O amor tem dessas coisas
Um dia você acorda e percebe que nada é como antes. Logo aquele “antes”, tão com sensação de paraíso. Mesmo com os defeitos, era gostoso. Um dia você acorda e a dor de não ter uma pessoa ao seu lado é tão grande que parece que nada nesse mundo é maior que uma decepção amorosa. É tudo papo furado minha, amiga. É tudo uma linda ilusão que sem querer fazemos. É medo de ficar sozinha, acredite em mim. Estou passando por isso agora.
Um dia eu acordei de um sonho muito legal de casal vivendo muito bem. Eu tinha uma dupla, um parceiro que vivia as aventuras comigo. Tinha uma conchinha que chamávamos de melhor do mundo, mas um dia tudo isso viro pó. Quem chegou à conclusão de terminar foi ele. Todo aquele discurso de que “vai ser melhor assim” me confundiu muito. Eu, na verdade, não acreditava em quase nada que saia da boca dele. Afinal, o olhar dele estava colado no meu e nada parecia real. Porém, isso é uma grande ilusão que o amor faz sem querer. Eu digo que é mecanismo de defesa. O amor cria algo na sua cabeça para talvez assim você sofrer menos, mas nem sempre isso funciona, viu? Vai por mim. Fico algumas horas do meu simples dia tentando fugir dessas ilusões, dizendo para mim mesma “essa merda toda é só ilusão, querida, vai trabalhar”.
Um dia você percebe que não quer mais ninguém nessa vida para namorar e ter planos. Um dia você, sem querer, vai ter que arrumar tudo que é dele (que está com você) para devolver. Vai lembrar de tudo que viveram juntos, vai xingar a decisão dele, vai julgar os sentimentos dele… É mais ou menos assim que a vida vai seguindo depois que o término acontece. Vai doer, mas eu já falei de dor aqui, então esquece um pouco essa parte.
Um dia você vai entender tudo melhor a ponto de perder a vontade de sair. Vai querer ficar só no sofá, comendo alguma coisa muito doce para ser comida de madrugada. Entre um episódio e outro, vai ter que pausar porque quer chorar, vai mudar de seriados para filmes violentos, vai se empolgar e dizer que está pronta para outra, mas não está. Vai por mim.
Ninguém está, de fato, pronto para sofrer por amor.
Engraçado escrever essa frase agora: “sofrer por amor”. O amor não tinha que ser só coisa boa? Pois sim, foi questionando essa frase que cai aqui nesse word aberto às 5:15 da manhã. O que está me doendo após o término (e em você também, jovem leitora) é o medo da mudança. É o medo de não ser feliz nos próximos capítulos. O que está te causando tanto desespero é a ideia de rotina quebrada. Talvez a solidão que vira fantasma e só te mostra que seu antigo amor pode estar muito mais feliz do que você. O que te causa choro antes de dormir é a ideia que tudo que viveu foi uma grande enganação.
Não é o amor que te dói. Não é o amor que te causa a sensação de febre. O amor que você sente por essa pessoa que terminou com você está sim em ti, mas está só preocupado com tudo que está acontecendo. O amor que você sente por essa pessoa está apenas faminto, esperando os carinhos para se renovar. Porém, quando esses carinhos não vierem mais, ele infelizmente vai secar.
Eu sei o quanto isso é triste. Para mim também não é fácil escrever essas palavras, mas é exatamente isso. Um dia esse amor que você tem vai virar apenas lembranças legais de uma época bonita que você precisou passar.
Ninguém passa por essa vida sem uma decepção amorosa.
Sem essa experiência, como existiriam tantas obras lindas na literatura e músicas sertanejas? Então se acalme, por favor. Ainda não é o fim para você. Ele terminou o namoro, e não a sua existência. Tudo que você é ainda está aí esperando para continuar. Seus sonhos, seus planos e suas ideias de vida bonita ainda estão aí dentro de você esperando para recomeçar.
Que tal ver as coisas pelo lado positivo?
Feche os olhos e veja as grandes oportunidades de recomeçar que você está tendo. Tente olhar em volta e descobrir onde está o ponto positivo do fim do namoro. Ele sempre existe, vá por mim. É claro que sempre tem aquele pensamento suave que vem, mas por tantos pensamentos estranhos ele fica distante.
Olha, eu sei que agora tudo que você quer é terminar esse texto e procurar outro texto sobre amorzinho, ou pesquisar simpatias de como trazer o ex de volta. Porém, por alguns segundos, se pergunte se realmente vale a pena tudo isso que está passando. Se pergunte se não foi realmente melhor assim. Se questione se não é melhor seguir sozinha por um tempo e, se mesmo assim a resposta for “não, eu quero ele de volta”, está bem, volte para onde você quer estar. Contudo, saiba que esse texto aqui ainda vai estar no mesmo lugar, esperando você para te dizer que não existe nada de errado com você. Não foi o seu jeito ou o seu amor que fez o namoro acabar.
A vida tem dessas coisas mesmo, tudo chega no fim.
Se aconteceu agora é porque tinha que acontecer para que no futuro não ficasse pior. Eu sei que você não enxerga isso agora, mas um dia vai se deparar com as lembranças negativas e vai ver que foi melhor assim. Aceitar leva tempo mesmo. Uma coisa dessas não se modifica de repente.
Logo, por agora, faça o que acha certo, mas saiba que não precisa ficar sozinha. Não precisa apressar as coisas. Sinta o que tiver que sentir, mas eu te garanto que um dia passa. Afinal, a vida segue. A frase “segue o baile” é real mesmo e serve exclusivamente para essas situações. Eu vou estar por aqui também, porque assim como você também estou com um final para superar. Também estou tendo que ler essas palavras. Como já falei, ninguém está livre dessa situação. É uma regrinha da vida para te fazer crescer.
Então, obrigada por chegar até aqui comigo! É muito importante!
Imagem: Pexels
E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?