Natal em tempos de Pandemia. Como seguir em frente?

O fim do ano vem chegando e com ele a análise das metas e planos almejadas no ano anterior. Porém o que fazer em um ano que esteve além da nossa capacidade de planejamento?
Isso mesmo leitora, esse ano fugiu completamente do comum e o mundo se viu obrigado a se adaptar.
Quando fomos pegos de surpresa pela pandemia nada pudemos fazer além de ser pacientes, mas chega um momento que a vida precisa seguir em frente da melhor forma possível.
Então surge o “novo normal”.
Mas o que é o novo normal? Como lidar com a frustração dos sonhos e planos tiveram que ser adiados por período indeterminado? Quando tudo passar vamos retornar de onde paramos?
Essas e muitas outras perguntas nos afligiram em um ano angustiante, onde as incertezas se tonaram parte do cotidiano.
Em uma situação inédita o mundo precisou se adaptar a situações nunca antes vividas, por isso muito do planejado não ocorreu como esperado.
A questão foi seguir para uma caminho e cada vez que se confrontava com um obstáculo, parar e pensar se a solução seria contornar ou procurar outro.
“Se”, esse foi o termo mais usado este ano.
Eu teria feito isso se… As coisas não teriam esse resultado se… A vida, normalmente imprevisível, se tornou um pouco mais instável este ano.
Se você está isolada de sua família e amigos, lembre-se que mesmo separados estamos juntos, unidos por um propósito em comum. Se existe uma certeza é que o mundo se uniu por um único objetivo, todos em busca de soluções para um problema que atingiu o mundo todo, sem distinções.
Então não tem vítimas ou culpados, se um perde todos perdem e por mais clichê que pareça, a vitória de um será de todos também.
E se o novo normal apresenta uma vida cheia de limitações e incertezas, também busca mostrar a esperança de que esse túnel está chegando ao fim, o sol em breve voltará a brilhar.
Então se prepare para o Natal com a mesma alegria infantil que a data remente, veja nesse fim de ano uma possibilidade não de recomeço, mas de continuação.
A vida continua, a Terra está no mesmo lugar, no entanto cada experiência da vida nos torna pessoas diferentes, por isso, sinto informar não será possível retornar de onde paramos.
Afinal, não estamos mais lá, seguimos em frente, seja por vontade própria ou empurrados pelas circunstâncias, o fato é que a vida é como um rio, nada a impede de seguir seu curso.
A questão agora é continuar em frente e levar tudo que vivemos como aprendizado. Toda experiência é válida e essa tende a mudar atitudes e fazer com que se valorize as pequenas coisas.
Essa data tem o poder de nos remeter a infância, tudo fica mais colorido no Natal e mesmo adultos não são imunes a magia da época.
Então vamos tirar os enfeites das caixas, colorir a casa, colocar nossas esperanças e sonhos sob a árvore e esperar que o ano seguinte seja de muita alegria.
E que o ser humano continue sua trajetória de aprendizado escrevendo as novas páginas do livro da vida com sabedoria.