Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Não há dúvidas de que cada pessoa conta com sua forma de se acalmar, ou pelo menos tenta, não é? Às vezes, pode ser difícil lidar com todo o estresse, ansiedade, obstáculos, e outras coisas que tiram nossa paz. É como se nossa cabeça fosse explodir a qualquer momento. E é justamente aí que o contato com nós mesmas pode acabar sendo abalado. E a paz interior? Nem se fala! Por isso, que tal falarmos sobre os benefícios da meditação?

Existem hábitos que podem contribuir de forma significativa para que uma mudança na sua vida aconteça. E a meditação é um deles! E hoje quero compartilhar com vocês essa técnica, a qual tenho me aproximado cada vez mais. Especialmente para lidar com a ansiedade e depressão.

Mas, afinal: o que é a meditação?

benefícios da meditação

O que pode vir em mente quando falamos sobre meditação é ficar sentado, em silêncio e de olhos fechados. Eu entendo, *risos*. Mas calma que eu te explico melhor. A meditação é uma prática que torna possível um mergulho na nossa parte mais profunda. Ela te aproxima do seu estado mental, e exercita sua atenção para o momento presente. Não podemos esquecer que a técnica da meditação é exercitada por várias culturas. Por isso, existem características diversas que podem mudar na forma de se praticá-la.

E quais são os benefícios da meditação?

Os benefícios da meditação, naturalmente, estão interligadas com a sua essência, e a forma como a prática é realizada. Conforme a prática, você vai aprendendo a ter mais disciplina. Fica consciente do momento presente, e passa a lidar com o estresse e a ansiedade de forma menos acelerada. Transcende suas barreiras internas e externas, além de consolidar uma autodescoberta.

Se você ainda está se perguntando “por que ela me ajuda a relaxar?”, é o seguinte: anteriormente foi citado que os benefícios da meditação estão relacionados à sua essência, e com o modo de prática. Sendo assim, ao redirecionar sua energia, se desenvolver, e ter mais aprendizado sobre si mesma e claro, sobre as técnicas de meditação, o relaxamento vai sendo uma consequência. Afinal, sua mente, que pode estar um turbilhão de pensamentos, passa a ser exercitada.

E como começar a meditar?

Não vou falar sobre escolher um bom horário, um ambiente, sentar de forma confortável e tudo mais. Principalmente porque alguns passos são fundamentais antes da técnica de meditação em si. Pense no que você realmente quer, e a razão pela qual está fazendo isso. Tem gente que pratica no dia-a-dia, mas não tem interesse em níveis avançados da técnica. Ou seja? Vale a pena pesquisar um pouco, e saber o que você realmente quer. Se deseja fazer sozinha, com aplicativos e vídeos, ou indo em algum local para ser acompanhada por instrutores.

No começo pode parecer entediante ou ineficaz, mas não desista. Um aplicativo que recebe boas críticas ao se tratar dos benefícios da meditação é o Headspace. Ele traz um método que pode ser praticado até mesmo por quem acha que não tem tempo. No modo básico, por exemplo, basta separar 10 minutinhos por dia. No entanto, não é 100% gratuito, e as meditações guiadas são em inglês. Mas, mesmo assim, vale a pena baixar para implementar a prática na sua vida com calma. Ele está disponível para Android e IOS!

Outro aplicativo voltado para meditação é o Zen, que é o primeiro aplicativo daqui do Brasil de meditações guiadas. Os conteúdos estão disponíveis em português, inglês e espanhol!  Ele também possui serviços pagos que valem a pena. Também disponível para Android e IOS!

Então não perca tempo! Traga os benefícios da meditação para sua vida!

Imagem: Freepik


E o que você responderia a essa pergunta aqui embaixo, de uma de nossas leitoras?

@ load more