Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Em todas as áreas, em inúmeros países, mulheres continuam a desafiar costumes, revelar talentos, construir legados e deixam suas admiradoras orgulhosas. Ninguém precisa dizer que a vida é dura, sendo mulher então, pode dobrar ou triplicar a dificuldade. Mas elas resistiram, persistiram e insistiram, construindo seus caminhos com dificuldade.

Vale à pena falar sobre algumas das mulheres que nos inspiram, dá só uma olhadinha em suas histórias!

1. Marta

marta

Nascida no interior alagoano, terra onde o machismo ainda é muito forte, Marta se tornou aquela que veio colocar o futebol feminino no mapa. Proibido até os anos 80 no Brasil, a modalidade agora é obrigatória nos clubes da primeira divisão do futebol brasileiro. Quanta diferença, hein?

2. Malala Yousafzai

malala yousafzai

Condenada a morte pelo Talibã, milícia islâmica do Paquistão, ela desafiou suas ordens pelo simples desejo de continuar estudando. Sobreviveu ao ataque mortal para inspirar meninas do mundo inteiro e ser a ganhadora mais jovem do prêmio Nobel da Paz.

3. Maria Quitéria

maria-quiteria

A baiana mostrou que é arretada ao combater na guerra do Paraguai. Para isso, ela se vestiu de homem e foi pra frente da batalha, demonstrando muita bravura e inteligência. Tornou-se uma das patronas do exército brasileiro e heroína da pátria brasileira.

4. Rosa Parks

rosa-parks

Ela ousou desafiar o racismo, ao se recusar a sentar na parte de trás dos ônibus – sendo até presa por causa disso – o que causou uma revolução que veio a desembocar na lei dos direitos civis. O mundo deve muito a ela, não apenas os Estados Unidos.

5. Tarsila do Amaral

tarsila-do-amaral

O quadro mais importante das artes plásticas brasileiras, o Abaporu, foi pintado por ela. Tarsila, uma das mais importantes artistas da semana de arte de 22, é respeitadíssima internacionalmente, com seu estilo único, exagerado e colorido.

6. Eliza Leonida Zamfirescu

Elisa-Leonida-Zamfirescu

Se você não for da área, é provável que nunca tenha ouvido falar dela, mas sua importância é gigantesca. Ela foi a primeira mulher a se formar engenheira no mundo, mesmo na conservadora Romênia do início do século passado.

7. Roberta Close

roberta-close

Uma mulher transsexual que rompeu os costumes num Brasil conservador e religioso. Ousou ser a “mulher mais bonita do país”, em 1984, saindo até em revistas masculinas e nas paradas de sucesso.

8. Joan Ginther

joan-ginther

Com doutorado em matemática, a história de Joan é incrível. A americana ganhou 4 vezes na loteria norte americana. Sorte? Nada disso, ela realizou um estudo estatístico sobre cartelas de loteria instantânea e colocou a prova seu saber, tornando-se milionária. Nada mal, hein?

9. Maria da Penha

maria_da_penha

Sua luta incansável resultou na lei de proteção a mulher, que se não é a melhor, pelo menos melhorou muito a vida das vítimas de violência doméstica no país. Sofreu muito e foi reconhecida não apenas no Brasil, como em todo o mundo.

10. Amelia Earhart

amelia-earhart

Ela sobrevoou o Atlântico em um avião, numa época em que apenas poucos homens ousavam fazer o mesmo. Toda piloto de avião deve um pouco do espaço que conquistou a ela.

11. Carmem Miranda

carmen_miranda

Ainda hoje, a portuguesa mais brasileira de todas é lembrada como um ícone fashion do cinema mundial. Incorporando uma baiana estilizada, Carmem saiu dos palcos brasileiros direto para Hollywood, onde se tornou popular e passou a ser imitada, numa época em que nem se falava em cosplay.

12. Zuzu Angel

ZUZU-ANGEL

Perdeu seu filho para a ditadura militar e lutou incansavelmente para tentar encontrar, ao menos, seu corpo e fazer um enterro digno. Incorporou suas críticas ao seu trabalho, design de moda, encontrando respaldo e acolhimento até mesmo entre primeiras damas dos estados Unidos e França. Uma personalidade memorável.

@ load more