Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Drama 1: que atire a primeira pedra a mulher que nunca entrou em uma loja, experimentou uma peça que amou e ela não serviu. “Mas ela era do meu número, não é possível! Engordei”. Abatimento, angústia, tristeza. Você pede um número maior. Não tem! A loja só faz até tamanho 42. Você leva a peça apertada e jura pra você mesma que vai emagrecer um pouquinho e entrar nela. Aí a peça fica lá jogada no armário ou você usa a peça embalada a vácuo com ajuda de várias cintas.

Drama 2: efeito sanfona. Você engorda com facilidade, seu corpo oscila mais que libriano tendo de tomar partido e no período menstrual o inchaço é tanto que é possível lhe comparar a um baiacú!

Veredito: Que óoodio do meu corpo! Nada me serve! Preciso emagrecer!

Não culpe seu corpo pelas roupas que não lhe caem bem 1

Miga, sua louca! Calma, respira, tá tudo errado! Não, não o seu corpo. Com seu corpo está tudo bem. Tá tudo errado com a indústria da moda e com a forma como você está escolhendo suas roupas.

A coisa mais importante que você deve colocar em sua cabeça é que as roupas tem de servir em você, não você que deve servir em uma roupa. O equivalente a essa dica vale para transporte público e relacionamentos, mas isso é assunto pra outro post.

A grande maioria das marcas na industria da moda determinou que a produção seria pequena e fez isso por dois motivos: é mais barato produzir peças iguais e menores porque você economiza no molde e na quantidade de tecido e aviamentos; e porque alguém inventou esse padrão e disse que o bonito era ser assim (droga Twiggy!), mas vamos combinar que a beleza está nas mais diversas formas. A sensação que tenho é que quem cria roupas para a grande massa nos enxerga como vários agentes Smiths do Matrix.

Não culpe seu corpo pelas roupas que não lhe caem bem 2

O problema maior disso tudo é que eles mantêm um padrão no sentido de colocar tamanhos pequenos ou grades até o tamanho 42, mas mesmo da própria marca, os tamanhos não se entendem. As etiquetas não seguem padrão. Eu tenho roupas de uma mesma marca tamanho 40 e experimentei tamanho 46 que não serviu. Se nem quem produz consegue deixar tudo na mesma forma, porque você acha que precisa enlouquecer quando uma roupa não caiu bem em você? Acho que aqui fica bem claro por que você precisa desencanar!

A exportação chinesa

Quase tudo que você compra hoje em dia vem importado da China. Confere aí se seu namorado(a) não veio de lá. Com as roupas não é diferente. Só que como as roupas são produzidas lá, elas são lacradas lá (esse é o termo que se usa quando você faz a peça molde da roupa, que servirá de padrão pra fazer todas as outras), no corpo de uma mulher chinesa. Nós sabemos que cada pessoa tem um biotipo e que determinadas regiões tem biotipos mais parecidos. Normalmente, a brasileira tem quadril largo e pouco busto, a chinesa e demais asiáticas tem pouco quadril e estrutura estreita em geral, por isso quase nada lhe serve, as roupas estão menores e as suas calças novas te deixam com o cofrinho aparecendo!

Não culpe seu corpo pelas roupas que não lhe caem bem 3

Por isso amigues, nacionalismo a parte, as chances de uma roupa de produção nacional lhe vestir melhor é muito maior que a roupa baratinha comprada na loja de departamento.

Roupa apertada – a vilã de qualquer look!

Amigue, não se contente com pouco. Já ouvi muita amiga falando que usou tal peça porque era o que tinha. Busque a roupa que lhe caia bem de fato, e isso quer dizer, a roupa do seu tamanho. Tire da cabeça que você pode ou não pode usar determinado tipo de roupa. Você precisa encontrar é uma loja que tenha roupas adequadas ao seu tamanho e/ou estilo. Achando algo feito e pensado para corpos do seu biotipo, é só correr pro abraço. Aí você não sai de casa com roupas que deformam seu corpo e ainda causam um mal estar do cão!

foto_291014-vjs50mrnitbu ju-romano-blusa-listrada

A moça da foto da esquerda é mais magra que a Ju Romano, jornalista e blogueira, mas olha em quem aparenta melhor. A da esquerda tá sofrendo o efeito panetone (não parece a bordinha do panetone quando vaza?) e na Ju (a direita) do tamanho dela, tá de cropped, tá linda e arrasani!

Por sorte, o mercado tem aberto a cabeça pros diversos biotipos e as marcas Plus Size tem ganhado força. E não encane com a história de loja Plus Size ser loja de gorda, já falamos disso aqui. Muitas pessoas, mesmo usando manequins menores, têm comprado em marcas Plus porque não querem nada justo demais e acham a modelagem melhor, já que a grande maioria é fabricada no Brasil.

img_5446

Uma loja que super indico é Bold Plus (www.boldplus.com.br), uma loja online nova no mercado e que busca atender estilos desde o mais jovem até o mais casual/work. As peças são legais mesmo e é muito fácil comprar. Eles se preocuparam, já que têm fornecedores diferentes, padronizar os tamanhos em uma versão da Bold, assim você não se perde na hora de encontrar seu tamanho na loja. Além disso, todas as peças tem as medidas na descrição. É só medir em você e ver se a roupa serve antes de comprar. Agora não tem mais aquela desculpa de usar qualquer roupa porque era o que tinha!

img_4630

@ load more