Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

“Já cansei de participar de processos seletivos onde o entrevistador me diz que vai dar retorno e nunca dá. Eu só queria saber por que essas malditas empresas não dão resposta aos candidatos?”

Esse questionamento é bastante comum e, obviamente, entendo os motivos de muitas pessoas se sentirem chateadas com a situação. Eu mesma já passei por isso inúmeras vezes e sei quanta expectativa e ansiedade a participação em um processo seletivo gera.

Se ao acessar este texto você imaginava encontrar alguém reclamando das empresas e RH’s em geral, vou te decepcionar um pouco, pois essa não é minha intenção. Quero te ajudar a entender brevemente o que acontece do outro lado (RH/empresa) para que você possa lidar de maneira mais adequada com essa situação e entender por que algumas empresas não dão resposta aos candidatos.

empresas não dão resposta aos candidatos - 1

O início da angústia e ansiedade acontece quando se envia o currículo para uma empresa tendo ela uma vaga no seu perfil ou não. “Será que eles receberam?”, “Será que já leram?”, “Será que tem alguma vaga para mim?”, “Será que me chamarão para o processo seletivo?”, Será… Será… Será…

Neste momento é comum alguns candidatos esperarem que a empresa dê algum retorno sobre o CV que foi enviado. E elas nunca dão e já te digo que será muito difícil elas retornarem, a não ser quando tem uma resposta automática configurada no e-mail exclusivo para receber CV ou no site de cadastramento. Se receber alguma resposta nessa situação será apenas automática. Se não for automática, considere-se um premiado, pois isso é bastante raro.

O motivo para as empresas não darem retorno nesse primeiro contato é que simplesmente não dá tempo devido ao volume de candidaturas recebidas. Em empresas de médio e grande porte o volume de currículos recebidos por dia beira às centenas. Mesmo quando é divulgada uma vaga específica, a quantidade recebida é alta e muitos candidatos insistem em se candidatar a vagas totalmente fora do perfil. Por exemplo, numa vaga de engenheiro existem pessoas que se candidatam, mas tem experiência e formação na área financeira (!?).

Um questionamento menos frequente, mas que também existe na mente de alguns candidatos é o porquê de quando se envia um currículo, mas não se candidata a uma vaga específica, a empresa não dá um retorno para dizer qual vaga o candidato poderia ser aproveitado. A realidade é que a empresa não busca uma vaga para os candidatos que se inscrevem, mas busca candidatos para as vagas em aberto. Ou seja, quando uma nova vaga é criada ou fica disponível na empresa, os recrutadores buscam no banco de currículos aqueles candidatos que são mais adequados para a vaga em questão.

O conselho que posso te dar para este momento inicial é confiar que seu currículo foi recebido e continuar buscando novas oportunidades em outras empresas. Se no decorrer de alguns meses seu CV sofrer alterações significativas devido a novos cursos relevantes ou alguma nova experiência, atualize-o e mande novamente. Você não precisa mandar seu currículo mensalmente, nem semanalmente e muito menos a cada 2 dias. Sim, tem muitos candidatos que fazem isso e pode confiar que é desnecessária tanta insistência.

empresas não dão resposta aos candidatos - 2

Agora vamos entender melhor a principal fonte de angústia ou raiva por parte dos candidatos em processos seletivos e desconfio que até mesmo de sapos terem sua boca preenchida com nomes de profissionais de RH. Quais os possíveis motivos pelos quais empresas não dão resposta após um processo seletivo e como lidar com esse tipo de situação?

“Existem empresas/profissionais que não tem consideração pelos candidatos e por isso acabam não se importando em dar retorno?!” Sim, infelizmente existem, mas nem sempre a falta de retorno acontece por este motivo. Então vamos às outras possibilidades que podem responder por quê empresas não dão resposta:

Por que as empresas não dão resposta aos candidatos:

1. Diversas vagas sendo trabalhadas ao mesmo tempo

Geralmente os profissionais de RH responsáveis pelo recrutamento e seleção têm várias vagas sob sua responsabilidade simultaneamente e com prazos bastante apertados. Mesmo com a melhor das intenções ao dizer que dará o retorno, esses profissionais podem não conseguir fazê-lo para todos os candidatos no devido tempo. Confesso que eu mesma já cometi esse erro, pois durante um tempo estava com um volume de atividades adequado no qual conseguia enviar e-mail para todos os candidatos. Porém, quando o volume de vagas aumentou, comecei a falhar com alguns deles. Ao perceber isso, passei a informar que se fosse aprovada a pessoa receberia o retorno até a data X. Ou seja, não recebeu o retorno, não foi aprovada. Simples assim.

