Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Oi, miga! Que bom que chegou até essa carta, pois ela foi destinada, especialmente, para você que tem medo de viajar sozinha. Primeiramente, eu gostaria de dizer que você não deve se sentir culpada por sentir isso.

O seu medo não foi algo que surgiu do nada. Ele foi e contínua sendo alimentado no seu inconsciente por questões exteriores. Uma dessas questões é a imagem que a mídia reflete sobre o mundo e que quase sempre é negativa. Não há como negar, que isso acaba nos colocando em um estado de medo constante.

Carta para você que tem medo de viajar sozinha 1

No entanto, eu quero que você saiba que o mundo não é tão horrível quanto a mídia apresenta e que essa está longe de refletir a realidade cotidiana dos diversos lugares do mundo. Ainda falta muito para eu conhecer esse mundão, mas, pelos lugares que já estive, posso dizer que o que não faltam são pessoas boas, que levam suas vidas com honestidade e estão dispostas a ajudar.

Sei que apenas saber que o mundo não é tão horrível quanto a mídia diz não é o bastante para te deixar confortável e o que você quer é se livrar logo do medo de viajar sozinha. Mas, antecipadamente, eu informo que o processo para se libertar do medo é algo complexo. Não há uma receita que possa ser seguida e pronto, você não terá mais medo. Cada mulher, que viaja sozinha, lida com seu medo de uma maneira diferente.

Eu, por exemplo, ainda sinto receio, mas não deixo que ele me impeça de viajar. Quando estou viajando tomo diversas precauções e isso, às vezes, é até um pouco chato, pois sinto que estou me limitando. Mas viajar assim foi a maneira que eu encontrei de lidar com o medo e está funcionando.

Para viajar sozinha, o medo precisa dar espaço para a confiança

Carta para você que tem medo de viajar sozinha 2

Como já comentei não há receita para simplesmente acabar com o medo de viajar sozinha. No entanto, existem algumas coisas que podem ajudar a ganhar confiança. Antes de viajar, você pode, por exemplo, ir sentindo como é estar sozinha. Uma dica é sair com você mesma. Vá ao cinema, teatro ou balada. Fazer isso é importante, pois você perceberá qual será sua reação.

Fazer uma viagem para um destino próximo também ajuda. Você pode fazer um bate e volta ou viajar por dois ou três dias para uma cidade próxima de onde  mora. Isso fará com que ganhe experiência e sinta como é estar sozinha em outro lugar.

Caso você sinta que está mais confiante, depois dessas etapas, é hora de ir mais longe. Se pensou em outro país e sentiu o frio na barriga, saiba que isso é normal. Quando viajei sozinha para outro país pela primeira vez, entrei em pânico um dia antes. Só pensava em desistir e o tempo todo refletia sobre as coisas horríveis podiam acontecer comigo. Mas lembrei de todo o processo que programei para que a viagem fosse a mais segura possível e fui.

Carta para você que tem medo de viajar sozinha 3

O que eu fiz? Bom, procurei um destino seguro. Você pode fazer isso buscando em sites informações sobre a região que quer conhecer e entrando em contato com mulheres que já estiveram lá. Algo que também me deixou mais confiante foi me hospedar em lugares com boas referências e em regiões centrais.

Enfim, espero que essas dicas possam te ajudar. Antes de finalizar quero que saiba que você não é a única mulher a sentir medo de viajar sozinha e que muitas, mesmo com experiências, ainda sentem isso e amenizam com autoconfiança. Por isso, nunca se esqueça que o que você precisa para amenizar ou superar o medo está dentro de você.

Imagem: Pexels

@ load more