É AMOR OU DEPENDÊNCIA EMOCIONAL?

Olá meninas, tudo bem? Hoje venho falar um pouco sobre meu entendimento nas relações pessoais. Esse tema já é bastante discutido, tem várias interpretações, pontos de vista e visões diferentes, portanto, vou falar sob a minha percepção. Pois bem, muito se fala e muito se vê sobre dependência emocional que está cada vez mais presente em todas as relações, sejam amorosas, amizades, família ou em coisas, mas fique tranquila pois isso não é uma fraqueza e sim uma condição normal do ser humano, pois somos feitos de emoções, temos falhas e cada um responde os eventos da vida de uma forma, alguns mais traumáticas, dolorosas, outras nem tanto assim. O comportamento é que vai sinalizar até onde essa carência vai te prejudicar e influenciar seus relacionamentos. Pode ser que essa carência que tanto sente não seja suprida em relacionamentos amorosos, pode ser que ela tenha uma raiz mais profunda que você não compreende.
Como consequência, se busca satisfazer no outro e acaba exigindo algo que nunca será suficiente, é como se tivesse preenchendo um buraco sem fim. Muitas vezes essa carência vem de algo mais profundo, pode ser paterno, materno ou de outras situações que fizeram parte do seu histórico de vida, e por estar tudo misturado acaba refletindo no seu presente. Sem perceber passa a responsabilizar uma pessoa inocente. Comportamentos assim são destrutivos para qualquer relacionamento. Se você tem observado isso busque ajuda, pois todos nós temos uma vida aqui dentro pedindo pra ser feliz.
Gosto muito de uma frase que representa bem isso: “Para ser dois, antes de tudo é preciso ser um”. Parece egoísmo? Autossuficiência? Muitos vão pensar que sim, mas não é por aí… Precisamos de amor próprio e não devemos responsabilizar ninguém com a tarefa de nos fazer feliz, porque esta é uma responsabilidade só nossa. Quem nunca ouviu frases do tipo: ah eu não vivo sem você! Você é a razão da minha felicidade! São frases carregadas de imaturidade psicológica que precisam ser revistas. Se você acredita que precisa encontrar alguém que acalme suas dores, tape seu vazio, provavelmente esta relação caminhará para uma dependência emocional.Mas como observar isso?
RESPONDA: Eu to cansada de me sentir sozinha!
RESPONDA: Dicas pra acabar com ansiedade.
Como dito antes, seu comportamento que irá sinalizar. Observe se sua preocupação é constante em saber o que a pessoa pensa sobre você, se agrada ou não, se precisa da aprovação dela, do reconhecimento o tempo todo. Se você projeta no parceiro como que ele deve ser, ao invés do que a pessoa realmente é. Se você tem medo de perder, se você está mais focado no modo em que ele te trata ou como ele realmente é. Criar expectativas que seu parceiro tem que cumprir para que você se sinta amada, segura. Se sente vazia quando a pessoa não está com você? Idealiza como gostaria que ele fosse e se ele não age como você espera, fica frustrada, cria pensamentos autosabotadores, destrutivos, é possessivamente ciumentos? São questões que valem reflexão. Quando nos amamos primeiro, doamos esse amor, compartilhamos com outro alguém, porque ser feliz depende exclusivamente de você, felicidade não é um estado civil.
Amar é escolha, e como toda escolha tem desafios, afinal somos seres em constante mudança, tempo emocional, valores, culturas, condições diferentes. Mas quando temos certeza que nos conhecemos e que temos amor por nós mesmas, independente das nossas falhas e deficiências, a gente se aceita e é feliz sendo nós mesmas, não há espaço para insegurança e conflitos internos quando estamos preenchidas de amor, há problemas, situações do dia a dia que, às vezes, não temos como evitar, mas elas estão aí para que possam ser superadas e fortalecidas. Não somos perfeitas, portanto cada um tem um tipo de dependência, queremos ajudar e apoiar as pessoas, e também queremos receber isso de volta, fato.
“Há realidades que todas nós compartilhamos, independente da nossa nacionalidade, língua, gostos individuais. Como nós precisamos de comida, nós também precisamos de nutrição emocional: bondade, amor, gratidão, apoio. Precisamos entender nosso ambiente e nossa relação com ele. Precisamos cumprir certos anseios interiores: a necessidade da felicidade, a paz de espírito e a sabedoria”. J. Donald Walters.
Espero que tenham gostado, dúvidas, sugestões e perguntas me escrevam. Um abraço com carinho.
>> Quer falar com alguém (ou ajudar!) em relação a relacionamentos? Acesse o nosso Clube Superela.
MAIS: 3 MANEIRAS DE TER E MANTER O SEU AMOR PRÓPRIO
MAIS: QUANDO O CIÚMES É MAIOR DO QUE O AMOR
Imagem: pinterest.com/superelaoficial