Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

E nesse período que se aproxima mais ainda do fim de ano, entramos no signo de Capricórnio. Sim, senhores e senhores. O possível signo de Jesus Cristo (se você acredita que ele nasceu dia 25 de Dezembro.

Bem, acontece que sou suspeita para falar dele porque minha vida é cercada por capricornian@s. Sendo assim, entendo a indignação de cada um del@s quando descobrem o preconceito que causam na turminha d@s louca dos signos. Porém, como uma pessoa que convive diariamente com el@s, também entendo o porquê desse status.

Pois bem, seres de Capricórnio. Finalmente chegou o dia em que as pessoas conseguirão entendê-los melhor! Então, se ainda rolar um sentimento de incompreensão por parte do grupinho do zodíaco, que tal compartilhar esse post (de forma passiva-agressiva, é claro) com todos os transeuntes que se afastam quando descobrem que o aniversário de vocês é de 22 de dezembro a 19 de janeiro?

E, é claro, não poderia deixar de falar que se você, lindeza que está me lendo, tem um@ crush, amig@, parente, pretendente, companheir@, stalker ou seja lá quem for do signo de Capricórnio, preste atenção nessa lista e faça questão de absorver cada detalhe dela.

#Partiu

Decifrando o signo de Capricórnio em músicas

1. Work B**ch – Britney Spears

Vamos começar pela marca registrada do signo de Capricórnio: trabalho. As estatísticas comprovam: a maioria dos cargos de chefia pertencem a capricornian@s. E sabe por quê? Porque eles não têm medo de trabalhar, de ralar mesmo e persistir. São tão ambicios@s (porém, sem vaidade) que tudo o que el@s quiserem, vão conseguir.

E para descrever isso, nada mais pé no chão e objetivo que nossa queridíssima Britney com Work B**ch. Afinal:

You want a hot body? You want a Bugatti?
You want a Maserati? You better work bitch
You want a Lamborghini? Sippin’ martinis?
Look hot in a bikini? You better work bitch
You wanna live fancy? Live in a big mansion?
Party in France?
You better work bitch, you better work bitch

* Você quer um corpo sexy? Você quer um Bugatti? Você quer um Maserati? É melhor trabalhar, vadia. Você quer um Lamborghini? Beber martinis? Ficar sexy em um biquini? É melhor trabalhar, vadia. Você quer viver elegantemente? Viver em uma grande mansão? Festejar na França? É melhor trabalhar, vadia.

2. Power – Kanye West

Continuando nessa linha de trabalho duro, chegou a hora de falar da determinação e poder d@s capricornian@s. Esses dois fatores fazem com que el@s assumam responsabilidades que MUITA gente não conseguiria. Acontece que assumir um cargo de liderança parece até natural a eles por serem muito responsáveis, esforçados, práticos, organizados, honestos e exigentes (com os outros e com el@s mesmos). Sabe aquela expressão “eyes on the prize” (olhos/foco no prêmio)? Pois é, são eles.

E bem, não existe (talvez) ninguém melhor para descrever essa característica da pessoa de signo de Capricórnio do que nosso mestre Kanye West. Saca só:

I’m livin’ in the 21st century
Doin’ something mean to it
Do it better than anybody you ever seen do it
Screams from the haters, got a nice ring to it
I guess every superhero need his theme music

* Eu estou vivendo no século 21, fazendo algo importante para ele. Faço melhor do que alguém que você já tenha visto. Gritos de odiosos, tenho um belo anel para isso. Acho que todo super-herói precisa de seu tema musical

3. Harder, Better, Faster, Stronger – Daft Punk

E para resumir tudo isso que expliquei sobre el@s, e também adicionar mais uma informaçãozinha, temos Harder, Better, Faster, Stronger. Afinal, encontramos aqui alguns defeitos dessas pessoinhas. Por levarem o trabalho e a vida profissional MUITO a sério, as pessoas do signo de Capricórnio costumam ser bastante exigentes (com os outros e com el@s mesm@s). Além disso, por serem persistentes e muito focados, de vez em quando podem ser bastante “cabeças duras” e resistentes. Tudo isso faz com que eles sejam pessoas mais rígidas e frias. Mas olha, não desista. Uma vez que você conquistar a confiança e respeito de uma pessoa de capricórnio, será difícil demais perdê-las.

