Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Alguma vez você já tentou usar a maquiagem de alguma amiga e o resultado não ficou tão legal? O batom não combinou, ou a sombra não deu um efeito incrível? Isso acontece porque o tom e o tipo da pele influenciam muito no resultado final da make, e por isso é importante entender o que combina mais com você.

Mas como fazer isso e não errar mais na maquiagem?

Primeiro, você precisa identificar o seu tipo de pele. Também existem outros truques infalíveis que uma iniciante de maquiagem precisa saber, mas essa é uma dica essencial. São basicamente três: oleosa, seca ou mista. Veja qual maquiagem combina mais com cada uma delas!

maquiagem ideal - 1

Maquiagem ideal para cada tipo de pele:

1. Pele Seca

Para quem tem a pele seca, o mais recomendado é usar produtos mais cremosos, que ajudarão a mantê-la hidratada. Vale usar uma base mais encorpada, mais grossa e com mais silicone na sua composição.

Outra dica importante é apostar nos tons perolados e translúcidos, porque eles ajudam a disfarçar o ressecamento, deixaram a pele mais iluminada de uma forma mais natural, evitando aquele efeito opaco. Também vale investir nas sombras e blush em creme, já que eles podem ajudar a evitar o ressecamento.

E claro que não podemos esquecer do preparo da pele! Protetor solar e hidratante antes da maquiagem pode melhor o resultado, além de fazerem super bem para o rosto.

2. Pele Oleosa

Já nas peles oleosas, o segredo é usar uma base mais fina, mais leve. O melhor tipo de cosmético é o mineral, em pó. Também evite comprar produtos que possuem óleo na sua composição, ou sombras e blush líquidos ou cremosos.

Um grande problema de quem tem a pele oleosa é a pouca duração da make. Para evitar, os primers e fixadores são ótimos aliados na preparação da pele. Os hidratantes e tônicos com o efeito matte também são boas opções!

Outra dica essencial é sempre ter o pó compacto com você. Você pode retocá-lo durante o dia, principalmente na Zona T, que engloba as regiões da testa e nariz– que normalmente ficam mais oleosas.

3. Pele Mista

Quem tem a pele mista pode apostar no tônico para equilibrar a oleosidade do rosto todo. Antes da hidratação, passe o tônico nas partes mais ressecadas. Vale apostar em uma base mais sequinha, que não pese mas que também não resseque o rosto. O pó deve ser aplicado somente na Zona T, e os produtos para o restante do rosto, como sombra, corretivo, blush e iluminador, podem ser usados em versões mais cremosas.

Mas não é só isso! Além de diferentes tipos de pele, nós também temos diferentes tons e isso influencia muito na maquiagem. Entre a cor negra e a branca existem milhares de tons, mas vou dividi-las em três: clara, média e escura. Assim, dá para ter uma noção do que pode ou não funcionar para você. É claro que não existem regras, mas saber por onde começar pode te ajudar a encontrar o que você gosta mais na maquiagem.

Maquiagem ideal para cada tom de pele:

maquiagem ideal - 2

1. Pele Clara

Quem tem a pele clarinha pode abusar das cores vibrantes! Batom com cores intensas, blush mais rosados… dá para fazer muita coisa diferente. Nos olhos, é bom evitar o lápis preto na marca d’água, porque pode deixar a região com um aspecto mais escuro do que o normal, dando aquela cara de cansaço. Os tons muito quentes na sombra podem deixar a pele clara apagada. Então, quando quiser destacar os olhos, prefira cores frias, como rosa, cinza ou tons de marrom.

2. Pele Média

Se seu tom de pele fica entre o negro e o claro (que é meu caso), vale apostar nos tons mais quentes, terrosos e dourados. No blush, dá para usar cores mais fechadas, como terracota ou um rosa queimado. Já no batom, vale investir em tons escuros, como vinho ou algum tipo de marrom. Para a base, o que eu costumo fazer é misturar um tom mais claro com um mais escuro, assim consigo chegar em uma cor mais parecida com a minha.

3. Pele Escura

As cores quentes combinam muito com o tom de pele negro! Cobre, bronze ou dorado são ótimas opções. Uma dificuldade que muitas meninas de pele negra sentem na make é de encontrarem os tons ideais. A base errada, por exemplo, pode trazer um aspecto acizantado para o rosto. O truque é procurar marcas que tenham muitas opções para os tons de pele mais escuros, e não testar a base na mão, mas sim, no rosto! Desta forma, você terá certeza que é a cor ideal para você.

Na hora do batom, vale apostar nos tons de amora, ameixa, vinho, café e chocolate. As cores muito clara podem trazer um contraste muito grande, o que nem sempre dá um aspecto legal. A dica é testar, sempre!

Gostou das dicas? Não deixe de conferir essa lista com 10 maquiagens que custam até R$ 40,00!

Imagem: Pinterest

@ load more