Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você já sentiu a necessidade de aliviar o estresse no seu dia a dia? E já percebeu também que muito desse nervoso tem relação com o seu trabalho? Pois é, a gente vive buscando formas de ter uma rotina profissional mais leve, mas a verdade é que isso só acontece quando a gente para alguns minutos para entender exatamente como os nossos dias transcorrem e quais são os nossos pontos mais problemáticos.

Principalmente porque, você vai perceber, que não é o seu trabalho, especificamente, que causa esse estresse, mas a forma como você lida com ele na sua rotina. Segundo a endocrinologista Dra. Paula Pires, as pessoas buscam aliviar o estresse porque têm “longas horas de trabalho, sem pausas para realização de uma alimentação saudável, para atividade física regular ou para horas de sono restaurador”, explica.

Prestar atenção nos seus níveis de estresse e, claro, cuidar para reverter essa situação é importante para a sua saúde como um todo. A Dra. Paula explica que a falta dessa manutenção tem sérios efeito na sua saúde mental e física: “O estresse crônico eleva os níveis de hormônios como cortisol e adrenalina o que a longo prazo pode aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes, assim como o ganho de peso e insônia”.

Você já deve ter imaginado que a organização é uma das melhores ferramentas para aliviar o estresse que você acumula com o trabalho. E é verdade, a Dra. Paula explica que manter hábitos de organização é a melhor maneira de inserir no dia a dia os 4 pilares de uma vida saudável, que ligam alimentação saudável, sono reparador, ingestão diária de água e atividades físicas.

Além disso, buscar a orientação de um profissional é sempre importante. Se você sentir que o seu estresse está fora de controle, busque ajuda e orientação médica – só um médico vai saber exatamente qual o melhor tratamento para você.

Ainda assim, selecionamos algumas dicas que você pode colocar em prática ainda hoje para ajudar a aliviar o estresse, olha só:

1.Faça uma bateria de ligações para marcar compromissos

Ao invés de separar alguns minutos ao longo do dia para fazer várias ligações diferentes, faça todas elas de uma vez só. Ligue para os médicos, salão de beleza, marque compromissos, reuniões, tudo em uma única sessão, antes mesmo de começar o seu trabalho. Assim, você já tira essas pequenas pendências da frente.

2.Preste atenção no tipo de mídia que você consome

Ler notícias antes de dormir pode deixar você nervosa e estressada, assim como passar horas vendo o feed do Instagram e sentindo que você tem uma vida menos importante do que a das pessoas que publicaram aquelas imagens. Use o momento antes de dormir para relaxar e tirar as preocupações da cabeça. Leia um livro,medite alguns minutos, e acalme a sua mente antes de dormir.

3.Separe as suas roupas um dia antes

Ao invés de deixar para arrumar as suas roupas de trabalho na correria da manhã, quando você equilibra tomar banho com preparar o café da manhã, pense nisso com antecedência, antes de dormir. Separe alguns minutos para você já escolher as roupas que vai usar e diminuir o tempo gasto correndo de um lado para o outro de manhã.

4.Faça uma sessão de responder e-mails

Assim como com as suas ligações, separe uma hora ou menos do seu dia para responder vários e-mails de uma vez. E vá com calma – as pessoas vão responder você de volta, mas isso não significa que você precisa ficar obcecada com responder os e-mails assim que eles chegam. Separa horários do seu dia para cumprir essa tarefa e respire fundo no meio tempo – se alguém mandar um e-mail urgente, com certeza você vai saber por outras vias também. Leve o seu tempo para responder cada mensagem, ok?

5.Reveja a sua semana de trabalho

Pense com carinho se você está utilizando o seu tempo da melhor maneira possível e se é possível você delegar tarefas para outras pessoas – ou pedir ajuda dos seus superiores. Às vezes, pensamos que somos obrigados a fazer alguma coisa porque nos foi passado por um superior. Mas isso não é verdade. Reveja os seus dias de trabalho, peça ajuda se necessário e perceba se existem tarefas que você pode repassar para outras pessoas.

6.Pare para tomar um café

A gente sempre vai reforçar a importância de você fazer pausas durante o dia de trabalho. Estabeleça horários de pausa para tomar um café, um chá ou para dar uma volta no quarteirão. Aliviar o estresse tem muito a ver com saber desconectar de tempos em tempos e deixar a cabeça clarear.

7.Acima de tudo, agradeça

Faça um diário da gratidão, e lembre de escrever, todas as noites, coisas pelas quais você é grata. Qualquer que seja, é importante reconhecer que essas coisas existem e que você consegue ver no seu dia momentos de gratidão, isso vai ajudar a mudar a sua visão e olhar para as coisas de uma maneira diferente.

Foto de capa: StockSnap

@ load more