Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Certa vez ouvi uma monge dizer que meditar não era estar em um lugar tranquilo observando a natureza, sentar em frente ao mar e ficar contemplando a onda indo e vindo e pensar “Ai que brisa gostosa, o sol tá quente. Ai que gostoso, tô meditando, minha cabeça tá fazia e eu não tô pensando em nada.”

E ela estava certa.

Meditar é olhar para dentro de nós mesmos, olhar para nossa profundidade e nos enxergar como um todo. Ou seja, meditar é a observação da mente.

meditar para equilibrar

Engana-se quem associa a prática da meditação apenas à pessoas com práticas espiritualistas ou de alguma forma religiosa. Meditar é tido como uma cura, um santo remédio para relaxar e focar mais em você e tudo ao redor. Coisas que geralmente não damos a devida atenção, como observar um dia bonito porque direcionamos nossos pensamentos a muitos problemas.

Ao meditar,  você é capaz de observar os sons que invadem o silêncio, o bater do coração, o ritmo de sua respiração, a sensação de estar entrando em outro universo com os olhos bem fechados, além de perceber coisas que sempre estiveram ali mas que você nem tinha notado!

Eu, por exemplo, ao estar em minha prática de meditação fui capaz de ouvir um barulho insignificante para quem estava comigo naquele momento. Um barulho que se misturava com outros, além do barulho da minha mente. Mas ao fechar os olhos e iniciar todo o ritual de meditação eu pude ouvi-lo. Mágica!? Hahaha não, é apenas meditação mesmo, meninas.

Lembrem-se que meditar não é estar 100% de mente vazia e não pensar em absolutamente NADA! É impossível, a mente humana funciona de N formas diferentes, mores. O que ocorre é que ao invés de você voltar a sua atenção apenas para os seus problemas e crises você procura focar em algo além de apenas isso.

Alguns benefícios da meditação:

1. Melhora o foco e a atenção

Quando meditamos precisamos manter um foco, não deixamos a mente completamente em branco mas , como eu disse, direcionamos a nossa mente à algo, nem que seja para os batimentos cardíacos ou a respiração. Consequentemente, conseguimos focar melhor nos estudos, clarear nossa mente na hora de resolver algum problema, etc.

2. Relaxa os músculos do corpo

É notável que após 10 à 15 minutos de meditação o seu corpo já saia, instantaneamente, leve e relaxado. A respiração também torna-se lenta e calma parecendo que seu corpo tombará para o lado de tanta tranquilidade.

3. Postura e disciplina

A prática da meditação te leva a uma melhor postura não só comportamental como mental, também. Você é capaz de observar os seus pensamentos e sentir cada emoção dos sentimentos que seus pensamentos te proporcionam sem se deixar levar por eles, pensando sempre antes de falar ou agir. É como observar a correnteza de um rio mas atentamente, como é ensinado nas práticas de meditação Mindfulness.

Apps para te ajudar a meditar

Tudo o que eu acabei de falar com vocês é resumidamente o básico, existem apps que te ajudam não só a meditar de maneira correta como te ensinam sobre as práticas e seus benefícios e muito mais! Vejamos :

1. LOJONG

Lojong é uma palavra tibetana que significa “treinamento da mente”. ‘Lo’ significa mente e ‘jong’ treinamento ou cultivo. O objetivo da meditação é transformar a mente. Nós todos temos uma mente e todos podemos trabalhar com ela.

2. MEDITE.SE

Para Tadashi, o autoconhecimento é o cerne da transformação e a melhor forma de ajudar ao próximo. Uma pessoa que vive bem consigo, vive bem em grupo. Com meditações guiadas e induções, o aplicativo Medite.se busca que você viva mais presente e consciente cada dia.  

3. ZEN

O Zen App oferece um imenso portfólio de conteúdo que é atualizado regularmente. Por isso, a sugestão é que o usuário conheça e teste cada opção disponível de acordo com suas afinidades, para entender o que mais combina com seu perfil.

Inicialmente sei que parece coisa de louco, se parar pra pensar bem. Todos no início já chegaram a pensar assim. Mas garanto que é sucesso!

Decidi aderir à prática da meditação em um momento muito turbulento de minha vida em que eu vivia estressada e sem motivação nenhuma para quaisquer coisa em minha vida. Paciência? Zero!

Desde que comecei a meditar eu consegui ser uma pessoa mais leve e centrada, vendo as coisas com mais clareza e não me deixando levar por qualquer situação boba.

Decidi compartilhar com vocês assim como uma antiga amiga minha me ajudou com isso e eu tinha que agradecer. Espero de coração a paz interior de vocês, se cuidem! Beijos! 

Imagens: Pexels

@ load more