Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A maioria dos profissionais há de concordar que já acabou aquela época em que passar mais tempo no escritório do que em casa era pré-requisito para ser um bom profissional com bastante eficiência no trabalho.

eficiência no trabalho

Na verdade, existe um movimento totalmente contrário, muito ressaltado através de pesquisas organizacionais, comprovando a maior eficiência de funcionários que possuem vida social ativa, praticam atividades extracurriculares, desenvolvem hobbies, passam tempo com a família, se alimentam corretamente e vivem suas vidas além do ambiente corporativo.

É a união do útil ao agradável, não é mesmo?

Enquanto as empresas buscam por profissionais eficientes, os profissionais sonham com um emprego onde consigam conciliar as outras áreas da vida de uma forma minimamente equilibrada. O mesmo acontece com as funções que permitem o tão aspirado Home Office – é a chance de trabalhar nos seus horários, determinar sua rotina e não gastar tanto tempo se deslocando entre a casa e o escritório.

Não tenho dúvidas de que estes atuais cenários são maravilhosos, porém, obviamente, tudo isso tem um preço. Estes tipos de rotinas só funcionam quando a palavra EFICIÊNCIA se torna tão bonita na prática quanto é no papel.

Mas como ser eficiente se você pretende trabalhar poucas horas, se dedicar à outras atividades e, em alguns casos, trabalhar em um ambiente informal – como em sua própria casa?

A boa notícia é que para ser eficiente no trabalho, você pode se apropriar de alguns truques que te farão ganhar tempo e ser mais assertiva nas tarefas que realiza, independente do tempo de dedicação.

A regra é bem simples:

Ao invés de usar 2 horas para concluir uma tarefa com concentração média, preciso trabalhar 1 hora no mais alto nível de concentração e sem interrupções. Desta forma, “ganharei” a outra hora de brinde para dedicar minha energia à outras tarefas, sejam elas relacionadas ao trabalho ou não.

O principal foco é a famosa ATENÇÃO PLENA. É por isso que vemos tantos executivos se dedicando à yoga e outras formas de atividades que ressaltam o foco e a concentração no momento presente.

Aqui vão 5 dicas para melhorar sua concentração e garantir a eficiência necessária para que você passe a ter um controle das suas tarefas e faça com que sua vida e sua empresa saiam ganhando.

1. Separe um tempo para se programar para o dia seguinte

A falta de planejamento é um dos grandes problemas que toma o nosso tempo e nos faz perder o foco. Um ponto crucial é a energia que gastamos para tentarmos ser produtivas durante o “olho do furacão”.

É por isso que gastar alguns minutos toda noite para programar o dia seguinte pode te dar uma expectativa de como será o andamento das suas tarefas. Assim, você pode sempre remanejar algo, se precisar, programar as roupas mais adequadas para seus compromissos, os horários que terá para se alimentar, marcar um happy hour ou até mesmo um momento para descansar e etc.

O resultado: menos energia desperdiçada tentando fazer tudo ao mesmo tempo, menos imprevistos e mais tranquilidade ao saber que você não esquecerá de nada. Afinal, tudo está anotado para que você se lembre das tarefas com antececência.

2. Otimize os pequenos intervalos da sua agenda

Sabe aquela meia horinha entre uma reunião e outra? Ou o tempo de espera para ser atendida na dentista? São ótimos momentos para terminar o capítulo de um livro, para redigir a introdução da monografia, para criar o roteiro daquela apresentação em público e por aí vai.

Assim, você evita acumular pequenas tarefas que podem te sobrecarregar quando vão chegando as próximas ao prazo final.

 3. Responda e-mails e mensagens em blocos de tempo

eficiência no trabalho

Existem algumas tarefas que exigem concentração, tais como preparar um relatório, revisar uma apresentação, fechar cálculos financeiros e etc. Diversos erros podem ser evitados se nos concentrarmos 100% nestas execuções. Por isso, o ideal é que você só pare para checar o celular e o e-mail ao termina-las.

Porém, se sua função não permite que se abstenha destas ferramentas por longos períodos, você pode se programar para realizar as tarefas de concentração por 30 minutos e checar as atualizações de mensagens durante 10 minutos.

Assim, você não negligencia quem tenta entrar em contato, mas não deixa isso atrapalhar a produtividade do que precisa realizar ao longo do dia.

4. Seja mais objetiva

Todos concordamos que educação é um ponto mandatório independente da função exercida. Porém, existe uma grande diferença entre ser educado e perder tempo com cordialidades desnecessárias. Tente sempre manter a objetividade nas suas relações, falando o que precisa ser dito, decidindo sem pestanejar e sem perder o foco na resolução do problema.

Não perca tempo em conversas desnecessárias, em discorrer assuntos além da pauta e, principalmente, em fofocas e conversas paralelas.

Claro que não estou falando para abolir as comunicações relacionadas ao networking, porque esta é uma estratégia que pode te render bons frutos no futuro. Porém, pense sempre se você está cumprindo suas funções e plantando bons relacionamentos, ou apenas se comunicando para passar o tempo.

5. Faça a informação trabalhar a seu favor

Gerar um sistema para se manter informado é a forma mais eficaz de ficar antenado sem perder o dia com isso. Crie um e-mail somente para receber newsletters dos assuntos que mais te interessam, faça uma limpa no seu perfil do Twitter e dê prioridade aos canais que podem te atualizar sobre tudo em 120 caracteres. Utilize feeds customizáveis no seu smartphone, ative notificações daquele aplicativo de notícias preferidas e por aí vai.

As formas são infinitas. O importante é usar a tecnologia ao seu favor. Afinal, já passamos da época em que a mídia vinha até a gente. Agora o processo é o contrário: nós consumimos aquilo que realmente queremos e que mais nos importa.

Agora que o carnaval acabou e o ano, de fato, começou, que tal colocar a eficiência no trabalho em prática com estas dicas? Não deixe de compartilhar com aquela amiga que vive se enrolando com as entregas no trabalho e nunca está disponível para um encontro com você. Quem sabe não é de mais organização que ela precisa?! 🙂

Imagem: Pexels

eficiência no trabalho


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more