Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Não há nada no poker que possa gerar uma diferenciação de gênero. Nesse esporte, os jogadores ficam sentados ao redor de uma mesa e usam apenas a concentração, inteligência e astúcia para vencer — além, é claro, de um pouco de sorte. No entanto, em competições internacionais como o Mundial de Poker, conhecido como WSOP (World Series of Poker), até hoje cerca de 95% da participação é masculina. Onde estão as mulheres no poker?

Por que isso acontece?

Um dos principais empecilhos para ampliar a participação feminina é o ambiente intimidador: ao sentar em uma mesa de poker, as mulheres sentem-se constrangidas por serem de imediato consideradas jogadoras mais fracas ou mesmo sofrerem assédio. No entanto, graças a algumas desbravadoras, esse cenário está mudando. Para incentivar a participação feminina, foram criados torneios para mulheres, disputados pela primeira vez em 1977 no Mundial de Poker (WSOP).

Outra alternativa para integrar as mulheres nesse universo são os jogos de poker online, como os que estão disponíveis neste website. Na RedBet, os torneios de poker acontecem inclusive ao vivo, com toda a sofisticação e emoção de um cassino de verdade, e a vantagem de competir com pessoas de todo o mundo. Sem a presença física masculina, nos jogos online as mulheres sentem-se mais à vontade para demonstrar a sua capacidade de concentração e astúcia para vencer os homens neste jogo empolgante. Nos jogos online, a participação das mulheres pode chegar a 15%, contra os 5% dos jogos presenciais.

Mesmo com a discriminação, as mulheres estão ocupando seu lugar no mundo do poker. Veja, a seguir, algumas das grandes campeãs mundiais.

Mulheres no poker

1. Barbara Enright

barbara enright

Fonte: Barbara Enright Women in Poker Hall of Fame, por Max Shapiro

Foi a primeira mulher a entrar para o Poker Hall of Fame, em 2007. Antes disso, Barbara já tinha ganho o 5º lugar no Evento Principal do WSOP de 1995. Também foi a primeira mulher a ganhar três braceletes no WSOP. Apesar de ser a primeira da história a ter essas conquistas, Barbara ocupa hoje a 17ª posição no ranking feminino do poker.

2. Vanessa Selbst

vanessa selbst

Fonte: Vanessa Selbst, por World Poker Tour via Flickr

A norte-americana é unanimidade como a maior jogadora de poker de todos os tempos. Vanessa conquistou três braceletes do WSOP, todos em eventos abertos (2008, 2012 e 2014) e diversos outros prêmios que totalizam cerca de 12 milhões de dólares.

Também foi a única mulher a alcançar a primeira colocação no Global Poker Index (GPI), principal ranking mundial deste esporte. É a número 1 entre as mulheres no poker e a 41ª na lista geral. Em janeiro de 2018, Vanessa decidiu não participar mais de torneios.

3. Liv Boeree

liv boeree

Fonte: Liv Boeree, por Gene Bromberg

Apesar de ser uma das jogadoras mais novas da lista, Liv — também chamada de Iron Maiden — vem colecionando prêmios nos últimos anos. Sua estreia no mundo do poker foi em um reality show britânico (Ultimatepoker.com Showdown), em 2005, quando recebeu treinamento dos campeões Phil Hellmuth, Annie Duke e Dave Ulliot.

Em 2010, obteve sua maior conquista: o primeiro lugar no EPT de Sanremo, com um prêmio de 1,7 milhão de dólares. Formada em astrofísica, é a única mulher a ter um bracelete WSOP e também um campeonato EPT (o torneio europeu).

4. Annie Duke

annie duke

Fonte: Annie Duke 2010, por Flipchip

Sua primeira participação nos torneios foi no WSOP de 1994, quando conseguiu um 14º, um 5º e um 26º lugares no evento principal. Além do bracelete que conquistou em 2004, Annie venceu o torneio de campeões do WSOP e o campeonato nacional de 2010. Durante anos foi a mulher que mais ganhou dinheiro no poker (cerca de 4,3 milhões de dólares), até ser desbancada por Vanessa Selbst.

Cada vez mais as mulheres ocupam posições também no poker, seja presencial ou online. O Mundial de Poker (WSOP) acontece neste ano de 28 de maio a 16 de julho em Las Vegas. É uma boa oportunidade para você torcer para suas jogadoras preferidas.

@ load more