Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Com essa loucura cotidiana que é nossa vida, fazemos tantas coisas no automático que, muitas vezes, acabamos nem processando aquilo que vivemos, aprendemos, sentimos. Por esse motivo, resolvi lançar esta nova série aqui no Superela, mostrando para vocês um balanço com os meus itens favoritos de abril.

Todo mês indicarei de tudo um pouco: produtos, aprendizados, entretenimento, reflexões e o que mais eu encontrar de interessante que valha a pena compartilhar. É tipo aquele papo de encontro de amigas, onde cada uma conta o que tem feito de interessante nos últimos tempos, sabe?!

O objetivo é filtrar aquilo que experimentei e que pode inspirar você a ser mais produtiva, informada, consciente e, claro, feliz!

Papel e caneta na mão, vamos às dicas! 

Favoritos de abril:

1. Filme: ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

favoritos de abril - 1

Se você está procurando um filme incrível para ver no próximo final de semana, acabou de encontrar!

Baseado em fatos reais, Estrelas Além do Tempo é retratado na década de 60, em meio à guerra fria, onde americanos e soviéticos estavam em plena corrida espacial.

É a partir deste pano de fundo que vamos conhecer as 3 protagonistas mais incríveis dos anos 60: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe): três amigas, negras e funcionárias da NASA, em uma época em que a combinação mulher + negra era sinônimo de total exclusão da sociedade.

É um filme sobre superação, preconceito, sobre absurdos que parecem muito mais com ficção do que com realidade.

A cada segundo elas precisam provar sua capacidade e lidar com um ambiente de trabalho pra lá de hostil. E é com bom humor, com muita garra que as 3 amigas lutam para provar que são mais do que uma “raça inferior”.

Além de ser super leve de assistir e emocionante em várias partes, te faz pensar tanto! Afinal, ele não conta não só a história de 3 mulheres, mas de uma população inteira na busca pelo mínimo de dignidade. Não é um filme sobre a década de 60 – embora se passe nesta época – mas que te faz pensar atemporalmente na escalada que as minorias travam a cada dia de sua existência.

2. Livro: OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER (J. Wolfgang Goethe)

favoritos de abril - 2

Precisamos falar sobre os Werther’s que vivem ao nosso redor!

Tive que ler rápido, não podia me demorar ou agonizaria junto às angústias do jovem Werther. 

Senti vontade de adentrar o livro, de conversar com ele, de mostrar que existem muitos caminhos para livrá-lo de seu triste destino. É uma leitura espetacular, mas nada confortável.

Este desconforto nos toca porque não se trata apenas de ficção, nem de um romance de época. É sobre vida real, sobre o mundo contemporâneo e sobre algo que continuará a acontecer no futuro.

Em meu caso, foi mais do que uma leitura. Me tocou de forma profunda, onde pude me enxergar na própria pele do jovem ali retratado. Foi necessário olhar ao redor e reconhecer tantos Werther’s que convivem conosco. Mesmo aqueles que menos transparecem, e podem estar vivendo um tormento interno.

E como ajudar? O que fazer além de sensibilizar? Como enfrentar um fantasma que ainda é tão obscuro? Tão enigmático?

O inimigo, neste caso, é invisível. E nós nada mais somos do que cegos em meio ao bombardeio.

Como ação prática, estou nessa semana me inscrevendo como voluntária do CVV (centro de valorização à vida), onde farei um curso grátis para entender um pouco mais sobre o suicídio e, em seguida, ajudar pessoas que estão à beira de acabar com sua própria vida.

Esta resenha é para te indicar a leitura, mas ela é mais do que isso.

É para te incentivar a tomar uma atitude também. A existência tem mais significado quando usamos nossa própria vida para contribuir com a vida de alguém. Viver é raro, é magnífica e SEMPRE há esperança, SEMPRE tem uma saída, mesmo quando não conseguimos enxergar isso sozinhos.

Que livros como este possam nos tornar mais conscientes da preciosidade que temos em nossas mãos: de estudar assuntos tão pouco explorados e, a partir do conhecimento, ser capaz influenciar pessoas beneficamente e nos iluminar através desta missão!

3. Série: THIS IS US (2016)

favoritos de abril - 3

Fazia tempo que eu estava procurando uma série viciante que mostrasse casos mais cotidianos.

Ultimamente, eu havia assistido muitas séries de ficção, biografia, mas estava sendo falta de um “Shonda Rimes Rules” desde que terminei de ver as temporadas disponíveis de Grey’s Anatomy.

E em abril, num papo com amigas, descobri esta nova série preferida chamada This is Us!

Não quero contar muito sobre a trama, porque é difícil não dar spoiler e a melhor coisa é começar a ver sem ter muita informação sobre ela: garanto que a surpresa logo nos primeiros episódios te prende de uma forma que você não vai querer parar de assistir!

Para te convencer, quero falar que ela retrata diversos tipos de relações: as familiares, com o próprio corpo, com medos e expectativas, com o passado e com o futuro.

Ela foi indicada ao Globo de Ouro e é aclamada pelos críticos – mas não esqueça de ler as resenhas somente depois de terminar as 2 temporadas que estão disponíveis.

Prepare a pipoca, o cobertor e #boramaratonar!

