Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você já pensou porque existem datas comemorativas? É apelo comercial, na maioria das vezes. Mas pense melhor, algumas datas estão aí para serem lembradas, porque é um modo de conscientizar as pessoas. O Dia da Mulher é um desses dias. Serve para lembrar fatos históricos, lutas feministas e celebrar a força feminina que cresce a cada dia.

dia da mulher

Foi lá em meados de 1908, nos Estados Unidos, que tudo começou e esse dia foi celebrado com cerca de 1500 mulheres, que aderiram a uma manifestação com o objetivo da igualdade econômica e, depois, nos próximos anos, a data se tornou celebrada.

Mas só um dia não é o suficiente. Uma data como essa precisa ser lembrada todos os dias. Tem que ser comemorada durante o ano inteiro e mulheres precisam ser respeitadas sempre. Concorda?

A verdade é que não precisa de motivos, mas se você precisa entender um pouquinho mais, veja essas 7 razões para o Dia da Mulher ser celebrado todo dia!

1. Símbolo

O que seria da humanidade sem as mulheres? Nada, não é mesmo? Pois é! A mulher carrega muita simbologia durante todos esses séculos. É uma figura importante para a sociedade e simboliza, durante todo esse tempo por conta da mitologia, o nascimento, a fertilidade e o amor.

Só que agora, a mulher deixou de ter um papel secundário na sociedade. Hoje em dia não é mais apenas mãe e a dona de casa, é muito mais do que isso. A mulher ganhou força, reconhecimento e poder, deixando para trás aquela visão arcaica e machista. O seu símbolo agora é ser uma mulher poderosa e diversa. Dona de si mesma.

2. Feminismo

Em busca da liberdade, reconhecimento, direitos iguais, libertação dos padrões patriarcais, a mulher se inseriu em um quadro de manifestantes. O feminismo é uma luta diária para mostrar que mulher é humana, mulher é inteligente, mulher é capaz. Foram anos de lutas e essas lutas ainda continuam. Mas, com certeza, a mulher está no caminho certo ao se manterem unidas.

3. Sororidade

dia da mulher

Você já ouviu falar que duas cabeças pensam melhor que uma? A sororidade é um exemplo disso. Para alcançar um objetivo, é melhor se manter unido. Quando as mulheres andam juntas para conseguir a mesma coisa, elas conseguem.

Então, a sororidade é uma aliança entre as mulheres. Para manter isso, elas precisam de empatia e companheirismo. Claro, sempre vai acontecer algum tipo de atrito e, por isso, existe as vertentes do feminismo. Porém, é imprescindível que esse ciclo esteja ligado para garantir o benefício de todas, seja em um mundo político com mais mulheres ou mesmo deixar aquela fofoca sobre o cabelo novo da amiga de lado. Uma mulher precisa entender a outra.

4. Feminicídio

Ser mulher não é fácil. Ser mulher é ter que lidar com insultos nas ruas e, quem sabe, até em sua própria casa. Ser mulher é viver com medo de ser estuprada e ser morta. No Brasil, em 2017, foram 4.473 homicídios dolosos, ou seja, a cada duas horas uma mulher é assassinada. Esses casos não podem ser passados impune, precisam ser lembrados. As mulheres mortas precisam ser lembradas e a justiça deve ficar ao lado dessas mulheres que sofrem e correm riscos todos os dias.

5. Maria da Penha

Quantas Marias o Brasil não tem? E no mundo? Mulheres são vítimas de violência doméstica todo o dia. Porém, elas têm medo de contar que estão nessa situação. Então, se você conhece alguém que está neste cenário, ajude-a a perceber que ela tem uma lei ao lado dela. Lembre-a de que ela deve denunciar a pessoa que a maltrata e que pode ser mais forte do que o abuso que está sofrendo.

6. Multi mulher

Quem não conhece uma mulher que faz de tudo? Trabalha, cuida da casa, resolve assuntos cabeludos e ainda cuida de si própria? Essa é uma mulher diversificada, sabe de tudo, faz de tudo, se importa e ainda arruma tempo para fazer outras coisas. A mulher é multi, ela tem um leque de ideias na cabeça e é capaz de tudo. Como não respeitar um ser humano desses?

7. Orgulho

dia da mulher

O mundo está rodeado de mulheres importantes, que de algum jeito fazem alguma coisa que vai encantar alguém, que será bom para essa pessoa. São mulheres de força e criativas. Marias unidas por um objetivo, serem respeitadas e ser mulher é ter orgulho, porque é um ser humano que deu certo.

Não precisa de motivos: é respeito

A verdade é que não são necessários infinitos motivos para celebrar o Dia da Mulher, um já basta e é o respeito. Se todos forem respeitosos com as mulheres, com suas lutas, com a diversidade que cada uma carrega, o mundo seria maravilhoso.

Receber neste dia um ‘parabéns pelo seu dia’ não é importante se não lembrarmos de tantas mulheres vítimas, que todo dia são agredidas e ninguém está fazendo nada. Receber esses parabéns não faz diferença, se não tiver solidariedade entre as pessoas.

Portanto, fica aí uma reflexão. Não é porque o dia da mulher é celebrado uma vez no ano que você deve esquecer que ela existe nos outros dias.

Imagem: Alessandra Genualdo – Cargo Collective


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more