Imagino que você esteja se perguntando, o que ocorre num momento como o atual no qual muitas empresas possuem poucas vagas em aberto e, assim, os profissionais teriam um volume menor de trabalho, correto? Errado. Muitas empresas tem diminuído o quadro de funcionários no RH e, com isso, quem está cuidando do recrutamento e seleção também é responsável por diversas outras atribuições no departamento. Nesses casos, os profissionais também podem falhar deixando de enviar o retorno para alguns candidatos.

2. Aguardando candidato aprovado ser contratado

Outro motivo para não se receber um retorno ou este demorar muito para ser dado, é que muitas empresas tem como prática só dar retorno para os candidatos que foram bem no processo depois do candidato aprovado ser contratado. Isso é feito para se garantir uma possível repescagem, ou seja, algumas vezes o candidato aprovado acaba desistindo de entrar para a empresa, então, nestes casos, a empresa entra em contato com um dos candidatos que foi bem no processo e informa que ele foi aprovado.

Nesse tipo de situação o intervalo de tempo entre a aprovação do candidato principal e a admissão dele pode chegar a ser de aproximadamente um mês. E mais uma vez, dependendo do volume de trabalho, o profissional de RH pode acabar esquecendo-se de dar retorno para esses candidatos que foram muito bem no processo, mas não foram aprovados.

3. Indefinição sobre o status da vaga

Nem tudo é perfeito no mundo corporativo, por isso esta última possibilidade também acontece. Existem determinados gestores que solicitam a abertura de uma vaga e início do processo seletivo ao RH. Este realiza a descrição do perfil da vaga e em seguida inicia o processo seletivo propriamente dito. Maaas, em algum momento durante o processo seletivo, o gestor resolve mudar de ideia e alterar o perfil e solicita que ainda não se de o retorno para os candidatos que participaram até o momento, pois “prefere ver como as coisas vão ficar”.

Ou outra situação recorrente é quando, por algum motivo, a vaga é suspensa ou adiada pela empresa e é preciso esperar para dar um retorno para os candidatos. Neste último caso não é incomum as empresas manterem algum contato com os candidatos que desejam manter no processo para “mantê-los aquecidos”, ou seja, não ficarem desanimados e desistir da vaga.

Entendeu agora por que empresas não dão resposta aos candidatos?

Se qualquer um destes motivos, ou até mesmo algum outro não listado, ocorrer,  o que você pode fazer para evitá-los ou lidar melhor com essa situação é verificar com a empresa qual é o prazo que eles estipulam para dar um retorno. Se o entrevistador não informar espontaneamente no termino da entrevista, pergunte qual a previsão de darem um retorno sobre o processo. Se até a data informada você não receber, querida leitora, faça a mesma coisa que você costuma fazer (ou deveria) com aquele boy que diz que vai te ligar ou procurar e depois de uns 3 dias não ligou ou procurou: desencane e siga sua vida rumo ao próximo processo seletivo. Pode acreditar, as empresas NUNCA se esquecem de entrar em contato com o candidato que foi aprovado. Se for aprovada, você será avisada com toda certeza.

Para finalizar, lembre-se que você está participando de um processo de seleção profissional no qual a tomada de decisão é baseada muito mais na razão do que na emoção. Sendo assim, não leve para o lado pessoal caso uma empresa não te responda ou não te aprove para uma vaga. Eles não estão fazendo isso porque tem um “problema pessoal” com você. Se você ainda ficou com alguma dúvida ou tem alguma curiosidade sobre processos seletivos e busca de emprego, é só comentar no Facebook.

Imagem: Pinterest


Agora que você sabe por que as empresas não dão resposta, que tal responder essa pergunta no Clube?

@ load more