Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Se você algum dia se sentiu mal por não conseguir emagrecer, então esse texto é pra você!

Quando a gente faz dieta, fica meio traumatizadinha. Vem aquela tal história de “sou um fracasso por não conseguir emagrecer, que na nossa cabeça vira só um grande “sou um fracasso”… e quem quer viver sendo um fracasso?

A vida fica mais pesada.

A gente fica mais mal humorada.

As coisas parecem mais difíceis.

O peso do corpo vira o peso do “fracasso”. Um peso só, físico e emocional.

A sensação é de prisão, de se estar presa no próprio corpo. Porque não tem pra onde correr, a dor desse peso, não conseguimos desligar ou ignorar. Literalmente a carregamos por todos os lugares.

No corpo, na angústia no peito, na autocrítica que não para! (leia relatos de quem está de saco cheio de fazer dieta)

não conseguir emagrecer - 1

E por mais forte e real que pareça, isso tudo é uma ilusão. A ilusão da cultura de dietas e dos padrões irreais de beleza. Irreais! Existe uma indústria trilionária, a indústria da “beleza” que não quer que a gente se ame como somos, muito pelo contrário.

Mas se nós sabemos de tudo isso, sabemos que os padrões são inatingíveis, que são transitórios, que tem muito dinheiro envolvido para manter as pessoas insatisfeitas e comprando coisas, por que ainda tantas mulheres buscam o emagrecimento a todo custo e se deixam levar pela sensação de que só terão valor se forem magras?

Uma das necessidades que nós seres humanos temos, é a sensação de pertencimento. Pertencer a uma família, grupo, tribo, cultura, religião, nação, sistema de crenças, etc.

Em um nível muito instintivo e primário, quando nós pertencemos, nossas chances de sobrevivência aumentam – e não só nossa sobrevivência como indivíduos, pertencer protege a espécie também. Como se o grupo fosse nos proteger de perigo, maiores possibilidades de procriação, nos ajudar a criar nossos filhos, compartilhar alimento, cooperar com moradia, nos ajudar em tempos de necessidade…

Não ria, mas por algum tempo, eu lutei contra essa ideia, do tipo “eu sou inteligente, sou mais forte do que essas coisas antigas”. Mas não, esses comportamentos fazem parte da nossa biologia, não é uma escolha.

não conseguir emagrecer - 2

E claro, a indústria explora essa nossa necessidade de pertencer. Ardilosamente, criam em nós a sensação de falta, que se comprarmos seja lá qual produto que estão vendendo, esse vazio vai passar e garantimos nosso pertencimento. Quando pertencemos, somos aceitas. Nos encaixamos como uma peça de quebra-cabeças. E isso, lá no fundo, significa sobrevivência.

Quando eu digo ardilosamente, é porque essa indústria publicitária sabe fazer o que faz e fica muito difícil para a maioria das pessoas reconhecer seu valor próprio quando são expostas de 250 a 3000 mensagens publicitárias por dia (pode chegar até a 20.000!).

Quando você desperta do transe e começa a ver o que está em jogo – muito dinheiro do lado de lá e sua autoestima do lado de cá – você tem escolha! Você ganha poder, deixa de ser vítima, de só reagir e ficar correndo atrás da cenourinha da magreza imposta e começa a selecionar o que você consome e o que você quer pra sua vida.

E você tem que concordar comigo que você é mais do que sua aparência. Você não é só seu corpo ou só seu peso ou só o que você come.

E por mais que a sensação de pertencimento influencie suas escolhas hoje, existe uma força de vida borbulhante dentro de você, que mais do que pertencer, ela quer realizar o seu máximo potencial nessa vida. Ela quer florescer, brilhar, se manifestar. Não quer que você continue prejudicando sua autoestima, sua vida profissional, seus relacionamentos e sonhos por causa da sua aparência. Mas que você seja tudo que quer e pode ser.

Imagina se você se dedicasse ao seu futuro o quanto você tenta se dedicar ao seu corpo e alimentação? Imagina se você colocasse toda essa energia, tempo e dinheiro em coisas que te levassem além?

Pare de se sentir um fracasso por não conseguir emagrecer!

não conseguir emagrecer - 3

Dá pra ser diferente. Você pode ter uma relação leve e natural com comida e amar seu corpo. Você pode conscientemente comer o que quiser, quando quiser, sem entrar em pânico por medo de engordar. Você pode parar de ficar o tempo todo se julgando e pensando em todas as coisas que você não é.

Você pode ser como essas pessoas que você admira que não tem problema nenhum com o peso ou com comida. Você pode ser tudo que você É e que quer ser.

O poeta Rumi perguntou: “por que você continua na prisão já que a porta está tão aberta?”. Uma porta se abriu pra você hoje. Você não escolheu entrar nessa prisão, talvez você nem sabia que dá pra viver diferente, mas dá. E agora você sabe. Existe um caminho para viver em paz com seu corpo e alimentação. O caminho mais natural de todos e ele não está em nenhuma dieta, nem na academia (se bem que fazer exercícios é essencial para nos conectarmos com nosso corpo), ele está aí bem mais pertinho de você: sua intuição.

Você é intuitiva, quer você saiba disso ou não. E, sei lá, talvez você pense “intuição?” e pareça uma coisa distante, estranha, meio mística, difícil, inacessível, mas todas nós (to-das!) nascemos com um radarzinho interno poderoso que sabe o que é melhor pra nós e está sempre nos dizendo o que fazer, aonde ir, com quem estar, o que buscar, mas muitas vezes nós escolhemos ignorar.

A intuição é aquele pensamento que não tem explicação lógica mas que traz a sensação de ser o correto, sabe?! É o caminho de menor resistência, de fluidez e que, quando permitimos, nos leva a lugares que nunca imaginaríamos. Existe essa grande sabedoria dentro de você (mesmo que você esteja lendo e pensando ‘será?’), está sempre disponível e te apoiando. Ela se expressa através de uma emoção no seu corpo, uma visão, uma voz, ou uma coisa que você simplesmente sabe.

Tá, você está preocupada com seu peso, focada na alimentação “saudável” e já se imagina magra e feliz, pensando em todas as coisas que você deixa de fazer hoje porque… (preencha aqui todas as coisas que você está deixando para fazer quando emagrecer). Mas e o resto? E a vida? Você está feliz com seu trabalho? Você fez ou está fazendo a faculdade dos seus sonhos? Você tem orgulho dos relacionamentos que tem? Você se dedica às coisas que fazem você se sentir plena e realizada?

Mesmo que você tenha mentalmente respondido não para essas perguntas, suas atitudes de hoje estão te levando pra vida que você quer?

Porque a preocupação eterna com peso e aparência não só não te leva pra onde você quer, como também te distancia da vida que você merece ter.

Cuide de você. Cuide HOJE do seu corpo, da sua mente, da sua alma, da sua saúde física e mental. Esse é o atalho para se livrar de todos os pesos da sua vida!

não conseguir emagrecer - 4

E se você saber melhor como se sentir bem com seu corpo, sem fazer dieta, marque uma conversa comigo aqui.

Imagem: Pinterest


Depois de ler tudo isso, qual dica você daria para a Bia na questão abaixo?

@ load more