Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

“Prepara que agora é a hora do show das poderosas”

Quando esse hit explodiu, em 2013, muita gente torceu o nariz e apostou que seria mais um sucesso passageiro. Corta para 2019, quase seis anos depois Anitta é de fato “A poderosa” no cenário pop nacional e com passe cada vez mais valorizado no mercado internacional.

Antes de analisar as lições que a cantora ensina ao longo de sua meteórica trajetória, acho interessante salientar que não sou fã da artista. Entretanto, admito minha admiração pela coragem, criatividade e inovação da empresária Anitta.

Ela explora estrategicamente todos os seus atributos, tanto como artista quanto como gestora da própria carreira. Um dos lances mais polêmicos da sua história profissional, inclusive, é o rompimento com a antiga empresária para assumir o controle do seu trabalho.

No entanto, recentemente, Anitta surpreendeu mais uma vez e anunciou que vai passar o bastão do gerenciamento da carreira para o empresário americano Brandon Silverstein.

View this post on Instagram

Nos próximos meses terei 3 grandes anúncios para fazer pra vocês. O primeiro deles deixo aqui hoje com um sentimento de esperança, leveza e felicidade. Depois de 5 anos cuidando da minha própria carreira, decidi passar o bastão adiante. Ser minha própria empresária e artista ao mesmo tempo foi a maior e melhor experiência da minha vida. Amadureci, cresci e aprendi muito. Foi uma missão que me trouxe muito orgulho e sentimento de capacidade, mas também muito cansaço. Alcancei todos os objetivos que tinha traçado em minha cabeça. E um deles era esse: estar na melhor posição possível estrategicamente para fechar o negócio ideal para mim. Agora, 5 anos depois, posso dizer que preparei perfeitamente minha equipe de amigos fiéis, escudeiros e competentes para cuidarem de mim, como se fosse eu mesma, para que eu possa ter um pouco mais de tempo pra mim. E agora depois de muita busca encontrei a versão gringa da minha cabeça. Na verdade, da mistura entre a minha cabeça e a do meu irmão, que sempre fez a balança perfeita para as minhas loucuras. Brandon chega à nossa família Anitta, assim como todos que estão aqui chegaram, aprendendo humildemente sobre nós, com muito respeito a tudo que construímos e com muita vontade de vencer. E, claro, me fazer feliz como artista e ser humano. Que seja um bom novo ciclo. (Já aviso aos invejosos que pretendem encher o moço de olho grande que não sou besta e antes desse anúncio já coloquei o nome do rapaz em todas as rodas de reza espalhadas pelo mundo todo em todas as religiões possíveis, ok? Então nem percam seu tempo e dinheiro, 😬🙃 beijão) @brandonsilv @machadorenan @ezclimb (Que não está na foto mas também faz parte desta fase)

A post shared by Anitta 🎤 (@anitta) on

O que isso significa? Que a cantora não sabe o que quer? Ah, pelo contrário! Anitta sabe muito bem cada passo que dá.

Inspire-se, AGORA, em 4 lições de Anitta sobre investir em si mesma.

Lição 1: Seja objetiva

Parece óbvia essa lição, concorda? Pois é, porém, por mais simples que pareça, ter uma visão clara e assertiva em relação ao objetivo é um gargalo que afeta muitos planos de ação.

Quantas vezes você planejou ter um negócio, por exemplo, mas não soube especificar o objetivo real? Quantas vezes idealizou a dieta perfeita, mas não determinou como ela funcionaria, quantos quilos queria perder e em quanto tempo? Quantos sonhos já passaram pela sua cabeça, porém, não foram nem sequer colocados no papel?

Já deu para entender a importância da clareza de objetivo, certo. Anitta, como já falou em várias entrevistas no início da carreira, sempre teve o sucesso como alvo.

Nem sempre o objetivo final é possível ser concretizado logo. Então é necessário um plano de médio e longo prazo, com várias fases, sendo que cada etapa ultrapassada representa um passo mais próximo da sua meta.