E a música (bem viciante e chiclete, por sinal) descreve perfeitamente essa personalidade tão forte deles. Até porque…

(…) Work it, make it, do it, makes us.
Harder, better, faster, stronger.
Work it harder, make it better, do it faster, makes us stronger.
More than ever hour after (h)our work is never over.

* Trabalhe, faça, faça, nos faça. Mais difícil, Melhor, Mais rápido, Mais forte. Trabalhe duro, faça melhor, faça mais rápido, deixe-nos fortes; mais do que nunca horas depois; nosso trabalho nunca acaba.

4. Oração ao Tempo – Caetano Veloso

Agora entramos em um ponto tão forte quanto o trabalho para @s capricornian@s, que é o Tempo. Acontece que o signo de Capricórnio é representado por Chronos ou Saturno, Deus do Tempo. Ele era um velho Rei, uma figura que esboçava a paternidade. Em função disso encontramos o motivo pelo qual as pessoas desse signo têm uma ligação tão forte com os pais, e porque já nascem “velhos”. Com espírito de velhos mesmo, sabe? Mais sérios, quietos e conservadores. Até mesmo um pouco sem paciência.

As pessoas de Capricórnio são tipo o Benjamin Button: rejuvenescem ao longo da vida. Além disso, um detalhe interessante é que o tempo deles não parece ser o mesmo que o nosso. Tudo deles se dá de forma devagar, mais lenta. Porém, isso não é um problema porque, devido a tanta perseverança, eles tiram esse “prejuízo” de letra.

E para isso, uma música excelente que consegue representar toda essa noção de Tempo e Idade é Oração ao Tempo, de Caetano. Olha só:

(…) Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo, tempo, tempo, tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo, tempo, tempo, tempo

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo, tempo, tempo, tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo, tempo, tempo, tempo

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo, tempo, tempo, tempo
Quando o tempo for propício
Tempo, tempo, tempo, tempo

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo, tempo, tempo, tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo, tempo, tempo, tempo

5. Marvin – Titãs

E falando sobre tudo, a música que talvez mais resuma tudo em Capricórnio é Marvin, do Titãs. Ela conta a história de um filho que precisou cuidar do pai doente ainda jovem (assumindo uma responsabilidade gigantesca). Depois de sua morte, ele passou a cuidar da família e seguiu assim, com um peso de obrigações e compromissos enormes em suas costas.

E de coração? Eu AMO essa música. Olha só que foda:

(…) Trabalhava feito um burro nos campos
Só via carne se roubasse um frango
Meu pai cuidava de toda a família
Sem perceber segui a mesma trilha
E toda noite minha mãe orava
Deus! Era em nome da fome que eu roubava

Dez anos passaram, cresceram meus irmãos
E os anjos levaram minha mãe pelas mãos
Chorei!
Meu pai disse: “Boa sorte”
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E disse:

“Marvin, agora é só você
E não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer”

“Marvin, a vida é pra valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino eu sei de cor”

6. O Tempo não Pára – Cazuza

E para encerrar com toda essa questão do tempo, essa é uma música que também consegue definir perfeitamente uma pessoa do signo de Capricórnio (perseverança e tempo). Afinal,

(…) Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não pára

Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
O tempo não pára

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para, não, não pára

7. Cotidiano – Chico Buarque

E vamo falar de amor? Vaaaaamo! Pois então: apesar de serem extremamente sensuais e dengos@s, são bem desconfiadinh@s com quem cruza seus caminhos. Para conquistar uma pessoa do signo de Capricórnio é preciso PACIÊNCIA. El@s vão ficar um bom tempo matutando, pensando se é isso mesmo que el@s querem e, por serem mais sóbri@s e fri@s, não costumam se entregar ao amor tão facilmente.

E aí, depois que se apaixonam, parece que a frieza permanece um pouco. Não são muito melos@s e nem gostam muito disso. Porém, são extremamente fiéis e pode se sentir especial: se el@s te escolheram é porque refletiram bastante e concluíram que te querem pro resto da vida.

