Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Cá pra nós: estando para virar mamãe ou não, TODO MUNDO tem a curiosidade de saber como funciona a gravidez semana a semana. Quando é que a gente vai poder sentir o primeiro chute do seu bebê? E em qual fase dá pra ouvir o coraçãozinho dele no ultrassom, assim como tirar aquela fotinha 3D um pouco perturbadora, porém LINDA de morrer?

Bem, é pra isso que estamos aqui hoje! Vai lá fazer um cházinho e senta aqui comigo que nós vamos te mostrar como funciona o desenvolvimento de uma mini-pessoinha ao longo dos 9 meses, e indicar quando rolam os marcos mais emocionantes dela! Bora?

Gravidez semana a semana: primeira à sexta

Primeira e segunda semanas

~ preparando o terreno ~

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, o bebê, aqui, ainda não foi concebido. É claro que temos aí os casos que saem da curva mas, geralmente, o que acontece aqui é a preparação do corpo para receber o óvulo fecundado. Ou seja? Ovulação a todo vapor!

gravidez semana a semana

E como saber que você está ovulando?
  • Sua temperatura corporal basal (temperatura do corpo assim que a pessoa acorda) cai ligeiramente, depois aumenta novamente;
  • o muco cervical se torna mais claro e mais fino, com uma consistência escorregadia, semelhante à das claras de ovo – então pode ficar de olho na calcinha!;
  • o colo do útero amolece e se abre;
  • você pode sentir uma ligeira pontada de dor, ou câimbras leves na região inferior do abdome;
  • a libido costuma aumentar;
  • a vagina parece levemente inchada.

Terceira semana

~ o grande encontro ~

Semana passada você ovulou, né, e.. bem: o momento tão esperado finalmente chegou! O espermatozoide do crush atravessou a camada externa do seu óvulo e o fertilizou com vigor. Agora, os dois, juntos, passam a se chamar zigoto. Depois de um tempinho, esse pequeno se divide em duas células, depois em quatro e assim por diante, até que o agrupamento tenha cerca de 100 células. Alguns formarão o embrião, outras a placenta mas, por enquanto, seu baby ainda é apenas uma bola microscópica.

gravidez semana a semana

Menina ou menino?

Acredite ou não: embora demore meses para que você possa ter certeza do sexo do bebê, essa determinação já foi feita nessa semana! Vem comigo pruma aula particular relâmpago de biologia: um óvulo fertilizado contém 46 cromossomos – 23 da mãe e 23 do pai. A mãe, que é do sexo feminino (e, por isso, XX), SEMPRE fornece um cromossomo X. O pai (XY), no entanto, pode fornecer tanto um X, quanto um Y, concorda? Então, se o espermatozoide que fertiliza seu óvulo tiver um X, o zigoto XX será uma menina. Agora, se ele mandar um Y, o zigoto será um XY, ou seja? Me-ni-no!

Massa, né? Eu AMAVA essa matéria.

E os sintomas, já começam?

Por enquanto, tudo pode parecer um pouco estranho. Afina, NADA está acontecendo do lado de fora do seu corpo. A boa notícia (ou não, depende do ponto de vistam né) é que isso vai permanecer somente pelas próximas duas semanas. Acontece que, cerca de uma semana após a fertilização, o zigoto gruda na parede do útero e passa a se chamar blastocisto. A partir daí, a placenta se forma (órgão que aparece somente na gravidez – sua função é proteger o bebê e transferir nutrientes e oxigênio do sangue da mamãe para ele).

Dentro de seis a 12 dias depois disso, as células da placenta recém-desenvolvida começam a produzir a Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG), um hormônio poderosíssimo. É ele quem vai dizer pros seus ovários o seguinte: “galera, ESTAMOS GRÁVIDOS, então pooode parar de fabricar óvulo e começar a dar aquele boost de progesterona e estrogênio (outros hormônios que impedem a parede do útero de descamar e, com isso, protegem o blastocisto para que ele fique lá, bem firminho, crescendo feliz da vida)”.

Aí é que o bicho começa a pegar. Acontece que todos esses hormônios desempenham um papel importantíssimo durante a gravidez. Eles, além de certificarem de que a parada toda aconteça direitinho, causam uma série de mudanças no corpo e, principalmente, os sintomas da gravidez (como os enjoos matinais, por exemplo).

Então, aqui já dá pra saber se você está grávida?

SIM! Quando o corpo começa a produzir o hCG, vestígios deste podem ser detectados na urina e no sangue – o que explica porque existem testes de gravidez de farmácia em que você faz xixi num papelzinho, ou palitinho, e espera o resultado.

Detalhes importantes: os testes de farmácia NUNCA dão falso positivo. Ou seja: se ele der positivo, você tá grávida SIM. O que rola é que eles podem dar falso negativo, ou resultado inconclusivo. Nesses casos, o melhor a se fazer é esperar mais umas duas semanas e repetir o processo, ou apelar para o exame de sangue, que já consegue detectar até os menores níveis de hCG no corpo.

Quarta semana

~ Xeque mate! ~

E fechamos o primeiro mês da sua gestação! É aqui que as mulheres, geralmente, costumam desconfiar que  possam estar grávidas. O bebê, no entanto, já está a todo vapor. O blastocisto já está completamente fixo no útero e sua pretensão é não sair dali pelos próximos 8 meses.

