6 coisas que você precisa saber sobre mandar currículo para o primeiro emprego

Você conseguiu: passou pelo martírio que são o Enem e o Vestibular e conseguiu uma vaga na faculdade que você queria. Agora vem a segunda parte: ir atrás de um estágio ou primeiro emprego. A parte mais chata – e mais careta, vamos combinar – é montar um currículo que tenha a ver com você e com as suas experiências até agora, e não se preocupe, a gente sabe que não foram muitas.
Ainda mais do que montar um currículo é prestar atenção no que a empresa está buscando. Na hora de procurar um primeiro emprego, é super normal a gente ficar nervosa e não ter ideia do que escrever no e-mail (as pessoas ainda fazem carta de apresentação?) e até se embananar um pouco. O primeiro conselho que a gente pode dar, nesse caso, é sempre calma: não faça nada com pressa. No mais, siga as dicas a seguir para conseguir de primeira aquele trampo que você precisa (e quer, claro!):
Tudo o que você precisa para mandar currículos para o primeiro emprego:
1.Leia a descrição da vaga
Eu sei que parece óbvio, mas fica comigo nessa: no desespero, na pressa, a gente sempre ‘passa o olho’ em cima de um anúncio, acha que vale para a gente e já sai mandando currículo. O problema é que quando uma empresa procura um estagiário ou empregado fixo, eles têm um perfil em mente. Leia o anúncio com atenção e tenha certeza que você faz parte desse perfil antes de mandar o seu CV. Não vale se candidatar à um trampo que é em São Paulo se você mora no Rio ou que pede inglês fluente se você não sabe falar a língua.
2.Releia o seu currículo mil vezes antes de enviar
Talvez a pior coisa para quem está procurando um primeiro emprego (ou qualquer trabalho, na verdade) é enviar um currículo com erro de português. Se você já leu mil vezes e acha que está tudo ok, é sempre válido mandar para uma amiga ou até uma professora com quem você tenha mais intimidade para checar se está tudo ok. Prevenir é sempre o melhor remédio.
3.Não esqueça o anexo!
O deslize mais comum na hora de mandar um e-mail para uma vaga: esquecer de anexar o CV. Essa é a hora em que você aumenta a sua atenção em um milhão e garante que o anexo está lá antes de apertar ‘Enviar’. O meu truque é sempre colocar o anexo antes de escrever o corpo do e-mail e colocar o endereço do remetente. Isso diminui as chances de eu mandar a mensagem sem colocar o bendito na mensagem também.
4.Pense no e-mail como a sua apresentação
Se as pessoas ainda leem cartas de apresentação ou não (aquelas que vão junto com o seu currículo) é um mistério, mas, com certeza, elas vão ler o seu e-mail. Então, se o objetivo é conseguir o primeiro emprego, a sua mensagem tem que traduzir isso: ela precisa ser profissional e, acima de tudo, formal. Nada de ‘Oioi, td bom?’ ou então de mandar só um ‘segue cv’ tudo em minúsculo e mais nada. Isso diminui as suas chances em um milhão. Pense assim: você escreveria um e-mail assim para a pessoa que você mais admira no mundo? Provavelmente não, né? Então comece com um ‘Olá, bom dia / boa tarde! Meu nome é….’. Se apresente mesmo, fale resumidamente sobre o curso e o semestre que você está cursando, experiências que você já teve e se sabe falar alguma língua além do português. Termine com um ‘Obrigado pela atenção’ e o seu nome completo e… Pronto! A mensagem estará nos trinques.
5.Revise mais mil vezes!
Aqui, é o mesmo esquema do seu currículo: leia e releia o e-mail e fique atenta para possíveis errinhos de português, como erros de digitação, espaços antes de pontuação e até concordância ou crase. Na dúvida, mais uma vez mande para uma amiga ou professor reler o email e dar os toques finais.
6.Peça um feedback
Feedback é quando você faz um trabalho, manda uma mensagem ou e-mail profissional e pede uma opinião da outra pessoa sobre como você se apresentou ou como o trabalho ficou, no final. É uma forma de saber onde você pode melhorar, entende? Se você mandou um currículo para uma empresa, espere alguns dias (pelo menos três) e mande uma segunda mensagem perguntando como anda o processo seletivo e reforçando que você tem muito interesse na vaga. Comece uma conversa e pergunte como você pode melhorar a sua apresentação (caso você não tenha conseguido a vaga) ou então como você pode se desenvolver mais nesse trabalho (caso tenha conseguido!). Não tenha medo do feedback e fique de mente aberta para aceitar críticas construtivas e melhorar cada vez mais.
E mais, não desanime: procurar um primeiro emprego é, si mesma, uma experiência. Tenha paciência, foque no que você quer e tente! Preste atenção nos detalhes e não se deixe abater pelas negativas, a empresa quer sempre encontrar o funcionário perfeito para o que eles precisam. Existe, sim, uma vaga ideal para você!
Imagem: Reprodução / O Diabo Veste Prada