. Muitos outros processos acontecem no seu corpo e não necessariamente a perda de gordura.

Eliminar gordura (e não líquidos, por exemplo) demora e a restrição não é sustentável. No primeiro sinal de retorno à rotina, peso e medidas voltam a aumentar, você volta a ficar frustrada e as chances de um ganho de peso ainda maior aumentam.

O emagrecimento rápido, em geral, não é duradouro

O emagrecimento rápido é dar um susto no corpo e forçá-lo a se comportar de uma forma fora do normal. E pra manter um funcionamento fora do natural, precisamos forçar a barra, estar 100% do tempo atentas e quando esse estado de super-atenção e foco passa, qualquer descuido pode levar ao exagero – sabe quando você come alguma coisinha “fora da dieta” e já pensa: ‘já que eu comi mesmo, vou comer tudo que quiser hoje, aproveitar e amanhã volto com foco total’. Quem nunca?

Nosso corpo naturalmente busca estabilidade e ele tem sabedoria e diversos mecanismos biológicos pra se autorregular. A tal da dieta para emagrecer rápido não só não funciona, como atrapalha o equilíbrio do corpo e consequentemente o emagrecimento no longo prazo.

Emagrecimento rápido é retrocesso, não progresso.

Suas chances de obter o efeito contrário são enormes

Quando você coloca seu corpo num estado de restrição alimentar, você liga um alerta dentro de você. Seu corpo então passa a ter seus sinais de fome e saciedade totalmente ignorados e, por mais que ele esteja precisando de energia para se manter ativo e saudável, tudo o que você dá a ele é chá verde sem açúcar e uma bolacha – no máximo duas. É aí que a sua natureza se rebela. Seu metabolismo cai (ué, não era pra aumentar?), suas emoções se desequilibram, sua produtividade cai e você começa a pensar compulsivamente em tudo o que é “proibido”: pizza, bolo, chocolate, macarrão.

Quando você se dá conta, comeu tudo (e o pior é que é bem assim, né, rápido e voraz). Comeu muito mais do que gostaria ou precisava, só pelo impulso de ter se privado durante dias. Restrição gera compulsão, que gera ainda mais ganho de peso, que por sua vez geram vergonha e culpa, que geram angústia e vontade de fazer outra dieta restritiva. E o ciclo recomeça. É assim que funciona. Dietas foram concebidas para darem errado (leia relatos de quem está de saco cheio de fazer dieta).

A insatisfação feminina rende milhões em dinheiro todos os dias

dieta para emagrecer rapido - 2

Tudo isso tem que ter um porquê, né. Se a farsa do emagrecimento rápido é tão divulgada (e parece até normal e possível), por que ela existe? Pesquisando pelas mais diversas páginas com “orientações e dicas” para emagrecimento rápido – você pode comprovar pesquisando você mesma –  percebi que a esmagadora maioria cria para o público uma dieta absurdamente restritiva para ser associada a algum produto “milagroso” para te “ajudar no processo”. Produto que, claro, você compra. E se você não conseguir seguir a tal dieta à risca (o que é altamente provável), a “culpa” pelo insucesso será exclusivamente sua, já que o tal produto só funciona em combinação com a dieta, e é você que precisa ter “foco, determinação e força de vontade”.

Você já viu isso antes? Você tem ou já teve na sua casa algum ou vários desses produtinhos para “queimar gordura” ou “reduzir medidas” – muitas vezes abandonados antes de chegar à metade? Eu já tive vários.

Por outro lado, cheguei ao extremo de ver páginas de “saúde e bem estar” informando de forma “despretensiosa e indireta” em seus conteúdos que o uso de laxantes, drogas, tabaco, até a prática de vômito induzido (!!!!!), apesar de não recomendados, podem gerar uma perda rápida de peso.

Recentemente, vi até a recomendação de dormir (dormir!) pra não precisar comer. Como isso é louco! Claro que eu sou a favor de noites bem dormidas, mas porque dormir é bom, necessário e saudável. Assim como comer, comer também é bom, necessário e saudável. Não faz sentido nenhum temer um dos nossos mecanismos naturais de sobrevivência.

A grande verdade é que a indústria de beleza e emagrecimento não se preocupa com você ou com sua saúde. Ela sequer espera que você emagreça. Ela quer te ver cada dia mais insatisfeita, para poder a cada dia te oferecer um novo creme, um novo comprimido, uma nova solução milagrosa. Uma mulher empoderada, que ama seu corpo e sabe seu valor, não dá lucro. Pense nisso. Sempre que aparecer um anúncio ou página na internet sobre esse tema, desconfie. Adote um olhar crítico. Elas são feitas exclusivamente para te fazer achar que você não é boa o bastante.

Sim, você é suficiente!

Muito mais do que dizer que dietas não funcionam, esse texto é pra te dizer que você não precisa delas e muito menos de uma dieta para emagrecer rápido. Você não precisa viver nessa busca desenfreada por ser diferente, por corresponder a um padrão irreal e excludente.

Você não precisa da aprovação de quem quer que seja, por mais que essas pessoas sejam importantes pra você. Você pode sim colocar um biquíni e curtir a praia. Você pode sorrir para as fotos e registrar momentos especiais. Você pode aproveitar a festa ao máximo, ao lado de quem você ama. Você pode dançar a noite inteira. Você pode escolher uma linda roupa que vista confortavelmente o seu corpo. É a roupa que foi feita para o seu corpo, e não o contrário. Você pode escolher amar o seu corpo e tratá-lo com respeito, não importa como ele esteja.

Você não precisa adiar  bons momentos para “quando você for magra”. Você pode viver a sua vida e ser feliz hoje mesmo, sem deixar de buscar o emagrecimento que você deseja mas de forma sustentável e constante, observando seus padrões alimentares e aprendendo a respeitar seu corpo. Isso depende unicamente de você. Você é suficiente.

dieta para emagrecer rápido - 3

Depois de passar anos da minha vida escrava das dietas e desse sistema aprisionador, eu descobri no autoconhecimento, no amor próprio e na alimentação consciente o caminho para uma vida feliz e equilibrada. Hoje, com o projeto Não é dieta, é VIDA, eu vivo o propósito de ajudar outras mulheres a abandonar a mentalidade de dietas e retirarem a comida e a preocupação excessiva com o corpo do centro de suas vidas. Para conhecer esse projeto que já impactou a vida de milhares de mulheres em todo o Brasil, clique aqui.

Imagem: Reprodução


Agora que entende o problema da dieta para emagrecer rápido, que tal ajudar uma pessoa no Clube?

@ load more