Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Cara leitora, se você chegou de paraquedas neste post, talvez já tenha tentado fazer todas as dietas da moda para emagrecer rápido: da sopa, do limão, do abacaxi, da lua, do sol, e etc. Talvez essas dietas nunca tenham surtido efeito em você, talvez o efeito foi por um curto período de tempo, ou, ainda, você tenha tido uma compulsão alimentar por doces, logo após seguir esses cardápios.

Essas “dietas da moda que prometem emagrecimento rápido, muitas vezes, vêm escritas com letras garrafais, em suas capas: “Emagreça 7 kg em 1 semana”,“Faça a dieta do limão e perca 10 kg em 1 mês”…

cuidados com as dietas da moda para emagrecer rápido

Meninas, aí que está o grande erro, pois não existe dieta milagrosa que dê resultado em tão pouco período de tempo. Saibam que tudo que vai rápido, também volta rápido e com força total. E no final, qual o resultado? Você ganha todo o peso perdido muito rápido e, às vezes, nem se dá conta do verdadeiro motivo.

O maior erro destas dietas para emagrecer rápido é que são cardápios bastante restritivos. Geralmente, são feitos para uma única pessoa – e não para um público maior. Portanto, não tentem copiar cardápios feitos para outras pessoas, ele não foi feito pra você. Saiba que a internet tem todo tipo de dietas, menos a sua.

Inclusive, pessoas que tem compulsão por comer doces, geralmente, à noite, fizeram ou fazem algum tipo de dieta restritiva dessas que vemos em revistas de beleza e boa forma. Ressalto, queridas, não entrem na balela que a mídia induz, traçando padrões e comportamentos. Seja o seu próprio padrão, tenha voz na sociedade e, principalmente, se ame acima da forma como você é e acima de qualquer coisa ou alguém.

5 motivos para você largar todas as dietas da moda para emagrecer rápido

1. Você não precisa seguir dietas para ser linda

Atenção com as dietas da moda para emagrecer rápido

Sim, migas, parece até uma frase meio clichê, mas sabemos que o padrão de beleza imposto pela mídia impõe que a mulher seja magra, alta e feminina. Essa escravidão midiática gera a baixa autoestima, principalmente das adolescentes, que estão começando a conhecer o que o mundo pode oferecer e tentam se “encaixar” em algum grupo na sociedade.

Este fato produz uma guerra quase que interminável contra o espelho e gera uma auto rejeição terrível, palco para que as dietas da moda ganhem as vitrines e sejam a solução destes problemas. Afinal que garota não quer ter o corpo igual da Giovanna Ewbank, Sophia Abrahão ou da Fernanda Souza? Essas são só algumas celebridades que aparecem nas dietas de capas de revistas.

Minha pergunta, enquanto nutricionista e profissional de saúde, é: essa luta incessante de perder peso está tirando a sua paz e o prazer de viver? Tudo isso para atingir um padrão de beleza imposto por uma sociedade medíocre e corrupta ? Minha amiga, te respondo que não vale a pena continuar querendo ser quem você não é.

Ao contrário disso, seja você, com todas os seus defeitos e qualidades. Seja mais você, ame a sua altura, a sua cor, o seu estado de espirito. Ame a sua beleza, sim, essa beleza que só você tem e que ninguém poderá copiar. Seja livre, respire fundo e diga para si mesma: a ditadura da beleza a acabou, agora serei eu mesma.

Ah, nutri, então você está dizendo que posso voltar a comer de tudo e me acabar nos doces, salgadinhos e massas? Não é bem isso que quis dizer, pois caso você tenha alguma enfermidade já instalada, como sobrepeso, obesidade ou alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão arterial, ou se quiser organizar a sua alimentação e ter um estilo de vida mais saudável, indico que procure um profissional nutricionista e que jogue fora todas as dietas prontas que você tem em casa. Somente este profissional fará você passar por um processo de reeducação alimentar.