A mini-pessoinha dentro de você agora tem três camadas distintas de células. A primeira, conhecida como endoderma, se tornará o sistema digestivo, o fígado e os pulmões do bebê. A segunda, chamada mesoderme, logo será o coração, os órgãos sexuais, os ossos, os rins e os músculos dele. E a terceira, denominada ectoderma, acabará por formar o sistema nervoso, o cabelo, a pele e os olhos do pequeno.

gravidez semana a semana

E os sintomas?

Sangramentozinho básico (também conhecido como sangramento por implantação)

Se você perceber uma certa manchinha de sangue nessa semana (bem na época em era pra você menstruar, ou um pouco antes), não se assuste. Este é, geralmente, um sinal de que o embrião se implantou na parede do útero. Só que ó: não vá confundi-lo com menstruação, tá bem? Para saber a diferença, basta notar a frequência e volume desse “escape”. Se for ligeira e mais fraquinha, pode ser a implantação. Se durar mais dias e tiver um volume maior, é menstruação.

Porém, é importante lembrar que apenas uma pequena porcentagem de mulheres apresenta esse sangramento por implantação, por isso, não ter esse sintoma não significa que você não está grávida.

Surgimento do “gêmeo” da TPM

Você provavelmente será afetada por uma montanha russa de hormônios que vão causar uma série de coisas como mau humor, gases, inchaço, cólicas leves e alta sensibilidade física e emocional. Uma dica? É melhor não começar uma guerra com eles… afinal, é bem capaz deles durarem até o seu último dia de gestação.

Quinta semana

~ seu bebê ganhou uma cauda! ~

A pessoinha dentro de você, agora, já está do tamanho de uma semente de laranja e já ganha um certo… formatinho. Acontece que, agora, ele tem uma cabecinha rudimentar e uma cauda. Seus níveis de hCG, agora, estão altos o suficiente para confirmar que você será mamãe com qualquer teste de farmácia, então pode partir para o abraço. Além disso, é possível, também, começar a calcular sua DPP (data provável do parto). Ela pode ser descoberta com a ajuda de uma médica, OU por meio de alternativas divertidas como o calendário lunar. Temos inclusive um texto! Para acessá-lo, é só clicar aqui.

gravidez semana a semana

Dá pra ouvir o coração do bebê?

Calma! É preciso MUITO desenvolvimento para essa sementinha se tornar um bebê. Pensa comigo: todos os sistemas (digestivo, circulatório, nervoso etc) e órgãos (coração, pulmões, estômago e por aí vai) têm que se formar a partir do zero. Doideira, né? Mas, como a gente sabe, o sinal BÁSICO de que há vida em uma pessoa é o batimento cardíaco, concorda? Então, o primeiro sistema a ser “criado” é o circulatório, juntamente com o órgão do qual ele depende, que é o coração. Então, pode até ser que, com um técnico de ultrassom foda, você consiga ouvir aquele “turu turu dentro da sua barriga”, mas isso é mais comum nas próximas 2 semanas.

E os sintomas?

Ahá, agora sim os sinais precoces de gravidez começam a dar o ar da graça. Os mais normais são:

  • sensação de exaustão;
  • seios macios e doloridos;
  • leves ataques de náusea;
  • desejos de grávida por algumas comidas, e aversão a outras (principalmente o cheiro);
  • produção de saliva excessiva.

Sexta semana

~ parecendo menos semente e mais gente ~ 

A cabeça dx pequenx está finalmente começando a se desenvolver e o seu baby a parecer com um ser humano, e não uma sementinha de laranja. Estão tomando forma nessa semana:

  • olhos, maxilar, bochechas e queixo do seu bebê;
  • canais auditivos;
  • rins, fígado e pulmões, junto com o pequeno coração, que agora bate cerca de 110 vezes por minuto.

gravidez semana a semana

E os sintomas?

Seu corpo pode ainda não ter mudado do lado de fora, mas mulher… você será lembrada de que está grávida de 6 semanas toda vez que se sentir enjoada, inchada ou mergulhar a cabeça em uma melancia com ketchup. Porém, sabe o que mais pode rolar? O começo de idas cada vez mais frequentes ao banheiro.

Isso acontece porque o hCG aumenta o fluxo sanguíneo para a região pélvica do corpo (isso, inclusive, aumenta o prazer sexual – fica a dica). Além disso, seus rins estão se tornando cada vez mais eficientes em livrar seu corpo de resíduos. Agora, junte isso tudo ao fato de que seu útero está crescendo e começando a empurrar sua bexiga para baixo (tendo menos espaço para armazenar o xixi) e pronto! Tá aí a explicação!

Ainda sobre sintomas, pode ser que, a partir de agora até o nono mês, a azia faça visitas mega frequentes a você. Isso rola porque o músculo da parte superior do estômago, que geralmente impedem o refluxo, relaxa. Mas a boa notícia é: dá pra minimizar os sintomas ao comer devagarzinho e evitar roupas que apertem sua barriga.

Fica de olho!

Se não for para falar de gravidez semana a semana direito, mulher, a gente nem desce pro play. Fica de olho no site que, na próxima semana, a continuação dos sintomas/desenvolvimento do feto será publicada!

Imagem: via ayoqq

@ load more