Mentir por amor vale?
Talvez você já tenha ouvido a típica desculpa ‘mas eu menti pelo nosso amor‘. Ou então ‘eu menti para não causar brigas e proteger nosso relacionamento‘. Ou até mesmo ‘eu menti por amor’. Ouvindo essas desculpas, eu sempre me questiono se mentir por amor realmente vale. Será que mentir em nome do amor causa menos dor? Mentir no relacionamento por medo é saudável? Foi pensando nessas questões que resolvi escrever esse texto.
Antes de qualquer coisa, eu quero deixar claro que a mentira nunca será algo legal, e que não vejo benefício duradouro nessa prática. Não se iluda. Toda mentira um dia perde força e a verdade aparece. Não seja ingênua em acreditar que sempre conseguirá sustentar uma mentira. Uma hora você cansa e perde a criatividade. Por menor que a mentira seja, a verdade sempre vem à tona, é uma realidade. Você tem sempre que ter isso em mente.
Mentir sempre causa grandes danos
Alguém sempre se machuca, ou todo mundo se machuca. Quem alimenta uma mentira se machuca sempre para manter uma mentira, e quem descobre uma mentira também se machuca. Como eu falei no início, não é um benefício mentir.
Quando se mente, na maioria das vezes, é porque quer outra saída, porque não está pronto para lidar com a verdade, então vê na mentira um alívio momentâneo. Quando se mente dentro de um relacionamento a tendência será levantar a bandeira que “mentir por amor” parece ser mais aceitável. Parece que não vai causar tantas dores. Mas será mesmo que tem que ser assim?
Mentira é mentira, não importa qual motivo. Mentira é enganação, falta de confiança, falta de coragem, é pensar mais em si do que no parceiro, não importa a desculpa ou motivo. Mentira é algo ruim, que machuca mais ainda o outro, então sem essa de ‘mentir por amor vale’, porque não importa se é por amor ou ego, é uma mentira e vai sim sofrer uma consequência.
Quando a mentira entra no relacionamento a confiança sai.
Não há coisa mais dolorida para amor do que perder a confiança. O amor precisa de chão confiável para pisar, para germinar e se manter positivo. Quando se descobre uma mentira, esse amor se torna incerto e, aos poucos, se desfaz e muitas vezes não se recupera.
“Eu menti por amor”. Vamos combinar que mentir por amor é uma desculpa que não funciona. Se você tem amor no seu relacionamento, não tem motivo para mentir, porque amar é confiar e contar com a pessoa para qualquer coisa. Por mais dolorosa que seja a verdade, é melhor do que criar uma bolha de mentiras que só vai te dar mais trabalho.
“Menti porque não queria te perder”. É tão fácil acreditar nisso, não é mesmo? Mas não é certo. Se você tem medo de perder alguém, aprenda a lidar com a verdade. “Mas você não ia entender, ia se magoar e brigar comigo”. Bem, essa, em minha, opinião é uma das piores desculpas. Quando se diz que mentiu porque o outro não iria entender, você está colocando a pessoa em um lugar onde ela não é capaz de ficar. Está duvidando da capacidade da pessoa de sentir e pensar. Nós não estávamos dentro da pessoa para saber como ela vai pensar. Por mais tempo que se tenha de relacionamento, e por mais que se conheça a pessoa, não use essa desculpa. Quando se faz isso, está fugindo da responsabilidade da mentira e jogando a culpa no outro. Assim que você optar por uma mentira, saiba que a culpa é toda sua.
Não estou dizendo que não existe perdão, por mais difícil que seja.
Eu juro que não estou julgando quem mente (eu sei que parece isso), e nem não estou querendo apontar erros dos outros. Todos nós já nos enrolamos com uma mentira. Esse texto é para te mostrar que mentira causa muita dor para ambos. Estou querendo te contar que existe outra forma de encontrar uma saída. Estou te escrevendo que é melhor lidar com a verdade dolorida do que mentir. Como eu sempre falo: “Me diga a verdade e eu decido se me machuca ou não”. Essa frase é autossuficiente, a verdade é sempre a melhor saída, por mais que não pareça.
Eu sei que muitas vezes a mentira é para esconder uma fraqueza, mas qual é, todo mundo tem fraquezas, todo mundo é imperfeito. O amor entende melhor uma fraqueza honesta do que uma fraqueza que se alimenta da mentira.
Tanto a verdade quanto a mentira causam sentimentos estranhos, mas quando se diz a verdade, o amor conforta melhor. Quando uma mentira é descoberta sem que nada tenha sido dito, o amor se fere ainda mais. Além de lidar com a verdade sobre algo, tem que lidar com a enganação, o que é muito para um coração.
Então respondendo à pergunta no início: não, não vale mentir por amor, a verdade é sempre melhor a escolha. Eu precisei escrever tudo isso para entender melhor.
Imagem: visualhunt
E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?