Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ter o controle do limite do cartão de crédito é essencial para você evitar futuras dívidas.

Em algumas situações de emergência, você tem a liberdade de usar o limite do cartão de crédito. Ele pode ser um verdadeiro ‘salvador’ nesses momentos, mas também tem o poder de gerar dívidas ao estourar o limite permitido. Se isso acontecer, não se desespere porque há como resolver esse problema.

O que fazer nessa situação?

O primeiro conselho é manter a calma, não tome nenhuma decisão por impulso ou sem pensar. O segundo é conhecer muito bem o limite do cartão de crédito e ter um planejamento financeiro que auxilie a não atingir o valor por completo.

Vale destacar que as dívidas do cartão podem acumular juros altos de até 15%, dependendo de alguns bancos e operadoras. Por isso, se organize previamente para não entrar nessa espiral de gastos.

Dicas sobre o limite do cartão de crédito

Preparamos algumas dicas interessantes que você pode aplicar numa situação como essa:

Evite fazer empréstimo

Uma das piores escolhas para quitar as dívidas é fazer um empréstimo, porque você sai de um problema para entrar em outro. Opte por ter uma reserva de emergência que vai ajudar a equilibrar as contas pessoais.

Contudo, você também tem a chance de investir numa renda extra. Avalie quais são as opções que se encaixam no seu perfil e inicie essa jornada.

Use dinheiro nas compras

A regra é clara: a partir do momento que estourar o limite do cartão de crédito, pare de usá-lo. Prefira comprar com dinheiro, pois o risco é menor de se endividar no futuro.

Outra dica importante é fazer o pagamento integral da dívida, quando chegar nessa situação. Evite realizar parcelamentos da fatura ou pagamentos mínimos, pois os juros também serão altos.

Mantenha suas informações atualizadas

Uma parte importante também é deixar seus dados atualizados. Isso se aplica quando você abre uma conta e comprova sua renda. Ela fica registrada no sistema da instituição financeira e todas as aprovações de produto de crédito têm como base essa informação.

Portanto, se a sua renda fixa aumentar você tem que fornecer essa atualização. Dessa forma, o banco vai ter um melhor conhecimento da sua capacidade financeira. Ou seja, seu limite do cartão de crédito pode ser maior.

Opte pela transferência do limite

Você sabia que dá para transferir o valor aprovado em outros produtos que podem compor o limite do cartão de crédito? Mas primeiro, verifique se o seu banco oferece essa possibilidade.

Vale lembrar que você não precisa transferir todo o limite para o seu cartão. Uma alternativa vantajosa é dividir o crédito com outros itens como, por exemplo, o cheque especial.

Não solicite outro cartão de crédito

Lembre-se que não há necessidade de adquirir outro cartão de crédito só porque o atual estourou no limite. Procure não ficar dependente desse produto para não utilizá-lo em excesso.

Apesar dos pontos negativos, leve essa experiência como um aprendizado para a vida. Tenha a consciência de que qualquer produto ou serviço financeiro deve ser usado com muita responsabilidade e cautela.

Anote essas dicas e compartilhe com mais pessoas que passam por esse momento. Até mais!

@ load more