Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Depois da chia, do goji berry, do óleo de coco, da água morna com limão em jejum, da história de alcalinizar o corpo e de sei-lá-mais-o-quê, o resultado mágico da vez chama “detox limpeza profunda para que você tenha a Microbiota do Magro”.

A história da Microbiota do Magro para leigos

O que diabos é microbiota?

Pera, eu explico.

A microbiota intestinal é o conjunto de microorganismos que habita nosso intestino e ajuda a transformar o que a gente come em nutrientes e energia. Bem simplificadinho: é a flora intestinal, são as bactérias (que todo mundo tem), que moram dentro do nosso corpo e são responsáveis pela nossa digestão.

Então, quer dizer que tem um jeito de fazer uma limpeza profunda no intestino, trocar de bactérias e ter bactérias de magro ao invés de bactérias de gordo? E isso emagrece?

Pois é, Mayra Cardi, ex-BBB, coach e influenciadora digital – aham, aquela uma que disse que fruta causa cirrose – está vendendo ‘microbiota de magro’ agora e diz que ajuda na perda de peso.

Na semana passada, ela divulgou pelo Instagram um suplemento que promete a alteração da população de bactérias no intestino (microbiota) e já começou dizendo o seguinte absurdo:

“Você já deve ter visto muita gente que come e não engorda. O magro tem algo diferente, que uma pessoa com sobrepeso não tem. Agora, é possível adquiri-lo”

E continuou na promessa de que é possível:

“fazer uma desintoxicação que mata as bactérias ruins e proporcionar este mesmo ambiente a ter as bactérias boas. Só o magro tem essa microbiota porque obviamente só o magro tem todo um ambiente saudável, toda uma alimentação saudável”.

Se você achou esquisito, não foi só você...

O vídeo dela é confuso, algumas frases não fazem sentido e as que fazem precisam ser questionadas! Além de confuso, o vídeo é uma grande atuação. Ela aparece toda serelepe, distrai a atenção, como se tivesse descoberto um novo continente que só ela/a equipe dela tem acesso e no final, a gente percebe que é uma propaganda para vender seu novo produto, o tal “detox de limpeza profunda” para aumentar a quantidade de certas bactérias do intestino fazendo o corpo ficar “muito mais ambientalizado para ter uma microbiota do magro” e assim – tã-dã – emagrecer.

Roleta russa de bactérias

Vamos lá.

Existe algum fundamento nisso ou é viagem total?

Existir, até existe. Foram sim feitas pesquisas que demonstram que a microbiota de uma pessoa com obesidade é diferente da microbiota de uma pessoa eutrófica (que tem uma alimentação de boa qualidade). Mas é só isso que se sabe. Que existem perfis diferentes. Não existe AINDA um mapeamento de bactérias específicas, comportamentos específicos e muito menos é possível vender um produto para qualquer pessoa e garantir o resultado. É uma roleta russa.

Sabe-se que existem bactérias diferentes que se comportam de formas diferentes, mas daí prever que elas vão mudar de ambiente e garantir o resultado emagrecimento… nem com bola de cristal, muito menos se tratando do corpo humano – complexo e único como é.

Nossa microbiota começa a se formar lááá no comecinho da nossa vida. E TUDO, absolutamente tudo (rotina, alimentação, atividade física, genética, ambiente, nível de stress) na nossa vida influencia esse ambiente intestinal e, obviamente, não é em dias ou meses que isso vai mudar.

Existem perfis diferentes de bactérias, que se alimentam e se comportam de formas diferentes.

Além disso, esse marketing “microbiota do magro” é perigoso no sentido de que uma pessoa magra não necessariamente tem um intestino saudável já que peso nem sempre reflete a saúde. Uma pessoa pode ser magra e não ter uma alimentação saudável. A saúde não se mede com os olhos e eu já falei sobre isso aqui e aqui.

O felizes para sempre que nunca contam pra gente

Sabe aquela parte no final das histórias que resumem em felizes para sempre? Então… na verdade, nessa parte final ainda tem uma outra história inteirinha. É a parte em que o príncipe e a princesa tem que lidar com o dia a dia, com a personalidade um do outro, discutir relação, ceder, aprender, crescer, cair na rotina, se reinventar, ter paciência e mais um monte de coisa. Mas isso ninguém conta, não é?!

