Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Procurando sugestões de livros para ler no inverno? Então chega mais!

Já diria nosso querido Djavan que um dia frio pede um bom lugar para ler um livro, não é mesmo? Eu, como grande fã de temperaturas baixas e boa literatura, não poderia deixar de concordar com ele!

E para que você tenha um inverno tão agradável quanto o meu, resolvi listar 4 livros para ler no inverno, daqueles que merecem ser devorados, de preferência com a companhia de um cobertor e uma guloseima. ?

Confira abaixo uma pequena resenha de cada um dos livros dignos de serem devorados.

Livros para ler no inverno

livros para ler no inverno - 2

1. ORGULHO E PRECONCEITO – JANE AUSTEN

Jane Austen sempre construindo mulheres fortes e homens admiráveis.

Se você está procurando um clássico, um romance arrebatador, uma história de família ou um uma comédia dramática de época, este livro é uma ótima escolha!

Jane Austen segue construindo mulheres fortes, inteligentes, além de seu tempo e homens leais, sinceros e admiráveis. Este livro é delicioso de ler e, ao meu ver, demonstra como nenhuma outra obra a escritora maravilhosa que Jane Austen é. Os personagens são muito bem construídos e é possível sentir a coerência da imagem que cada um deve passar ao ler cada diálogo.

Elizabeth (Lizzy para os íntimos) é o tipo de garota que eu gostaria de ser se tivesse vivido naquela época. Possui um humor inteligente, é sincera, determinada e, mesmo sabendo que o casamento é a única forma de garantir um bom futuro, não se atira para qualquer homem, nem sai aceitando propostas de casamento que não a farão feliz amorosamente.

Mr. Darcy é um homem que, a princípio, desperta pouca (ou nenhuma) simpatia, mas as circunstâncias vão mostrando que a primeira impressão não necessariamente é a que fica, de modo que suas qualidades e seu caráter são construídos e enaltecidos no decorrer do livro, até que no final é quase impossível não gostar dele.

Este personagem, a meu ver, é o tipo de homem ideal não só daquela época, mas dos dias de hoje também. Isso se dá pelo estilo “príncipe” da vida real: contém qualidades, um caráter exemplar, mas também com alguns defeitos e em busca de se tornar uma pessoa melhor.

Um bom romance que segue atual mesmo nos dias de hoje. É para aquecer o coração mesmo no inverno mais rigoroso.

2. COLUNA DE FOGO – KEN FOLLETT

Ótima porta de entrada para conhecer este autor

Mesmo sendo continuação de “Os pilares da Terra” e “Mundo sem fim”, este foi o primeiro livro de Ken Follett que eu li e consegui aproveitá-lo sem nenhum contratempo.

Decidi começar por ele porque o contexto histórico me interessa muito: a trama acontece com o pano de fundo dos conflitos religiosos entre católicos e protestantes na Europa em 1558.

O livro mescla ficção com realidade, e é muito fiel à história da Monarquia de países como Inglaterra, França, Espanha e Escócia, contando detalhes sobre o reinado da Rainha Elizabeth e Rainha Maria Stuart da Escócia, entre outros.

Além disso, o romance que acontece neste contexto é muito envolvedor, com personagens marcantes e muito fortes. Meu coração é todo daquelas personagens fortes como Sylvie, Margery e Alice, além de Ned e Barney, obviamente. Mostra todos os lados de uma mesma situação e te envolve do começo ao fim.

Mesmo tendo mais de 800 páginas, li tão rápido que até estranhei. O autor faz jus à sua fama: sabe envolver, contar capítulos importantes da história mundial de forma simples e, ao mesmo tempo, muito impactante. Recomendo muito e com certeza lerei mais obras de Ken Follett.

3. A LIVRARIA MÁGICA DE PARIS – NINA GEORGE

De fato, uma carta de amor aos livros

Esse livro é um presente para a alma. É poesia. É feito para degustar. Ele é um queijo fino, saboroso, que fica melhor se ingerido aos pedacinhos para apreciar cada mordida.

Ele ficou por muito tempo na minha lista, desde que uma amiga postou uma das muitas frases impactantes contidas durante a história. Normalmente, histórias de amor são narradas por mulheres, mas esta é narrada pelo quero Jean Perdu. Eu fico imaginando o quanto adoraria conhecê-lo pessoalmente.

Um livro para apreciar cada frase, por menor que seja. Que no todo ainda se completa com uma história fascinante. É recheado de momentos lindos, que apertam o coração pela beleza das palavras e pela realidade descrita.

Ao ler, preste atenção na carta que Perdu envia para Catherine: amor comum e real, não aquele conto de fadas batido água com açúcar que vemos em muitos romances por aí. Não deixe de ver as receitas francesas contidas do final!

4. MATEM O PRESIDENTE – SAM BOURNE

Uma ótima aventura, impossível parar de ler

De todos os livros para ler no inverno, este me prendeu desde o primeiro capítulo, tanto porque já começa com pura ação, quanto pela facilidade da narrativa. É um ótimo suspense, ao estilo de escrita meio Dan Brown em “Fortaleza Digital” (outro livro que adoro).

Fica fácil de associar MUITAS partes da história com a realidade presidencial dos EUA, tanto que o presidente nem nome tem na trama, ficando à cargo da imaginação do leitor.

Algumas partes foram óbvias, outras surpreendentes, mas no geral é uma leitura gostosa, eletrizante, prazerosa, daquelas que você devora em pouco tempo porque quer saber logo o que está por vir!

Que estas leituras façam do seu inverno – ou de qualquer outra estação – uma época mais quente, produtiva e feliz. ❤️

Imagem: Reprodução / Orgulho e Preconceito


E aí gostou das sugestões de livros para ler no inverno? Que tal comentar suas sugestões aqui no Clube?

@ load more