Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ser mais organizada no trabalho parece ser um privilégio de poucos. Com certeza, você é do tipo que coloca essa como uma das suas metas do ano e espera conseguir conclui-la em algum momento dos próximos 12 meses. Enquanto isso, a pilha de papéis e de tarefas a cumprir continua crescendo e você não tem ideia de como fazê-la diminuir ou tem tempo o suficiente para lidar com tudo isso enquanto faz as outras coisas do seu dia a dia.

A falta de organização é mesmo uma bola de neve, e ser mais organizada no trabalho ajuda na sua rotina no escritório e a diminuir o estresse – acredite: quanto mais organizado for o seu dia a dia, menos estressada você fica, afinal, você tem mais mobilidade para cuidar de eventuais emergências ou imprevistos e sabe exatamente o que precisa ser feito e até quando.

Para isso, fomos até o nosso grupo do Facebook, o #superelas, para saber o que as nossas leitoras costumam fazer para se manterem organizadas no dia a dia de trabalho. Veja algumas ideias abaixo:

1.Começar um bullet journal

Já comentamos um pouco sobre esse método nesta matéria, mas ele é um verdadeiro salva-vidas para quem precisa se organizar de vez. O bullet journal é uma combinação de diário com agenda, um caderno que você mesma monta, segundo as suas necessidades, e concentra todas as suas tarefas, metas e compromissos.

2.Crie lembretes

Existem calendários online, como o do Google, que enviam alertas pelo e-mail e através do seu desktop para lembrar de eventos, tarefas e compromissos importantes. É uma forma simples de ser lembrada automaticamente de reuniões e entregas, por exemplo, e você pode usar desses formatos para organizar o jeito que você trabalha e não perder prazos por causa da correria do dia a dia.

3.Escrever antes o que tem que ser feito

Seja no seu bullet journal, agenda ou numa simples lista de ‘coisas a fazer’, escrever o que você precisa fazer na noite do dia anterior é uma forma de organizar a sua dinâmica de trabalho. Vale tanto para você já começar o dia sabendo quais as suas prioridades e o que vai ocupar mais o seu tempo, quanto para tirar da mente as atividades do dia seguinte, que podem ficar rodando na sua cabeça na hora de dormir.

4.Aplicativos de organização

Sim, a gente sabe que já existem aplicativos para tudo no mundo, e eles podem ajudar você a ser mais organizada no trabalho. Apps como o Goal Meter (que ajuda a mudar hábitos, estabelecer metas e montar listas de tarefas) ou o Evernote (muito usado para métodos como o GTD – Get Things Done) são boas opções. Vale pensar em quais as suas necessidades e buscar um aplicativo que atenda o que você precisa e seja fácil de usar.

5.Pratique a disciplina

É preciso disciplina para ser organizada, como anotar todas as tarefas do dia, cumpri-las no período determinado e colocar as coisas de volta no seu devido lugar. Uma caneta que foi tirada de um porta-lápis volta para lá ao fim do expediente, assim como um arquivo retirado de outro departamento e até a caneca usada para tomar café.

6.Diminua o número de reuniões

Muitas vezes, o dia fica inteiro embolado por uma reunião que poderia ter sido resolvida por e-mail. Se a possibilidade existe, tente diminuir ao máximo o número de reuniões e, se elas forem necessárias, peça sempre por objetividade. É a melhor forma de não tomar tempo demais e ainda resolver o que precisa ser resolvido.

7.Agende pausas durante o dia

Parece que tirar uma pausa não tem nada a ver com organização, mas a verdade é que esses momentos são importantes para você respirar fundo, tirar um pouco a mente do estresse do momento e voltar focada para continuar o trabalho. O ideal são dez minutos de pausa a cada duas horas de trabalho. Não parece difícil, certo? E você pode usar o seu sistema de lembretes para agendar e não esquecer dessas pausas. Dessa forma, você deve levar cada pausa como uma tarefa do dia a ser cumprida.

8.Arrume a mesa quando terminar

O fim do dia de trabalho não termina quando você desliga o computador, mas quando você para por alguns minutos para organizar a sua mesa de trabalho. Jogue fora papéis desnecessários, coloque tudo no seu devido lugar (lembra da parte sobre disciplina?) e deixe a mesa pronta para o próximo dia.

Foto de capa: Stock Snap


O que você faz para ser mais organizada no trabalho? Deixe a sua dica respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.

@ load more