2. Dietas da moda causam perda de massa muscular

dietas da moda 4

Como mencionei anteriormente, essas “dietas da moda” não têm equilíbrio de nutrientes, ou seja, elas não foram feitas nem calculadas por profissionais de saúde, muito menos foram feitas especialmente pra você. Então, nelas não há proporção certa de carboidratos, gorduras, nem proteínas que você deve consumir para não ter deficiências nutricionais. Então, ocorre que seguindo essas dietas da moda para emagrecer rápido, você vai ter perda de massa muscular e gorduras boas, que ajudam no funcionamento do nosso organismo.

O resultado disso tudo? Pele flácida, celulite, estrias, efeito sanfona e falta de força e motilidade, especialmente se você pratica alguma atividade física. Tudo que nós, mulheres, não queremos para nossas vidas, não é mesmo? Ahh, desmaios e tonturas também podem acontecer.

3. Elas podem causar doenças renais graves

dietas da moda 3

Como falei antes, essas dietas são todas desequilibradas nutricionalmente – e, muitas delas, quando não têm nutrientes faltando, têm eles em excesso. Especialmente que contêm níveis de proteínas elevadas, com excesso de carnes, leites, vitaminas, ovos e shakes, podendo causar um desbalanço de nutrientes nos rins. O resultado disso? Os rins começam a parar de funcionar e, como consequência, causa a litíase renal (popularmente chamada de pedra nos rins) e insuficiência renal aguda e crônica. Você não vai querer ter essas doenças, não é mesmo?

4. Dietas da moda causam compulsão por doces

dietas da moda 2

Você já acordou de madrugada sedenta por comer um cupcake ou brigadeiro? Aquela vontade de comer açúcar invade o seu ser e você não consegue dormir, nem passar o dia sem comer um docinho? Se isso atrapalha a sua vida e se esta atitude for diária, você pode ter uma compulsão alimentar por doces, causada pelas dietas para emagrecer rápido.

Essa compulsão pode acontecer pelo fato de você ter seguido ou estar seguindo algum tipo de dieta restritiva, como as que vem nas revistas. O que acontece é que o carboidrato, responsável pelo fornecimento de energia do nosso corpo, geralmente é excluído destes cronogramas, pois é visto por muitos como o terrorista do excesso de peso. Essa exclusão leva à compulsão por doces, quando na verdade o equilíbrio de nutrientes é a chave da alimentação saudável.

5. Não sigam dietas que financiam a indústria farmacêutica

dietas da moda 1

Então porque ainda existem essas dietas da moda e shakes prontos que prometem emagrecimento instantâneo? Simplesmente pelo fato de ainda existirem pessoas, e são muitas, que compram e financiam esse veneno alimentar. A indústria, tanto farmacêutica, que criam esses produtos, quanto a midiática, trabalham se aproveitando do sonho do corpo perfeito.

Você pode perceber que hoje o corpo feminino vende tudo, seja nas propagandas de cerveja, com aquelas mulheres com corpos esculturais, ou em propagandas de produtos. Isto acarreta uma tremenda insatisfação e frustração por parte das mulheres, quando se veem em frente ao espelho.

Na maioria das vezes, nós, mulheres, não nos preocupamos com o nosso interior, mas apenas com o exterior, já que é a parte vista pela sociedade e que não pode ser mascarada. Ressalto, minhas amigas, muito mais importa como está o seu interior, o seu coração e sua paz de espírito do que o seu corpo e o que é mostrado a sociedade. Não deixem com que essa indústria que só visa o lucro, te mantenha pra baixo e te façam refém do seu próprio corpo.

Agora quero saber de vocês, migas: quem já seguiu algum tipo de dietas da moda para emagrecer rápido? Conhecem alguém que ainda segue? Se sim, não deixe de compartilhar esse conteúdo com elas para que possamos ajudar mais mulheres a vencerem esta batalha.


Terminou de ler este texto? Então que tal ajudar nossa leitora abaixo?

@ load more