Dor no sexo: o que fazer?

Mulher, senta aqui que a gente vai ter uma conversa muito séria sobre dor no sexo. Uma das perguntas mais acessadas do Clube Superela tem como protagonista uma leitora desesperada. Afinal, ela não consegue transar com o seu namorado. E o motivo? Esse aqui, olha:
Sentir dor no sexo não é normal
Ok, vamos por partes porque existem MUITOS fatores problemáticos nessa pergunta. Sexo, minha gente, foi feito para ser prazeroso. É para isso que temos todo um organismo que, quando a vontade bate, prepara-se para ele.
O que acontece com o corpo quando estamos com tesão?
Quando os amassos já começam a esquentar, nosso organismo passa a produzir uma série de hormônios como endorfina (o do prazer), adrenalina (que te deixa “NO JEITO”, se é que me entende), dopamina (o do bem-estar) e oxitocina (o famoso “hormônio do amor”).
Nisso, o fluxo sanguíneo começa a circular com mais intensidade nas partes inferiores, fazendo com que tudo ali fique mais inchado e sensível. E é aí, senhoras e senhoras, que acontece a nossa ereção!
Ah, calma. Você não sabia que a gente também tem ereção? Ok, sem problemas. Nunca é tarde para descobrir. Se você já está mais familiarizada com o seu clitóris, note da próxima vez que você ficar excitada o quanto ele fica maior e mais rígido (é sensacional, vai por mim).
Agora, se você não tem lá muita intimidade com essa parte do corpo, relaxa. Aqui, no Superela, tem um texto fenomenal desta que vos fala (é, chega de humildade por aqui) com tudo o que você precisa saber sobre o clitóris. Para acessá-lo, basta clicar aqui.
Voltando ao assunto…
Ok, paramos no fluxo sanguíneo, né? O próximo passo, então, é “ficar molhadinha”. Brincadeiras à parte, esse é o momento em que a vagina começa a se lubrificar e se dilatar (sim, para dar mais espaço ao pênis e tornar as coisas mega confortáveis).
Além disso tudo, ainda temos:
- dilatação das pupilas;
- aumento de temperatura;
- endurecimento dos mamilos;
- rubor no rosto e na vagina (sim, é por isso que sua bochechinha fica tão vermelha!).
Então, querida leitora (isso serve para você e, claro, para a usuária do Clube que fez a tal pergunta que se tornou o tema principal desse texto), você consegue ver que a dor no sexo não é uma coisa muito comum? Afinal, nosso corpo se prepara inteirinho para essa ocasião.
Só que calma… provavelmente não há nada de errado com você!
Relaxa, não é porque sua perseguida não se lubrificou o suficiente que você tem alguma condição séria rolando por aí (na maioria das vezes).
Então por que diabos costumamos sentir dor no sexo?
Aí vão alguns motivos pelos quais nossa usuária do Clube Superela e, provavelmente, você, não conseguem transar sem sentirem desconforto:
- insegurança (pode ser com o próprio corpo, com o(a) parceiro(a), com a situação, nervosismo, ansiedade e por aí vai. Isso faz com que você não entre no clima e, consequentemente, não deixe o seu corpo se preparar para ele);
- cansaço e/ou estresse (é MUITO difícil encontrar aquele MÍNIMO de disposição quando tudo o que seu corpo e mente pendem é arrego, um banho quentinho e uma boa noite de sono);
- ter passado por traumas anteriores (pessoas que, no passado, sofreram algum tipo de abuso e/ou agressão, têm bastante dificuldade para se sentirem bem durante a relação sexual);
- estar na menopausa (nessa fase da vida, a mulher sofre uma série de alterações e, entre elas, a diminuição da lubrificação vaginal e, claro, da libido).
Caso você queira saber mais detalhes sobre cada um desses tópicos e algumas coisinhas a mais, te recomendo um texto incrível da Laurinha, nossa colunista: Você trava na hora do sexo? Saiba o que pode ser e qual a solução!
Condições médicas
Eis aí que chegamos na parte mais chatinha desse texto. Que que rola: dar “um google” para saber os motivos pelos quais você sente dor no sexo é completamente normal e faz parte. Porém, nada, e eu digo, NADA, substitui a importância de uma consulta médica com o seu(sua) ginecologista.
Se você desconfia que algo de errado está acontecendo com você, pelo amor da Deusa, vá se consultar com um profissional de confiança. Só ele saberá te dar o diagnóstico certo.
Agora que colocamos alguns “pingos nos is”, aí vão algumas condições médicas que podem provocar a dor no sexo:
- vaginismo (é muito comum entre as mulheres e provoca uma espécie de espasmo involuntário nos músculos da vagina a cada momento em que o pênis tenta penetrá-la);
- infecções vaginais;
- colo do útero muito baixo (o pênis pode acabar atingindo essa região, provocando uma dor que só jesus na causa);
- endometriose (é raro, mas pode causar dor no sexo);
- doença inflamatória pélvica (aqui, os tecidos internos da pelve ficam bastante inflamados e, portanto, podem causar desconforto durante a transa);
- doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) (essa não é uma grande novidade, né? A dor no sexo acontece sob essas circunstâncias porque a vagina pode desenvolver verrugas, feridas, irritações etc);
- vulvodinia (é uma dor crônica que, sem motivo aparente, provoca dor na abertura da vagina e, em alguns casos, nos lábios e clítoris).
Ufa! Resumindo:
Então tá. O que a gente viu até agora é: não, não é normal sentir dor no sexo. No caso da nossa leitora, muito provavelmente ela está se sentindo tensa e até mesmo pressionada com toda a situação. E é aí que entra um novo ponto problemático…
A “culpa” de sentir dor no sexo não é sua
Pensa comigo: se você já teve uma experiência dolorosa da primeira vez que transou com o rapaz, é claro que vai rolar um medo de sentir esse desconforto de novo. Além disso, não podemos nos esquecer que o papel do homem no quesito “deixar a mulher NO JEITO” é essencial para que tudo corra bem.
Se o boy, então, não tem muita paciência, só trepa quando quer e faz O MÍNIMO para deixar a relação gostosa para você, é ÓBVIO que vai rolar dor no sexo. Mas assim… é ÓBVIO MESMO.
Eu vou deixar alguns links aqui de textos nossos que podem te ajudar um pouco mais nessa questão, mas… uma coisa já adianto: aqui, ninguém passa pano pra macho escroto, ou pra homens fantasiados de bons moços que, no fundo, não merecem assumir esse posto. Se o crush está te pressionando, ou não faz a mínima questão de te dar prazer, na moral? Dê tchau e bença. Já deu.
Ok. Tô mais calma agora. Aí vão os textinhos para você maratonar:
- Respondemos todas as suas dúvidas sobre sexo
- Um papo sincero (e quente) sobre lubrificação vaginal
- A pergunta que não quer calar: como saber se gozei?
- 3 dicas para uma penetração de veludo
- 4 mitos machistas sobre sexualidade feminina que precisam sumir
Um beijão nocês e até a próxima!
Imagem: Reprodução
Área especial sobre Orgasmo Feminino
Sabia que a gente tem uma área especial sobre Orgasmo Feminino com muitas dicas, técnicas, fotos e vídeos?
Veja uma prévia do que espera por você

Você ainda poderá participar do nosso grupo fechado no Facebook e tirar dúvidas com uma Sex Coach, além de falar sobre o assunto com outras mulheres!
Vamos nessa? 😉