Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Perdoar uma traição ou até mesmo uma mentirinha pode ser algo muito complicado, e é justamente por isso que muitas pessoas se perguntam: “Como perdoar?”

O perdão não diz respeito somente à outra pessoa, mas também a estar em paz com nós mesmos. 

O perdão deve ser feito de coração e livre espontânea vontade. Visto que o que precisa ser perdoado, em geral, se trata de algo que nos frustrou, magoou, decepcionou, devido a ter gerado experiências negativas e dolorosas.

Porém, saber como perdoar em um casamento pode ser uma missão ainda mais complicada, já que em muitos casos não se tem um arrependimento por completo, fazendo com que as chances de voltarmos a nos decepcionar sejam grandes.

Mas, como estamos nessa vida para aprender com nossos erros e com o dos outros, perdoar alguém que você ama pode ser uma atitude nobre e transformadora para a sua relação e para você. Para viver bem consigo mesmo e com o outro.

Assim, o perdão entre o casal pode ser a chave de ouro para construir uma relação duradoura. Visto que todos erramos e todos temos o direito de querer uma segunda chance para fazer diferente, não é mesmo?

Aprender a perdoar no casamento com certeza trará mais felicidade a sua vida.

Lições valiosas sobre perdão

1. Conecte-se com seus sentimentos

Um erro comum que muitas pessoas cometem é não viver a experiência negativa causada. Dessa forma, acabam agindo por impulso na hora de perdoar.

Por isso, é fundamental que você se reconecte com as suas emoções. Isto é, viva tudo o que tem para sentir no momento, seja raiva, ódio, desprezo ou qualquer outro sentimento por quem lhe magoou.

Mas, como isso ajuda a perdoar o amor da sua vida? Basicamente, isso fará com que você não guarde nada de ruim para depois. Em muitos relacionamentos, mesmo após o perdão, uma das partes continua com mágoa, não conseguindo mais viver em total confiança com o outro.

Só tome o cuidado de respeitar seus próprios sentimentos sem machucar o outro.

 Então, a primeira dica é que você viva a tristeza no seu tempo. Sem culpar ou julgar ninguém. Apenas refletindo sobre como aquilo lhe decepcionou e como você pode melhorar a situação.

Além disso, é fundamental que nesse primeiro momento você faça coisas que lhe ajudem a pensar com calma. Como fazer passeios sozinho, escrever cartas de perdão, conversar com amigos e etc.

2. Entenda que ninguém é perfeito

Muita gente se questiona sobre como perdoar um erro da pessoa que ama, julgando a outra parte e dizendo que nunca faria igual. Entretanto, devemos lembrar que somos humanos e, naturalmente, somos falhos. 

Sendo assim, a segunda lição do perdão é aprender a considerar que ninguém é perfeito, nem mesmo você

Por isso, por mais raiva e frustração que esteja sentindo, tente não apontar o dedo. Tente ver a situação de forma madura e superior. 

Entenda que todos cometemos falhas. Algumas maiores, outras menores, mas todos erramos. Muitas vezes aquela mentirinha sobre ter gostado do domingo na casa da sogra pode ser tão decepcionante quanto uma traição. Pense nisso!

passado-1

3. Abandone o passado

Se você colocou na balança tudo de bom e de ruim que a pessoa que você ama fez e decidiu que a balança pende mais para as atitudes boas, saiba que é essencial então por uma pedra no assunto.

Muitas pessoas perdoam (ou pelo menos acham ter perdoado), mas na verdade ainda estão ressentidas e remoendo a dor. Dessa forma, há grandes chances que na primeira briga do casal o assunto exploda e revolte a história.

Então, se você realmente quer seguir em frente liberte-se do passado e viva o presente.

Para essa missão, que não é nada fácil, é importante que você tente ver a situação sempre por um ângulo mais positivo, como tentar se colocar no lugar do outro e buscar a intenção positiva em cada ação.

4. Tome as rédeas da sua vida

Ao sofrermos uma decepção amorosa, tendemos a nos fechar para o mundo, ou seja, ficar na retaguarda e defensiva. 

Além disso, nossa confiança vai por água a baixo, gerando uma sensação que parece nunca passar de insegurança, impossibilidade, frustração pessoal, o que pode vir a causar diversos malefícios à sua saúde emocional, como a depressão.

Contudo, não se apavore, pois tudo nessa vida passa, mas para isso é indispensável que você aprenda a tomar o controle da sua vida de volta.

Não se faça de vítima da situação, pois isso não lhe ajudará em nada. Assim, sempre que os sentimentos negativos retornarem, fale para você mesmo que você optou por seguir em frente sem ressentimentos e mágoas.

Mostre que você é capaz sim de perdoar, apenas com o poder do amor próprio e autoconfiança em si mesmo.

5. Tire uma lição do acontecido

Viver com uma pessoa apaixonada, que nos ama e não comete erros é maravilhoso, porém utópico. Somos todos seres humanos propensos a falhar em algum momento da vida. 

Então, se você quer perdoar uma traição, uma mentira dolorosa ou algo do tipo, eu lhe digo que uma das ferramentas mais valiosas é justamente extrair uma lição produtiva do acontecido.

Busque enxergar a intenção positiva do outro, e então tente enxergar algo de positivo na situação ruim, pois isso lhe ajudará a tornar a experiência um aprendizado, seja do que não fazer igual, seja para rever se você também não tem uma parcela de culpa, enfim.

Lembre-se que são os momentos mais dolorosos na vida que mais nos ensinam e com certeza você sairá dessa situação mais forte, basta querer encarar o fato como um motivo para crescermos como pessoa. 

Você precisa perdoar quem nunca conseguiu te pedir perdão

perdão entre casais nos ajuda a limpar nossas energias ruins, nos liberta dos sentimentos negativos, descarrega o nosso emocional, enfim.

Por isso, por mais que a sua autoestima tenha ficado abalada, o que é compreensível, não contamine os seus bons sentimentos com ressentimentos e mágoas!

Dê o primeiro passo perdoando, pois mesmo caso a relação não seja reestabelecida, você irá se orgulhar de ter tentando e com certeza tirará grandes aprendizados para o futuro!

Imagem: Freepik

@ load more