Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Muito já se fala sobre a Quarta Revolução Industrial. Para muitos especialistas, já estamos vivenciando o começo dela (2019). Cada ciência fica encarregada de pesquisar, identificar as mudanças e evoluir sua área.

Já vemos mudanças significativas quanto à tecnologia – a tal internet das coisas -, no mercado de trabalho – a inteligência artificial renovando ou mesmo extinguindo funções -, e principalmente nas mudanças sócio-comportamentais.

Em 2018, o World Economic Forum levantou, com ajuda dos melhores especialistas de diversas áreas de todo o mundo, quais são as 10 habilidades do futuro – as capacidades e habilidades que serão exigidas neste novo cenário do mercado de trabalho.  

Curiosamente, percebe-se que muitas dessas habilidades são intrínsecas no comportamento feminino, que por muito tempo foram negligenciadas pelo mercado tradicional e masculino.

Nos últimos anos, vivemos grandes mudanças em relação ao espaço da mulher na sociedade. Movimentos feministas por todo o mundo trouxeram à realidade o começo de uma mudança que lutamos por toda a vida: igualdade de gênero.

Prevê-se que na Quarta Revolução Industrial a igualdade de gênero seja potencializado, considerando que o que há de mais valor nesse cenário são as habilidades – independente da idade, gênero, raça, credo, ou qualquer outra crença limitante que faz a sociedade pensar que fatos como esses fazem verdadeira diferença.

Aproveite para refletir sobre quais habilidades você precisa desenvolver começando pelas sugestões abaixo. 

Habilidades do futuro que você precisa desenvolver

1. Flexibilidade cognitiva

A capacidade de ampliar suas linhas de raciocínio, encontrando novas formas de resolver um mesmo problema, deriva da ampliação do repertório: ter contato com assuntos e temas que não fazem parte da sua profissão/área de atuação.

2. Negociação

Uma das habilidades que fazem parte da capacidade interpessoal. Precisamos potencializar tudo aquilo que máquinas e computadores não são capazes de fazer.

3. Orientação para servir

Essa habilidade tem a ver com o trabalho orientado para o cliente. Capacidades como ouvir da essência, explicar de forma didática, ser empático e humano ao se relacionar com o cliente já é essencial.

4. Julgamento e tomada de decisões

As máquinas conseguem identificar padrões que nunca nem imaginamos que poderíamos ter em mãos. BigData, métricas, e tantos outros termos que tornam nossa tomada de decisão mais racional, com base total em dados. Mas para que isso funcione, precisamos interpretar esses dados e utilizá-los ao nosso favor.

5. Inteligência emocional

A capacidade de avaliar e interpretar suas próprias emoções potencializam suas capacidades interpessoais. Esse sempre foi um assunto deixado de lado pelo mecanismo tradicional, onde acreditava-se sentimentos e emoções fazem parte apenas da vida pessoal do funcionário.

6. Coordenação com os outros

Mais uma habilidade interpessoal essencial: trabalho em equipe. Aqui eles usam a palavra coordenação para enfatizar a capacidade de organização que todos de uma equipe devem ter, e não apenas o líder.

7. Gestão de pessoas

Os líderes das empresas e setores de Recursos Humanos devem aprimorar cada vez mais suas habilidades em gestão de pessoas. A inteligência emocional é essencial aqui.

8. Criatividade

As máquinas ainda não possuem a capacidade de criar e inovar: elas processam dados existentes e tomam decisões de acordo com as informações e números. Essa habilidade está diretamente conectada com o tópico 1 deste artigo: flexibilidade cognitiva.

9. Pensamento crítico

As máquinas recebem ordens e executam perfeitamente, sem questionar ou criticar. E é esse comportamento que pode nos tornar insubstituíveis numa empresa: a habilidade de enxergar prós e contras de forma racional e lógica.

10. Resolução de problemas complexos

Todos os pontos anteriores, se desenvolvidos de maneira eficaz, te trazem nessa incrível habilidade: resolver problemas complexos.

Está pronta para renovar seu repertório e inovar? Lembre-se: o sucesso está atrás daquilo que ainda não sabemos. E a maior benção que o universo nos deu é a capacidade de aprender! Até o próximo artigo!

Imagens: Unsplash

@ load more