Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Se tem uma coisa que tem me deixado bastante feliz nos últimos tempos é ouvir a fala de mulheres negras. Antes não éramos nós mesmas que contávamos nossas histórias. O silenciamento ainda existe, mas a gente entendeu que deve falar mesmo assim e tomar a frente das nossas vivências. Afinal de contas, ninguém sabe mais da nossa vida enquanto mulher negra quanto a gente mesma, né?

E neste momento você deve estar pensando no local de fala que essas mulheres ocupam. Aqui é importante dizer que o termo não é somente sobre o ato de falar, mas também o ato de existir na sociedade. Local de fala significa também perceber o espaço que ocupam, como são enxergadas e o alcance de suas histórias.

Nessa de descobrir a própria voz, mulheres negras estão se colocando no mundo de uma forma inspiradora e, claro, impulsionando a voz de outras irmãs pelo mundo. Uma empresa que se envolve no fortalecimento dessas vozes é a Coca-Cola Brasil com o edital Negras Potências. A iniciativa é uma parceria entre o Baobá — Fundo para Equidade Racial, a plataforma de mobilização Benfeitoria, o Movimento Coletivo, da Coca-Cola Brasil, e o Instituto Coca-Cola Brasil.

Ele é um projeto de financiamento coletivo que ajuda a alavancar os empreendimentos feito por e para mulheres negras que trazem temas como empoderamento econômico, vida livre de violência, educação, cultura e difusão de informação em todo país. Ah, e cada projeto tem diversas recompensas para as pessoas que doarem!

Negras Potências – alguns projetos para você conhecer:

Afrolab – um projeto de aperfeiçoamento para ajudar mulheres negras a serem donas dos seus próprios negócios. O processo de imersão dura uma semana e aplica uma metodologia que ajudar essas mulheres a entender suas habilidades individuais.

Dentre as recompensas, pôsteres, produtos personalizados, agradecimento especial no site e nas redes sociais e consultorias para empreendedoras.

negras-potencias-4

Mais que brinquedos, representatividade – Quantas bonecas negras você teve na infância? Quantas vezes você, negra, conseguiu se identificar com um brinquedo. O objetivo do projeto é criar bonecas e brinquedos com estética negra para impactar e mostrar às crianças que elas também existem neste universo. Nas recompensas, chaveiros fofíssimos, oficinas de bonecas, turbante infantil, spa infantil, ensaio fotográfico e muito mais.

negras-potencias-7

Casa das Pretas – Uma casa localizada na Lapa, no Rio de Janeiro, para reunir mulheres negras promovendo trocas por meio de conversas para que elas possam pensar, articular e contribuir para melhorar suas vivências em conjunto. Como recompensas, cartilhas sobre tipos e formas de enfrentamento e prevenção à discriminação de gênero e raça, acessórios de amarração para cabeça, sessões e massagem e muito mais!

negras-potencias-3

Cores Femininas – Um espaço cultural que atende crianças, jovens e adultos com oficinas culturais e esportivas. Lá também tem um trabalho muuuito legal de empoderamento feminino para desenvolvimento pessoal e combate à violência contra as mulheres. Nas recompensas, camisetas fofíssimas, quadros e até um graffiti exclusivo com o tema pelo fim da violência!

negras-potencias-2

Doula a quem quiser – O projeto é comandado pela Associação de Doulas do Rio de Janeiro e quer ajudar mulheres a terem acesso à informações sobre parto, gestação e puerpério. O objetivo principal é atender mulheres em situação de encarceramento que precisam de orientação não só durante o parto, como também na maternidade. Um ponto importantíssimo desse projeto é o canal direto dentro do site para denúncia de casos de violência obstétrica no Núcleo de Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Nas recompensas super fofas, chaveiros, canecas, camisetas e massagem relaxante.

E olha como elas vão investir o dinheiro arrecadado:

negras-potencias-1

Como sempre digo, nós temos muito o que falar. E é importante você saber que pode e deve falar também. Se você se interessou por algum projeto de empoderamento negro, não deixe de apoiar e colaborar. Se você tem um projeto de empoderamento negro, não deixe de levá-lo à frente. Com certeza muitas mulheres serão ajudadas por você!

Este texto foi construído com o apoio de Coca-Cola Brasil. Para saber mais e conhecer outras instituições participantes do projeto Negras Potências, clique aqui.

Assinatura-CocaBR-2

@ load more