A cantora demonstrou, com vários sucessos emplacados e outras conquistas, que soube executar o seu planejamento. Ela contou com sua visão sistêmica sobre o queria no final e assertividade para alcançar cada objetivo traçado, um a um.

Lição 2: Seja responsável pelo resultado

Autorresponsabilidade é a capacidade de assumir a responsabilidade pelas coisas que acontecem na sua própria vida. Em linhas gerais, seja responsável pelos seus resultados, negativos ou positivos.

Quando você puxa para si mesma a responsabilidade sobre tudo aquilo que acontece na vida, amplia as chances de resolver qualquer problema. No lugar de ficar culpando o mundo, a crise ou outras pessoas, você busca soluções.

Anitta bancou o rompimento com a antiga empresária. Fez o voo solo que planejou, executou suas ideias, ganhou muito dinheiro e mais fama. Quando viu que o processo estava saindo muito caro, chamou a ex-empresária e fez um acordo financeiro para acabar com a briga.

Conclusão, ela é responsável pelas próprias decisões. Assume a rédea e banca as consequências. Chamando a responsabilidade para si, a cantora controla a vida pessoal e profissional. Percebe-se que ela está cada vez mais segura do seu lugar no showbiz.

A verdade é que por mais dolorido que possa ser, ser auto responsável é o melhor caminho para quem quer ser dona da própria narrativa. A fórmula não é mágica, porém funciona. Se você é responsável por uma situação, pode resolvê-la. Se você se sente responsável pelo próprio sucesso, certamente estará bem comprometida com esse objetivo.

Lição 3: Seja autêntica

Antes que aponte as inúmeras plásticas da artista para contestar a autenticidade da jovem, deixe-me esclarecer um ponto. O ser autêntica aqui é o que vem de dentro para fora.

Isso quer dizer que não adianta vender algo em que não acredita. Não adianta uma vida “instagramável” se ela não for pelo menos no contexto da realidade. É claro que todo mundo quer mostrar os “melhores momentos” nas redes sociais.

Entretanto, as redes sociais já estão repletas de vidas retratadas por filtros. O que você pode fazer é dar mais espaço para o seu “eu real”. Isso engaja, sabia? Pessoas ainda querem se conectar com pessoas reais.

Se você tem atributos diferenciados, aproveite. Anitta admite que é muito “marqueteira”. No entanto, como ela se mantém em alta com seus fãs? Mostrando a Anitta nos bastidores, sem maquiagem, brincando com os cachorros e na intimidade com o namorado e a família.

Não precisa mostrar sua vida particular se não quiser. O importante é sinalizar congruência. Aquilo que você diz ou vende deve ser o que você vive ou pratica.

Em tempos de realidades instagramáveis, ser autêntica continua sendo um grande diferencial.

Lição 4: Seja ousada!

“Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada.” Elbert Hubbard.

Se quer realmente evitar as críticas, a melhor forma é essa: não fazer nada. E ainda tem chance de ser julgada assim mesmo.

Agora, se quer mesmo o sucesso na sua área profissional, ousadia sempre é bem-vinda. Anitta assumiu vários riscos, mas foi em frente. É a brasileira mais seguida do mundo no Instagram. O posto não vem sem preço. Ela é constantemente alvo de críticas e julgamentos no tribunal da opinião pública.

Mas, ela não recua. Grava músicas em inglês, espanhol. Já encarou o desafio de gravar um clipe por mês e também de ser jurada no The Voice mexicano.

Aplicando essa ousadia no nosso próprio contexto, a lição é: arrisque-se em novos projetos; permita-se à novas coisas, à mudança, ao erro. Acredite em um dos principais pressupostos da Programação Neurolinguística: “Não existe o fracasso, apenas feedback”.

E é isso! Estamos na vida é para aprender. Entre erros e acertos, vamos construindo o caminho do sucesso. O status atual de Anitta comprova que podemos extrair algumas lições valiosas de sua trajetória.

Seja objetiva, responsável, autêntica e ousada. E o mais importante, seja feliz ao longo da jornada.

Até a próxima!

Imagem: Reprodução / Forbes

@ load more