Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Olhos bem marcados com delineado preto geométrico e contraste com tons de azul ou verde. Essa é a imagem principal associada à maquiagem egípcia e de Cleópatra, a lendária rainha do Egito. 

maquiagem-egipcia
Foto: Amanda Louise

Fonte de admiração e inspiração para fantasias e até mesmo looks editoriais ou adaptados para o dia a dia, a maquiagem egipcia feminina, e especialmente de Cleópatra, foi eternizada nas telonas pela atriz e ícone hollywoodiano Elizabeth Taylor, em seu papel como a rainha no clássico filme “Cleópatra”, em 1963.

Breve história

Se engana quem pensa que a maquiagem e os cosméticos no Egito Antigo eram exclusividade das mulheres. A maquiagem egípcia masculina era uma prática comum e tinha razões médicas!

Produzidos a partir de materiais como o chumbo, galena, magnésio e malaquita incorporados à óleos, as maquiagens e cosméticos ajudavam na prevenção de infecções oftalmológicas e também na proteção solar, por exemplo. Quem diria, né?

É por esse motivo que os homens trabalhadores do Egito Antigo também aparecem retratados com maquiagem nas pinturas, perpetuando uma imagem de vaidade da antiga civilização (que projeta influência até os dias atuais). 

Passo a passo da maquiagem egípcia 

Para fazer uma maquiagem egípcia, o segredo é investir em um delineado marcante e contrastante com sombras em tonalidades de verde ou azul. Para ajudar nessa tarefa, confira esse passo a passo que preparei com dicas de como conquistar o delineado egípcio que você sempre desejou:

1. Preparação de pele

Uma pele bem preparada é a chave de uma maquiagem bonita e bem acabada. Para isso, antes de receber os produtos, limpe e hidrate o seu rosto. Utilize sua base e corretivo de costume. 

A maquiagem de egípcia é uma boa oportunidade, também, para testar acabamentos menos opacos na pele. Uma textura mais glow (como na foto abaixo) combina com esse tipo de beleza e remete aos produtos a base de óleo usados na antiguidade pelos povos egípcios. 

pele-glow
Fonte: Fabiana Justus

2. Olhos

Os olhos marcantes são a assinatura que tornaram a maquiagem de Cleópatra inconfundível. O primeiro passo a ser trabalhado nessa área é o preenchimento das sobrancelhas, marcando-as. Atenção: sempre tomando MUITO cuidado para não deixá-las caricatas. 

Para a parte da sombra e do delineado, uma ótima dica é a demarcação com uma fita do canto externo do olho até a sobrancelha. Dessa maneira, os pigmentos depositados na pálpebra e o formato do traçado serão mais controlados (ao terminar, é só retirar a fita e pronto! Delineado perfeito. \o/)

Fonte: Olho de Borboleta

Esfume a sombra escolhida por toda a pálpebra. Em seguida, utilize um pincel mais fino com uma sombra marrom de tom mais quente para marcar o côncavo. 

Aplique, depois, sombras nas cores azul, amarelo e/ou  dourado. Utilize um pincel de cerdas fofas para esfumar as sombras da pálpebra e o marrom do côncavo.

Em seguida, é hora do delineado. Neste caso, a prática pode ajudar, mas os delineadores em gel podem ser mais fáceis de controlar o traço. Use a fita como guia para fazer um gatinho alongado próximo à sobrancelha e puxe o delineado até o canto interno do olho, rente tanto aos cílios superiores quanto inferiores.

Una o delineado superior e inferior com um gatinho menor no canto interno. Em seguida, retire a fita e engrosse o gatinho exterior com uma ponta quadrada, tornando-o geométrico. Finalize os olhos iluminando abaixo da sobrancelha e aplicando a máscara de cílios ou cílios postiços, se preferir.

maquiagem-egipcia
Fonte: Makebiz

Você pode, ainda, usar um pouco de criatividade e fazer diversos desenhos diferentes com o delineador, para dar ainda mais personalidade a sua maquiagem egípcia. Veja alguns exemplos:

maquiagem-egipcia
Fonte: Pinterest

3. Acabamento

Finalize a pele com um bronzer ou blush mais amarronzado e um iluminador nas têmporas. A cor do batom pode variar de acordo com a dramaticidade desejada no look. Os olhos marcantes podem ser evidenciados com um batom mais nude ou então complementados com um tom mais quente na boca, como o vermelho.

Prontinho! Make finalizada e você pronta para arrasar!

maquiagem-egipcia

[Dica Bônus] Faça um curso online de maquiagem e trabalhe como maquiadora!

Você pode aprender DEZENAS de outras dicas e inspirações de maquiagem fazendo um curso online de maquiagem e em vídeo que emita certificado! Essa é uma ótima oportunidade para mulheres que desejam uma renda extra ou para quem ama maquiagem e sempre sonhou em trabalhar como maquiadora.

Além de cursos online serem muito mais cômodos, já que você pode concluí-los de qualquer lugar (até da sua cama), os valores costumam ser bemmm mais acessíveis se comparados aos cursos presenciais (mesmo possuindo a mesma força, já que ambos emitem certificado  de conclusão).

Quer saber mais e aprender a fazer não só a maquiagem egípcia com uma explicação detalhada e em vídeo, mas também:

  • maquiagem “bronzeado”; 
  • maquiagem para ficar bem na selfie;
  • maquiagem dark/rock;
  • técnica de contorno 3D sombra degradê e muitas outras!

Então acesse esse texto aqui e confira todos os benefícios de seguir a carreira de maquiadora, além da minha indicação do melhor curso online de maquiagem!

Comece o quanto antes a trabalhar com o que você ama!

Fonte: Truques de maquiagem

E aí, ficou inspirada para ousar na make egípcia com esse tutorial? Conte aqui nos comentários! E aproveite para compartilhar as dicas em suas redes sociais. Espero que curtam a indicação e que tenham gostado do artigo! Até a próxima. <3

@ load more