Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Um dos maiores desafios que enfrentamos é manter o foco e a motivação quanto à realização dos nossos objetivos. É justamente neste contexto que entra a importância do estado de Flow. Para saber como este estado pode dar uma verdadeira guinada no nosso desenvolvimento profissional, na nossa performance e até mesmo na vida como um todo, confira nosso post!

Talvez você não sabia, mas já entrou em Flow.

estado de flow

Sabe aquela sensação de ficar em uma atividade de corpo e alma e não ver o tempo passar, aquela sensação de automotivação, enorme energia, e alta concentração onde você não sente cansaço, fome, sono? Essa sensação está diretamente relacionada ao estado de Flow, estado esse que canaliza suas emoções para algo realmente prazeroso e relevante para você.

Alguns cientistas da Universidade de Chicago consideram o estado de Flow uma representação da felicidade.

Esse estado é descrito por Louis Lavelle, filósofo francês – (1883 – 1951) da seguinte forma:

A alegria, um grande pensamento, um interesse exclusivo, tudo o que, na vida, tem o caráter do absoluto suspende o decurso do tempo. […] Enquanto me aplico por inteiro ao objeto que me ocupa, enquanto não me separo dele, todo o restante à minha volta pode desenrolar-se no tempo: minha consciência, no entanto, subtrair-se-á a isso.

No que consiste o estado de flow?

O termo flow corresponde a “fluir”. Por este motivo, aqui no Brasil ele é também conhecido como estado de fluxo. Esta teoria foi apresentada na década de 70 pelo famoso psicólogo húngaro, Mihaly Csikszentmihalyi, que até hoje dedica-se a estudar os fatores responsáveis pelo pleno estado de satisfação e motivação intrínseca dos indivíduos.

Ou seja, a pergunta que sempre inquietou Mihaly foi: o que faz com que as pessoas naturalmente entreguem os melhores resultados com alegria, foco e determinação, sem que para isso seja necessária qualquer influência externa?

Essa inquietude de Mihaly foi originada em sua infância pois, por volta dos seus 7 anos, vivenciou a Segunda Guerra Mundial e presenciou adultos buscando refazer suas vidas, mesmo após ter perdido praticamente tudo.

Para respondê-la, ele ingressou em um profundo estudo sobre religião, arte e psicologia, e realizou inúmeras pesquisas, chegando à conclusão de que o estado de fluxo consiste no grande aliado para que as pessoas se sintam felizes e realizadas.

E por que isso ocorre?

estado de flow

Neste estado, as pessoas ficam naturalmente imersas e concentradas na atividade que estão fazendo, movidas por um sentimento de plenitude e realização.

Quais os benefícios oferecidos por este estado?

De acordo com os estudos realizados por Mihaly, entre os benefícios do estado de Flow, destacam-se:

Ganho de motivação

Esse estado de fluxo é responsável por fazer com que os indivíduos se sintam naturalmente motivados sem que para isso seja necessário qualquer esforço ou influência externa.

Aumento do foco

Pelo fato desse estado de fluxo consistir em uma agradável sensação de envolvimento com a tarefa, os indivíduos ficam muito mais focados no presente, evitando distrações e perda de tempo.

Maior produtividade

Em decorrência do aumento do foco, o nível de produtividade de um indivíduo em estado de fluxo também é positivamente afetado, já que ele conseguirá concluir um trabalho em bem menos tempo e com maior qualidade.

Melhora a concentração

Este estado também favorece bastante a concentração, já que o indivíduo fica bem menos suscetível às distrações.

E como atingir este estado de Flow?

Grande parte dos indivíduos certamente devem estar se perguntando como atingir este estado de fluxo. A resposta é bastante simples e complexa ao mesmo tempo: basta fazer o que se ama. Parece óbvio, mas o grande problema é que a maioria das pessoas não sabem exatamente o que elas amam fazer. Ou seja, desconhecem suas mais autênticas aspirações.

Colocando de maneira bem simples, o poeta que por algum motivo decide trabalhar em um banco de investimentos jamais atingirá o estado de Flow, já que sua profissão está extremamente distante da vocação.

estado de flow

Portanto, de acordo com esta teoria, para atingir este estado e obter os melhores resultados, é imprescindível estabelecer uma coerência entre o que se faz e o que se gosta. Somente a partir disso os profissionais terão plenas condições de entregarem os melhores resultados.

Para ajudar a identificar quais atividades revelam uma vocação e naturalmente “despertam” o estado de fluxo, basta pensar: Quais atividades me fazem perder a noção do tempo?

Elas podem ser das mais simples às mais complexas, mas o prazer em realizá-las oferece inúmeras pistas quanto ao que realmente gostamos de fazer.

E você, gosta o que faz? Perde a noção do tempo ao realizar suas atividades? Que tal uma ajuda para chegar em seu ponto de equilíbrio? Somente assim chegará ao estado de Flow e, naturalmente, conseguirá todo sucesso que deseja!

Imagem: Pexels


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more