Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Construir um currículo bacana não é fácil, demanda um certo trabalho, autoconhecimento e clareza dos pontos fortes e realizações. Por isso, pensar que ele pode ser descartado, por pequenos detalhes parece ser irreal, mas não é! Existem certos erros no currículo que te excluem na hora.

Acredite, a média de tempo que um recrutador leva para analisar um currículo é de 40 segundos. Quando um recrutador está analisando currículos, impressos ou virtuais, ele tem em sua mente, além do resumo básicos das rotinas da função, algumas palavras chaves para passar aquele currículo para a próximo nível.

Então basicamente o seu currículo precisa sobreviver a essa primeira triagem, e como? Sendo claro e contendo apenas as informações essenciais, afinal o seu currículo deve ser apenas um aperitivo para conseguir a entrevista, e não o inventário da sua vida, ok?!

Então o que vai fazer o seu currículo ser lido pelo profissional de RH, e o que realmente importa para a empresa são:

  • As empresas onde trabalhou;
  • O tempo que passou em cada uma;
  • As posições que ocupou;
  • Suas realizações.

Com base nisso, listo cinco informações que você deve evitar no seu currículo, para que ele não seja descartado e perca a chance de provar que você é a pessoa certa para a vaga. Vamos lá?!

Erros no currículo para evitar:

erros no currículo - 2

1. Colocar a razão que te fez deixar a empresa

Nunca coloque esse tipo de informação no currículo, isso é extremo excesso de informação e pode dar brecha para interpretações subjetivas, e te excluir antes da entrevista (onde você teria a chance de explicar). Esse assunto pode aparecer na entrevista de emprego, então espere por ela, prepare uma boa resposta, e deixe isso fora do currículo.

2. Colocar pretensão salarial ou salário atual

No currículo, nunca! A menos que no anúncio da vaga seja solicitado a inclusão, aí tudo bem, você fará um currículo personalizado para a vaga e incluirá a sua pretensão. Caso contrário, deixe para tratar sobre isso em hora oportuna.

3. Incluir gostos pessoais como lazer e hobbies

erros no currículo - 3

Eu também sou boa na dança do pirata.

Isso vai contribuir contra você, pois é informação desnecessária para o primeiro contato. Poderá acontecer de te perguntarem sobre eles na entrevista, sim, mas será ou para quebrar o gelo, ou uma forma de avaliação e conhecimento de algum traço comportamental.

4. Colocar foto no currículo

Aqui vale a mesma atenção da pretensão salarial, coloque apenas se for solicitado na vaga, mas em regra, não coloque fotos. Por que? Porque não acrescenta em nada, e contribui com o que queremos evitar que é o excesso de informação.

5. Objetivo diferente da proposta da vaga

É comum quando estamos buscando emprego, enviarmos currículos para mais de uma empresa e até posições, por isso, deve-se ter atenção quanto ao objetivo profissional, o ideal é você só colocar o objetivo se for enviar para uma vaga que foi anunciada, pois você conseguirá customizar de acordo com a necessidade da vaga, caso contrário evite, pois isso pode passar a imagem que você enviou um currículo para uma vaga que não é do seu interesse e pode influenciar o recrutador a descartar seu currículo.

Enfim, não existe o currículo ideal ou perfeito, porque cada profissional, cada área de atuação e cada empresa, pode adotar uma forma própria para avaliar seus currículos, mas temos a possibilidade de criar um bom currículo que vai te ajudar a chegar para a próxima fase – A entrevista, por isso não exite em ter mais de um para poder adequá-lo a cada situação (e evitar esses erros no currículo).

Espero que essas dicas te ajudem a terem mais clareza e confiança na hora de fazer o seu próprio currículo, inclusive se você quiser um passo a passo para fazer um currículo impossível de ser ignorado? Então baixe o check-list do Currículo Vencedor aqui! E se quiser mais dicas de como conquistar a carreira que deseja, marque uma conversa comigo!

erros no currículo - 4

Imagem: Pexels

@ load more