No mundo do emagrecimento, todo mundo fala “emagreça em x dias” e ponto. Silêncio. Como se acabasse aí, como se a vida não continuasse depois dos x dias. A pessoa que promete o emagrecimento não te conta que depois dos x dias, vai ser tanto ou até mais difícil manter as práticas recém aprendidas.

No mundo da Microbiota de Magro, CASO as novas bactérias fitness (as desejadas) realmente se instalem no seu intestino – e isso é uma grande loteria, não tem nada garantido e um milhão de fatores vão decidir isso, da sua genética ao seu humor, da forma como você foi amamentada e a sua alimentação na infância até o nível de poluição na sua cidade – você vai ter que ser saudável e alimentar di-rei-ti-nho para manter as novas inquilinas “magrinhas” no seu intestino, entende?

Opa.

Pera.

Se você conseguisse ser saudável e alimentar di-rei-ti-nho, por que você precisaria da microbiota do magro, não é?! Pois é… É!

Caso as novas bactérias fitness se instalem no seu intestino, você vai ter que:

  • praticar atividade física;
  • beber água;
  • lidar com a fome emocional;
  • dormir bem;
  • consumir mais fibras;
  • reduzir o consumo de industrializados;

Ou você nem precisa de Microbiota do Magro coisa nenhuma, é “só” você:

  • praticar atividade física;
  • beber água;
  • lidar com a fome emocional;
  • dormir bem;
  • consumir mais fibras;
  • reduzir o consumo de industrializados;

Por que tem gente comprando as bactérias mesmo?

A microbiota do magro funciona para emagrecer?

Para a maioria das pessoas, isso é o que importa: vou perder peso com a microbiota do magro?

Sua microbiota existe praticamente desde que você é você. E o melhor jeito de mudar a microbiota é aquela que a gente já sabe: um dia de cada vez, todos os dias, a vida toda, como se esse corpo fosse o único que você tem e você precisasse cuidar dele mais que tudo nessa vida. Ops, ele é seu e só você pode cuidar dele e – esperamos – que você não quer cuidar dele com charlatanismo e promessas duvidosas, não é?!

A novidade da Mayra Cardi causou e despertou interesse em muita gente que ainda está na fila do emagrecimento e terceiriza o processo acreditando que algo, alguém ou, no caso, bactérias vão fazer algo por nós.

E não, as regras da cartilha de saúde são claras: cada indivíduo é único e a ingestão isolada de produtos específicos não faz nenhum efeito se não houver uma mudança profunda e verdadeira não só no estilo de vida, mas na mentalidade e na forma de lidar com as emoções (aka. fome emocional).

Consciência corporal, alimentação equilibrada e variada, inteligência emocional, atividade física por amor ao corpo e não por obrigação, despertar para as exigências insanas dos padrões de beleza, verdadeira noção do que é saúde física, mental e emocional, esse sim é o Caminho definitivo.

Não uma pílulas, sachês, ou sei-lá-o-quê de bactérias do intestino de gente magra. Precisamos parar de esperar pela fada madrinha do emagrecimento rápido, fácil e definitivo porque ela só existe no mundo das maravilhas, do papai noel e do coelhinho da páscoa.

Não é lá, é aqui. Não é o outro, somos nós. Não são as bactérias, é a nossa vida, nosso corpo, nossa saúde.

Mas eu quero emagrecer

Ahhh, eu sei. A maioria das minhas seguidoras também quer. De preferência, rápido!

Eu escrevi sobre isso aqui e aqui.

E também criei um Kit Completo Engordei, e agora?! só pra quem até consegue (ou nem consegue mais) emagrecer, mas não consegue manter, é só clicar aqui.

Se dietas funcionassem, as revistas com dietas não teriam sido lançadas semanalmente por 40 anos, os blogs, perfis de Instagram e Canais de YouTube de dietas não existiriam e os coaches de emagrecimento não seriam uma epidemia. Existiria um ou outro que traria resultado definitivo e pronto, não se falaria mais nisso.

Mas nunca se falou tanto em dieta, emagrecimento e saúde, nunca soubemos tanto sobre nutrientes e nunca estivemos tão insatisfeitas. Tem algo errado.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O KIT ENGORDEI, E AGORA?!

@ load more