Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Não, não. Você não está lendo errado. Uma nova tendência têm ganhado cada vez mais espaço no coração das minas: a máscara facial com sangue menstrual.

Eu sei que é assustador mas, acredite, existe um motivo REAL pra isso. Li depoimentos positivos de VÁRIAS mulheres sobre essa técnica e trocentos artigos científicos que a validam. Então, meu propósito hoje é:

  • Te contar por que que essa máscara começou a fazer sucesso;
  • Explicar os motivos CIENTÍFICOS pelos quais as mulheres estão usando ela;
  • Dar o outro lado da moeda (todos os CONTRAS dessa prática).

De onde surgiu a máscara facial com sangue menstrual?

São várias teorias que levam ao mesmo cenário: mulheres testando um “método alternativo” de beleza. Porém, uma das primeiras pessoas a viralizar na internet por conta dessa máscara tinha motivos muito mais profundos que só uma esticadinha na pele.

Em janeiro desse ano, a Australiana Yazmina Jade divulgou um vídeo de si mesma usando seu sangue menstrual como máscara facial. Saca só:

Ela quis quebrar alguns tabus

No momento em que muitas de nós escuta o termo sangue menstrual, nos sentimos enojadas. E isso é relativamente normal. Afinal, mesmo com tantas mulheres mostrando que o sangue menstrual não é algo IMPURO, esse assunto ainda assim deixa a maioria de nós um pouco…. desconfortável!

Bem, com Yazmina não foi diferente. A internet caiu de cima na moça e essa história tomou proporções gigantescas num nível de mudar a UTILIDADE REAL desse processo.

Acontece que o principal motivo pelo qual ela quis passar seu sangue no rosto tinha mais a ver com empoderamento e conexão espiritual do que com uma técnica puramente ESTÉTICA.

Ao contrário das máscaras tradicionais, que geralmente beneficiam a pele de alguma forma, Jade passou seu próprio sangue no rosto para se conectar consigo mesma e, claro, mostrar que não há nada do que se envergonhar quando se trata do ciclo menstrual.

No vídeo original, ela explica que essa máscara é um tipo de ritual sagrado onde ela se conecta consigo mesma e com seu corpo, expressando seu “verdadeiro eu” em todos os sentidos. Ela também acrescenta que o motivo de fazer isso em “público”, de certa forma, é mostrar o poder que as mulheres têm dentro de si e que isso não deveria, de forma alguma, ser motivo de vergonha.

Então, embora esse episódio não tenha necessariamente relação com os benefícios estéticos da máscara, Jade fez dela uma forma de se recuperar e tratar da conexão com o próprio corpo e feminilidade dum modo geral.

Era só publicidade….

De um outro lado, essa história ganhou uma forma diferente. Também em janeiro desse ano (acredito eu, inclusive, que foi pra pegar carona nessa vibe da Yazmina), um post viral no Facebook levou algumas pessoas a pensar que havia uma tendência de beleza emergente que envolvia mulheres usando o sangue menstrual como máscara facial.

Alex Cruz, uma usuária do Facebook, postou em sua TL várias fotos de mulheres, todas com uma fina camada de líquido vermelho em seus rostos, junto com a seguinte mensagem:

Nós descobrimos que o sangue é a fonte da juventude. Nós usamos nosso sangue de mulher como máscaras faciais e os resultados são incríveis. Todas nós parecemos 10 anos mais novas desde então. Tente!! #bloodsisters!

sangue de menstruação

Bem… tudo não passava de uma estratégia para lançar a The Ordinary, uma nova marca destinada a cuidados com a pele.

Só que aí a mulherada, altamente influenciada por esses dois episódios, começou a se perguntar se essa vibe de passar sangue menstrual no rosto funcionava mesmo.

Em ambos os casos, as pessoas não usaram máscaras de sangue menstrual para benefícios adicionais à pele. Mas… será que elas teriam o poder de deixar o rosto maravilhoso?

A Medistem, uma firma de biotecnologia, descobriu que o sangue menstrual é rico em células-tronco menstruais, também conhecidas como células regeneradoras do endométrio. Estas podem reverter o envelhecimento, curar ferimentos e doenças, e talvez até mesmo criar uma máscara facial poderosíssima.

Más notícias…

Esse estudo, porém, ainda está em fase de testes. Afinal, mesmo descobrindo a presença dessas belezinhas no sangue menstrual, ainda é preciso entender como usá-lo a nosso favor. E sem apresentar qualquer tipo de risco à saúde, claro.

Por enquanto, cada vez mais pesquisas estão sendo feitas. Porém, mesmo assim, não há nenhuma evidência científica REAL que comprove que essas máscaras são realmente boas para o rosto.

Então, por enquanto, o ideal seria procurar pela orientação de uma dermatologista. Só ela conseguirá orientar as melhores (e mais convencionais) práticas para a sua pele.

Mas não desista de se empoderar, ok?

sangue de menstruação

Todo esse alvoroço serviu para uma coisa, pelo menos: mostrar às mulheres que a menstruação pode ser SIM um tópico de conversa saudável. Pensa comigo: nosso corpo é incrível, e o fato de menstruarmos é motivo de orgulho. Afinal, é esse processo que nos dá o poder mais lindo de todos: “gerar uma vida”.

Lembre-se disso, viu?

Imagem: via Crystal Ro / BuzzFeed


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more