Daí, uma música que consegue descrevê-l@s muito bem, juntando toda essa noção de tempo, observação e amor, é Cotidiano. Afinal, é a descrição de um homem da rotina de sua amada. Bem objetiva, sem firulas, mas bem exata, o que mostra que ele presta bastante atenção nela e consegue narrar seu cotidiano muito bem. Olha só:

(…) Todo dia eu só penso em poder parar
Meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão

Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão

Toda noite ela diz pra eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pra eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor

Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã

8. You Oughta Know – Alanis Morissette

E pra falar de amor é bom falar de fossa também, né? Pois bem.. digamos que @ pessoa do signo de Capricórnio não é lá de sofrências, mas sim de competições. Sim, são extremamente competitivos e gostam de se comparar com as outras pessoas e suas conquistas. Logo, quando você tiver uma pessoa nova e se @ ex del@ for de capricórnio, ela não vai lamentar pela distância, falta e etc. Ela vai querer saber o que você faz, se já ganhou algum prêmio, se é bem realizad@ e etc. E se você for, é capaz del@ ficar bem mordid@, mas vai superar bem rápido também pela racionalidade.

E a música que melhor descreve todos esses sentimentos é da lindona da Alanis. Dá uma olhada:

I want you to know
That I’m happy for you
I wish nothing but
The best for you both

An older version of me
Is she perverted like me?
Would she go down on you in a theater?
Does she speak eloquently?
And would she have your baby?
I’m sure she’d make a really excellent mother

* Eu queria que você soubesse que estou feliz por você. Não desejo nada além de felicidade para vocês dois. Uma versão mais velha de mim, ela é pervertida como eu? Ela desceria até suas calças em um teatro? Ela conversa eloquentemente? E ela teria o seu bebê? Tenho certeza de que ela seria uma bela mãe.

9. Material Girl – Madonna

Continuando na linha dos relacionamentos, uma música massa demais pra misturar esse lado materialista d@ capricornian@ com o amor é Material Girl. Acontece que, para as pessoas desse signo, o poder, trabalho e dinheiro são prioridades. Eles podem se apaixonar, casar, ter família (aliás, são EXTREMAMENTE LIGADOS À FAMÍLIA), mas só estarão plenamente felizes se tiverem um bom trabalho e estabilidade econômica.

Digamos que.. enquanto algumas mulheres de outros signos procuram pelo príncipe encantado, as capricornianas procuram pelo trono. Olha só:

Some boys kiss me, some boys hug me
I think they’re o.k.
If they don’t give me proper credit
I just walk away

They can beg and they can plead
But they can’t see the light, that’s right
‘Cause the boy with the cold hard cash
Is always Mister Right

* Alguns garotos me beijam, alguns garotos me abraçam e eu acho que eles são “ok…”. Se eles não me dão o crédito apropriado, eu apenas vou embora. Eles podem implorar e podem contestar, mas não conseguem ver a luz, e é isso mesmo. Porque o garoto com o dinheiro difícil e suado é sempre o Sr. Certinho.

10. Bills Bills Bills, Destiny’s Child

E pra fechar a parte de relacionamentos com chave de ouro, eis aí a música perfeita que casa grana, poder, independência e amor. E vamos terminando aqui com uma das letras mais fodas e feministas da história da música? Vamo! Um beijo, e ó que lindo:

You trifling, good for nothing type of brother.
Oh Silly me, why haven’t I found another
A baller, when times get hard he’s the one to help me out
Instead of a scrub like you who don’t know what a man’s about

Can you pay my bills
Can you pay my telephone bills
Can you pay my automo-bills
If you did then maybe we could chill
I don’t think you do
So, you and me are through

* Você é insignificante, do tipo “bom pra nada”. Que boba sou, por que não fiquei com outro? (Um dançarino) Quando as coisas ficam difíceis, eu quero alguém pra me ajudar ao invés de um imbecil como você que não sabe o papel de um homem. Você pode pagar as minhas contas? Você pode pagar as contas do telefone? Você pode pagar as contas do carro? Se você pagá-las, nós ficaremos numa boa. Eu não acho que você irá pagar, então você e eu teremos problemas.

Imagem: Reprodução


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo sobre o signo de Capricórnio, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more