Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você pode ver a primeira parte das maiores mentiras sobre dietas aqui.

Maiores mentiras sobre dietas parte 2

Mentira n° 7: “Um corpo magro vai fazer você ser feliz”

mentiras sobre dietas - 7

Sem chance

Ahhhhh (suspiros), se a felicidade tivesse UMA fórmula… imagina!

Eu não questiono que muitas pessoas se sentem mais leves, satisfeitas e autoconfiantes quando emagrecem. Mas não porque ser magra traga tudo isso – se fosse assim, todas as pessoas magras do mundo seriam necessariamente felizes – mas porque atingir o objetivo culturalmente estabelecido traz felicidade temporária.

Não é o emagrecimento que traz esta felicidade momentânea, mas a satisfação de atingir uma meta socialmente estabelecida como necessária.

E mais uma vez a indústria de dietas é muito inteligente e sagaz quando vende a ideia de que você finalmente vai poder começar a viver e ser saudável quando você perder peso. Não é um ótimo motivo pra seguir quantas dietas forem necessárias? Estou falando que esse povo manda bem na construção dessa ilusão: emagreça e retire aqui sua permissão para ser eternamente feliz e saudável (sim, apenas por “ser magra”, você ganha o bônus vida feliz).

Acontece que a vida acontece agora. Estava acontecendo antes e está acontecendo enquanto você lê esse texto. E vai continuar acontecendo. Independente do seu peso.

E a vida não está preocupada com sua massa corporal e nem se você está confundindo seu valor como ser humano com a quantidade de comida que você ingere.

A vida está te esperando.

Mentira n° 8: “Dietas fazem bem para o corpo e o ajudam a funcionar melhor”

mentiras sobre dietas - 8

Muita gente “reclama” do metabolismo. E eu até entendo, na real a gente fica querendo encontrar uma justificativa para os “fracassos” sucessivos e tá tudo bem.

Mais aqui vai uma micro aula básica sobre metabolismo: esse é o sistema do seu corpo pra regular a energia que ele usa e se manter equilibrado. E, olha, nosso corpo manda muito bem nisso, viu. Mas daí… a mentalidade de dietas entra em ação e a gente achar que tem que controlar (obsessivamente!) o que come e isso necessariamente gera compulsão alimentar.

Quando essa gangorra de restrição e compulsão começa a acontecer, pronto, o coitado do metabolismo fica doidinho. Ele não sabe mais quando e quanto de comida vai receber e muito menos como equilibrar tudo isso.

Seu metabolismo desacelera pra poder preservar energia, já que você está literalmente o atacando e ele está tentando se defender deste ataque.

As dietas impactam o metabolismo de uma forma muito, muito, muito negativa. E aí você fica achando que o problema é seu metabolismo quando na verdade, foi justamente o fato de ignorar seu corpo traz muitos prejuízos.

O efeito sanfona sobrecarrega sua saúde física, mental e emocional (me pergunta como eu sei disso…). E essa parte que eu vou te contar agora, é mais uma que ninguém conta: a longo prazo, o resultado certo de fazer dieta restritiva é engordar.

Mentira n° 9: “Dietas fazem você ser sua melhor versão”

mentiras sobre dietas - 9

Sua melhor versão é a SUA melhor versão. Me diz aí, qual é ela? Você sabe?! Como e onde você gostaria de estar? Mesmo que você não esteja lá ainda, você sabe pra onde está indo? Sua melhor versão é se comparar com você mesma há 6 meses, um, dois anos atrás. Eu me via ano após ano correndo atrás do mesmo objetivo e não estava sendo minha melhor versão nunca.

As dietas confundem nossa relação com a realidade. Se a gente continua acreditando na ideia de que precisa emagrecer pra ter permissão de ser feliz, você não vive a vida que tem, nem sonha com a que deseja.

E como viver no presente e construir uma vida feliz quando nossa atenção e energia estão sempre voltadas ao corpo e alimentação, como se só isso importasse?