4. Produto: MÁSCARA DE CÍLIOS PERFECT DOLL (Intense by O Boticário)

favoritos de abril - 4

Eu não sou a louca da maquiagem, confesso. Tenho o hábito de usar um produto de cada vez e só repor quando este acabar, o que me faz ter sempre os mesmos produtos e não testar muita novidade do que surge por aí.

O que aconteceu desta vez foi que minha máscara de cílios estava no fim e eu não encontrava o mesmo produto de jeito nenhum, até descobrir que ele não era mais fabricado no Brasil.

Aí tive que ir atrás de uma nova máscara e me deparei com o lançamento deste milagre em forma de maquiagem: Perfect Doll de Intense by O Boticário.

Ela é dois em um: de um lado alonga, do outro dá volume. Fica realmente com efeito de boneca!

Mesmo usando óculos de grau, assim que passei o produto pela primeira vez, até meu namorado reparou que eu estava com o olhar diferente.

Além do produto ser muito bom, é de fácil acesso tanto no preço (R$ 49,90) quanto na disponibilidade de ter um produto com a mesma qualidade gringa em qualquer loja O Boticário.

Tem meu selo de aprovação e por isso está aqui nos favoritos de abril! 🙂

5. Peça de roupa: VESTIDO MID DUPLA FACE (Khelf)

favoritos de abril - 5

Eu adoro usar vestido com tênis, acho que fica despojado e arrumadinho ao mesmo tempo.

Estava procurando algumas peças versáteis que servissem para aqueles dias em que não estamos muito a fim de escolher roupa, sabe?

Foi aí que encontrei esta maravilha de vestido dupla face da Khelf! De um lado, estampa. Do outro, listra (ambas as fotos abaixo são das duas faces dele).

Além de ter um ótimo caimento e tecido resistente, eu ganhei pelo menos dois looks com uma só peça. Isso sem contar que, se trocar o tênis por um salto, tenho um traje mais sério, que já foi usado até para fazer reunião com o cliente durante o dia e também para passear numa noite de verão com rasteirinha.

É o tipo de peça que, mesmo não sendo barata (paguei R$ 219) vale o investimento, pois consegui montar pelo menos 6 looks diferentes com ela. Isso é o que chamo de compra consciente, que me permite estar sempre bem vestida, sem estourar o cartão nem virar uma super-hiper-mega-consumista (veja meu texto sobre melhorar a relação com o dinheiro aqui).

6. Desapego: APPLE WATCH

favoritos de abril - 6

Seguindo a linha do consumo consciente, eu resolvi me desapegar de uma coisa por mês.

O critério para o desapego é avaliar aquilo que eu realmente estou usando em seu potencial e o quanto aquele item tem agregado na minha vida nos últimos tempos.

Essa reflexão me fez colocar meu Apple Watch à venda por 3 motivos:

  1. O maior benefício dele é para atividade física, porém, como eu malho à noite, ele costuma já estar com a bateria fraca por ter sido usado o dia inteiro e então eu ficava sem bateria no meio do treino;
  2. É um item que chama bastante atenção para quem anda a pé e de transporte público, então era mais um cuidado que tinha que ter para não ser assaltada;
  3. Ele me deixava mais ansiosa do que já sou ao vibrar com as notificações de WhatsApp, ligações e medidas de passos. E não adiantou simplesmente colocar no silencioso porque eu ficava olhando toda hora (ansiosos vão me entender);

Consegui vender, reinvestir o valor dele em outras coisas mais importantes para mim, e de quebra ele foi adquirido por uma amiga muito querida que queria ter um sem pagar o preço de um novo. Economia colaborativa onde, no fim, todo mundo saiu ganhando!

7. Frase: “UM DIA VOCÊ COMEÇA A ENXERGAR QUE A FORMA COMO TE TRATAM DIZ MAIS SOBRE O OUTRO DO QUE SOBRE VOCÊ MESMO” (por Bruna Lopes)

Por fim, quero convidá-las a refletir comigo a partir desta frase que escrevi e que entrou nos favoritos de abril.

Ela foi escrita em um momento muito oportuno, quando questionei a atitude que outra pessoa teve comigo. Isso é muito comum, não é?

Ficamos em dúvida sobre a conduta de terceiros e então perdemos tempo analisando nossas próprias palavras e atitudes, a fim de encontrar onde erramos.

Esta autorreflexão é sempre importante e muito válida, mas dia desses me peguei pensando: “E quando não encontramos nenhum indício do que fizemos de errado para aquela pessoa que tem nos tratado de forma negativa?”

E a partir desta frase, puder concluí que nem sempre tem a ver com nós. Se mal conseguimos controlar nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, é impossível controlar os outros.

Então, sempre que alguém agir conosco de uma forma ruim, o caminho é se auto avaliar e, se necessário, corrigir nossas possíveis falhas, mas sem levar consigo a responsabilidade pelas atitudes alheias.

Isso trouxe paz e leveza para mim e para meus relacionamentos no mês passado. Que seja assim com você também de agora em diante. 🙂


E aí, gostaram dos favoritos de abril? Querem de novo no mês que vem? Gostariam de ver uma nova categoria de favoritos em Maio? Deixe seu comentário em nossas redes sociais ou me mande um e-mail: blopesbarros@gmail.com. <3

Imagem: Pexels

@ load more