Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

O mercado hoje valoriza líderes que estão no centro dos projetos, ou seja, líderes que se coloquem em posição colaborativa. Uma liderança mais próxima dos funcionários, e que utiliza suas competências emocionais para gerir. Sendo assim intuição, curiosidade, humanidade, perseverança, inteligência, formação, habilidade, comprometimento, resiliência e sinceridade são primordiais nesse novo modelo.

A importância da liderança feminina

As mulheres pela sua capacidade de se comunicar, construir relacionamentos, lidar com a diversidade e habilidade de desenvolver inteligência emocional possuem vantagens nesse cenário. Mas então porque muitas mulheres não chegam a liderança? Culturalmente o estilo de liderança masculino inibiu a cada uma que ousou sonhar em entrar na disputa pelo poder.

Mas as organizações sofrem mudanças rápidas à medida que a demografia, a tecnologia e a economia do trabalho mudam. Um negócio local, pode se tornar nacional em pouco tempo. O que era impensado anteriormente, com a evolução dos aparelhos móveis hoje é totalmente acessível de qualquer parte do planeta.

Então as mulheres enfrentam uma oportunidade histórica de influenciar, se honrarem e desenvolverem suas forças. Quando uma mulher se conhece e sabe onde quer chegar, ela pode alcançar posições antes dominadas apenas pelos homens. Sendo assim os cargos de gestão precisam entrar nas metas das profissionais.

Nós mulheres não podemos nos intimidar com críticas e comentários avessos ao nosso comportamento. É preciso abraçar a crítica e tirar proveito dela para melhorar cada dia mais. Mulheres e líderes talentosas possuem em comum sete características que quero compartilhar com você na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Use-as para criar um plano de desenvolvimento pessoal em busca da promoção que você tanto almeja.

As características de uma boa líder

liderança - 1

  1. Colocam um alto valor nas relações e julgam o sucesso das organizações com base na qualidade das relações dentro delas;
  2. Elas preferem a comunicação direta;
  3. Estão confortáveis com a diversidade, trazendo um novo olhar sobre as diferentes culturas e comportamentos que uma equipe diversificada proporciona, oxigenando o ambiente corporativo;
  4. Elas não estão dispostas a compartimentalizarem suas vidas e, portanto, aproveitam a experiência pessoal para trazer informações da vida privada e insights para seus trabalhos;
  5. São céticas quanto as hierarquias e surpreendentemente abrem mão das regalias e privilégios que distinguem os líderes que são hierárquicos;
  6. Elas preferem estruturar suas organizações a partir do centro e não do topo, abrindo o leque de conhecimento e desenvolvendo uma visão holística sobre o negócio; e
  7. Elas questionam o trabalho que fazem e seu valor dentro da estratégia da empresa.

Essas habilidades e pontos fortes das mulheres permitem que elas se conectem fortemente com todos os níveis da organização, sejam clientes, funcionários ou fornecedores. A mulher na liderança constrói uma rede de relacionamento essencial para o sucesso de todos. Como líder a mulher entende que seu sucesso depende da equipe e valoriza muito a palavra “nós”.

Com o descrédito que o modelo linha dura, tirano e valentão tem hoje, cada dia mais as organizações buscam a valorização das relações e sim, nós mulheres estamos mil anos luz a frente dos homens. E sim, eles não se preocupam com suas competências emocionais como nós mulheres. Por acharem frescura, alguns fogem das DRs. O que as mulheres que procuram resolver as questões pelo diálogo, desenvolvem bem.

Então “Supers” é hora de ousar e buscar sua posição como líder. À medida que mais mulheres alcançarem posições de autoridade e influência, um profundo impacto sobre como as organizações são lideradas é sentido. Temos o poder de influenciar e mudar a dinâmica das relações dentro das empresas. Podemos fazer uma gestão mais justa, igualitária e inclusiva!

Como você pode ser uma boa líder?

liderança - 2

  1. Valorize a experiência, o aprendizado prático com seus erros e acertos. Sob pressão mantenha a calma e trate a todos de modo construtivo.
  2. Tente coisas novas, como projetos de novos produtos ou serviços. Envolva-se em atividades que permitam o desenvolvimento de novas habilidades. Ouça muito, aprenda o novo, tenha curiosidade e flexibilidade para aceitar as mudanças.
  3. Passe confiança aos seus liderados, mesmo que a situação seja desconfortável e desfavorável. Você deve inspirar e usar seus talentos para buscar a melhor solução.
  4. Reflita sobre uma perspectiva isenta, analisando todos os aspectos da situação por mais complexa que ela seja.

Sendo você mulher e já tendo um longo caminho percorrido ou não, saiba que cabe a você fazer acontecer em sua carreira. Muitas mulheres como você e eu, batalharam para que tivéssemos uma oportunidade de estudar e se preparar para encarar em pé de igualdade com os homens. Então sigamos em frente, pois ainda temos muita estrada para percorrer, mas já sabemos que podemos conquistar o que quisermos.

Ah e se quiser saber mais como ser uma boa gestora e desenvolver sua liderança com maestria, marque uma conversa comigo aqui.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

liderança - 3

Imagem: The Fearless Girl / Divulgação

@ load more