Alimentação e saúde são importantíssimos, mas devem ocupar apenas uma porcentagem da nossa preocupação diária. O resto do nosso foco, deve ir pro nosso autocuidado, sucesso profissional, espiritualidade, família, relacionamentos amorosos e interpessoais, viagens, metas, bem-estar, diversão, conhecimento, conexão corpo-mente-espírito e muito mais. Existe muito mais na vida do que só alimentação.

Mentira n° 10: “Se você não estiver o tempo todo preocupada com comida, vai engordar”

mentiras sobre dietas - 10

Juro pra você que tem gente que nem imagina que é possível viver sem dietas. E se preocupar o tempo todo com comida talvez essa seja uma das maiores mentiras sobre dietas que já te contaram.

Essa ideia maluca de controlar a alimentação o tempo todo está tão interiorizada na nossa cultura que virou sinônimo de “saúde e bem estar”. E como você já deve ter percebido, dieta é sinônimo de manipulação, medo, vergonha, culpa, submissão, sensação de fracasso e, claro, nada disso chega perto de bem-estar e saúde. Fazer dieta nos machuca individual e culturalmente.

Eu não sei como você está se sentindo ao ler esse texto. Eu estou sentindo muitas coisas.

Como uma sobrevivente desse mundo, eu sinto um misto de revolta por ter sido enganada por tanto tempo e gratidão por finalmente ter me libertado disso tudo.

Quem ainda vive na mentalidade de dietas, não vê muita coisa fora números – de manequim, da balança, calorias e gramas de gordura ou carboidrato. Vivem num mundo de julgamentos “é demais, não é o suficiente, exagerou, podia ser melhor, tem que ter mais força de vontade”, tem que se sentir um lixo por muito tempo, se privar e se odiar pra, quem sabe, “merecer” ser magra. Tem que sofrer bastante pra ter sucesso, dizem.

Mas não importa o que se faça, nunca é suficiente, a gente tá sempre insatisfeita e esperando. Esperando o dia em que o corpo vai estar perfeito, a alimentação 100% equilibrada, autoestima inabalável, coelhinho da Páscoa e Papai Noel…

mentiras sobre dietas - 11

Viver de dieta é viver constantemente se sentindo presa, encurralada. É uma obsessão. Fixação. Ser enterrada viva. Cada minuto do nosso dia pensando em peso e comida. Viver com o peso que a gente acha que tem no corpo e o peso das emoções que as dietas trazem. Antes do Não é dieta, é VIDA, eu não tinha consciência de que vivia assim, não sabia que dava pra ser diferente e não tinha ideia do que fazer pra mudar além de “emagrecer e ser feliz pra sempre”.

Mas depois de ler esse texto, você sabe que não está sozinha, que “o problema” não é – e nunca foi – você e que não dá mais pra continuar se criticando e forçando a barra pra mudar. Como pode alguém se machucar e se odiar durante uma jornada pra no final aprender a se amar e se aceitar? Não é mudando que você passa a se amar e se aceitar. É se aceitando e aprendendo a se amar que a gente muda.

Agora você sabe e é muito importante decidir o que você vai fazer com todas essas informações. Com certeza, não deve ser ir para o lado oposto da restrição, liberar geral e comer tudo que vê pela frente de qualquer jeito. Claro que não. Existem alternativas, existe o caminho do meio. E é isso que eu faço todos os dias, eu ajudo mulheres a se libertar da mentalidade de dietas e encontrar uma forma natural, consciente e intuitiva de se alimentar e de viver. Não é mágica, não tem milagre, não é um botão liga/desliga mas é a melhor coisa que você pode fazer por você nessa vida.

E você sabe que não dá mais pra viver assim, que você não está dando seu melhor e vivendo todo seu potencial. Você sabe. E tá tudo bem se você não sabe como fazer diferente e nem por onde começar. Mas como dizem por aí, insistir na mesma coisa esperando um resultado diferente é loucura. E seu valor é muito maior do que qualquer um dos números que nos impõem. Invista em você, não na indústria de US$ 64 bilhões, não nessas mentiras sobre dietas. Coloque você (e não a comida) no centro da sua vida. Você merece!

Imagem: Pexels


Agora que você já conhece todas as mentiras sobre dietas, que tal ajudar alguém no clube?

@ load more