Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

‘Câncer’ é uma palavra poderosa que por si só, já assusta qualquer um. Então, o que pensar quando a palavra deixa de ser só uma imaginação para se tornar uma realidade? É o caso de Daniella Zupo, que criou um documentário para o Youtube contanto a sua relação com o câncer de mama.

A ideia da jornalista surgiu depois que ela percebeu uma falta de materiais ‘sensíveis’ sobre o tema online. Apesar de se falar muito sobre câncer de mama – o tipo de câncer mais comum entre as mulheres –, é difícil encontrar abordagens que vão além das dicas de beleza durante o tratamento e os milhares de informações de cunho científico. “Eu queria compartilhar essa experiência humana profunda que vai transformar completamente a sua vida enquanto você luta por ela.  Foi aí que decidi que este material, inicialmente filmado pra que eu mesma elaborasse esse diagnostico, deveria ser compartilhado com outras pessoas”, disse.

Com isso, Daniella começou as filmagens de Amanhã Hoje é Ontem, em que mostra toda a sua trajetória, do diagnóstico aos tratamentos da doença. Para ela, apesar de ser tão comum, o câncer de mama ainda é um tabu entre as mulheres porque trata de questões que as pessoas preferem evitar, como a morte, a fragilidade física e um tratamento intensivo e agressivo que pode afetar muito a imagem feminina.

“Eu espero que ele ajude as pessoas a olharem com mais generosidade e sensibilidade para quem enfrenta um câncer. Com menos preconceitos e estigmas.  Que sirva de alento e inspiração para quem está passando por isso, que essas pessoas saibam que não estão sozinhas nessa experiência. Pode parecer pouco para quem nunca passou por isso, mas é algo que muda completamente a nossa perspectiva: entender que o câncer é um diagnóstico grave, sim, por isso em momento algum eu minimizo a dor desse enfrentamento na série, mas é uma doença que muitas outras pessoas têm que enfrentar também. E muitas pessoas se curam e saem melhores, mais fortes, mais profundas”, diz Daniella.

A jornalista explica que, diferente do seu trabalho na TV, colocar um novo episódio da série no ar é como se tornar mais exposta para quem vê e, apesar do estranhamento em ficar tão aberta na frente de um público, ela tem certeza que todo o trabalho terá valido a pena se pelo menos uma pessoa for ajudada pelos vídeos.

Amanhã hoje é ontem: um documentário sobre câncer de mama que você precisa ver

A aceitação foi uma das lições mais importantes que Daniella aprendeu durante esse processo, e até mesmo por isso fala tanto sobre o assunto no documentário. “Aceitar que está acontecendo com você, para mim, é meio caminho andado. Porque, a partir daí, você vai se concentrar na sua cura, em ter forças para encarar o tratamento, e vai refletir muito sobre a sua vida e suas prioridades.  Sem aceitação, você pode cair facilmente na armadilha da vitimização e ficar só se perguntando ‘por que comigo?’. Essa pergunta para mim nunca fez sentido.  Há milhares de pessoas passando por isso no mundo inteiro. ‘Por que não comigo?’”

Buscar informações sobre o tema e fazer exames regularmente é importantíssimo para evitar o pior dos casos ou diagnósticos feitos tardes demais. Porém, se o câncer de mama aparecer, o melhor é fazer é começar do mesmo ponto que Daniella: aceitar o diagnóstico para focar as forças na cura. “A partir daí,  busque um tratamento integralista que leve em  consideração que você precisa ajudar seu corpo  a se curar. Eu escolhi a psicanalise, a meditação e a acupuntura. Se cerque de pessoas positivas. E redescubra simples alegrias da vida que podem te ajudar muito nessa jornada:  leitura, um trabalho manual, fazer leves caminhadas, ou simplesmente ouvir música. O que faz bem para alma, faz bem pro corpo”.

Imagem: Divulgação


@ load more
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