Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você é do tipo que ama encontrar músicas para ouvir no trabalho, porque se sente mais focada enquanto está com os fones de ouvido? Pois bem, saiba que essa é uma técnica incrível para ajudar na concentração durante as horas no escritório.

A gente se distrai tanto, com tantas coisas, que chega o final do dia e todas as tarefas estão atrasadas e o seu chefe não para de cobrar aquele relatório complicado – que você nem começou. As redes sociais não ajudam também e passamos boa parte do dia vendo o que as outras pessoas estão fazendo no Instagram ou as suas atualizações do Facebook. Como mudar esse ciclo sem fim?

Separamos algumas dicas infalíveis para ajudar você a melhorar a sua concentração e o seu foco no trabalho.

1.Escolha músicas para ouvir no trabalho que ajudem

O problema de colocar o fone de ouvido enquanto você trabalha é que se escolher as músicas erradas, chances são de você vai ficar ainda mais distraída. O truque é lembrar de uma regrinha de ouro: opte por um ritmo que você goste e por canções que não sejam tão estimulantes. Ou seja, nada daquela música de balada que te faz querer dançar o tempo inteiro, ou daquele metal pesado que te rouba a atenção. As músicas clássicas, aliás, são perfeitas para essa função, mas também vale você montar uma playlist com as suas canções pop preferidas e que sejam mais calminhas. A música precisa ser um pano de fundo, só um gatilho para você ficar mais concentrada.

2.Aprenda a meditar

A meditação é um dos maiores remédios contra a falta de concentração. Como você aprende a limpar a mente e focar no presente, é mais fácil você silenciar aquele barulho mental e não se deixar intoxicar pelas distrações. Aprender a meditar, na verdade, pode ser bastante simples: já existem aplicativos que te dão o caminho das pedras e incentivam essa prática apenas alguns minutos por dia. Você pode começar fazendo exercícios de respiração por cinco minutos e depois evoluir para práticas mais longas, com alguns exercícios mentais.

3.Saiba priorizar tarefas

Muitas vezes a sua falta de foco acontece porque você não sabe priorizar o que você tem para fazer. Antes de começar o seu dia de trabalho, faça uma lista com todas as tarefas que você precisa executar e defina quais são as mais importantes. A partir daí, comece o seu dia por elas e deixe as mais simples e menos urgentes para depois.

4.Estabeleça horários de pausas

Mais importante do que saber priorizar ou escolher as músicas para ouvir no trabalho, é você fazer pausas de tempos em tempos para espairecer a mente. Podem ser cinco minutos, mas é o suficiente você sair da frente do computador, alongar o corpo, respirar fundo e então continuar o seu trabalho. Uma forma de fazer isso acontecer é usando métodos como o Pomodoro, em que você estabelece blocos de tempo para o trabalho, intercalados com outros de descanso. É uma ótima forma de você também controlar o tempo que passa nas redes sociais.

5.Faça exercícios físicos

Sim, a gente segue insistindo que exercícios físicos são a melhor coisa para a sua saúde. Isso porque, além de ajudar com a ansiedade e aliviar o estresse do dia a dia, ajudam com o nosso apetite e qualidade do sono, ativam a circulação e causam aquela sensação de bem-estar. E tudo isso, somado, melhora muito a nossa capacidade de concentração!

6.Coma direito

Você é do tipo que esquece de almoçar quando tem muita coisa para fazer no trabalho? Já dá para imaginar como isso afeta a sua concentração e foco, certo? Comer bem, em intervalos regulares, é essencial para que você mantenha o foco. Como o nosso cérebro trabalha sempre com o instinto de sobrevivência como base, se você deixar de comer ele automaticamente vai pensar só nisso, porque sabe que você precisa de comida para continuar viva. E, com isso, a concentração vai por água abaixo. Falando em foco, beber água é igualmente importante, porque a desidratação aumenta a sensação de cansaço e gera dores de cabeça.

7.Durma bem

É verdade: você não vai conseguir se concentrar no trabalhar se dormir três ou quatro horas por dia todas as noites. Crie uma rotina de sono que funcione para você (a organização é muito importante porque ajuda com isso) e tente dormir pelo menos seis horas por dia. Você vai perceber o efeito desses momentos de descanso na sua organização.


Você tem dicas de música para ouvir no trabalho? Dê a sua indicação respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui. 

@ load more