Não é porque o namoro acabou que você perdeu seu tempo
Com o término do relacionamento, muitas pessoas pensam que o tempo foi perdido por não ter dado certo, e assim, desconsideram todos os momentos bons e ruins, aprendizados e vivências. Pensando nisso, decidi escrever o meu ponto de vista sobre essa situação e espero te ajudar a ver o outro lado.
A vida é tentativa…
Não temos certeza de nada na vida, não sabemos se no final dará certo, tudo é tentativa e no final das contas, tudo deve ser levado como aprendizado. Então, no relacionamento não poderia ser diferente.
Conhecemos a pessoa, nos apaixonamos, o relacionamento começa e junto vem os bons e maus momentos, aventuras, alegrias, brigas e tristezas. E sempre esperamos que dê tudo certo, mas pode ser que acabe no meio do caminho.
Isso não significa que você tenha fracassado ou que perdeu tempo apostando na pessoa ou que deveria estar festando ao invés de estar namorando. O que sempre devemos guardar na memória e no coração são as lembranças de felicidade e os aprendizados.
Os erros nos ensinam… e muito!
No lugar de ficar se lamentado pelo término, pelo arrependimento de ter ficado com a pessoa, comece a refletir. Que tipo de parceira eu fui? O que eu fiz que não foi legal? O que eu poderia ter melhorado? Que tipo de parceiro(a) ele foi? É uma pessoa assim que eu quero pra mim? É isso que eu mereço?
Use esses questionamentos para se melhorar e entender que tipo de companheiro(a) você quer ter ao seu lado. Pensar sobre isso nos deixa muito mais evoluídos e mais preparados para começar um novo relacionamento, se você quiser, claro.
Agora não quero mais ninguém, vou comprar uma bicicleta!
Se você acha que comprar uma bicicleta dói menos que começar um novo relacionamento, fique sabendo que em um belo dia de sol, você pode andar e cair um tombo!
Tudo é um risco. Deixar de conhecer uma pessoa legal porque sofreu no relacionamento anterior pode te poupar de viver novas aventuras. Use o que você aprendeu com as suas reflexões e seja feliz.
Mas, calma aí, também não precisa ter pressa para arrumar novo alguém.
Se você gosta de ter uma pessoa ao seu lado, legal, mas não precisa ficar procurando desesperadamente uma pessoa. Goste da sua companhia, se aproveite, experimente ir ao cinema sozinha, ler um bom livro, fazer coisas só com você, use o momento para se curtir e se conhecer. Além disso, divirta-se com as pessoas que fazem parte da sua vida, como amigos e familiares.
E se tiver que chorar, chore!
E se ainda não superou a perda, calma. Dê tempo ao tempo. Viva o “luto”. Se precisar sofrer, sofra. Respeite o momento, aceite o sentimento. Não deixe de chorar, de colocar para fora o que está sentindo só para mostrar que é forte, até porque, fortaleza é se permitir sentir e viver o sentimento. E quando estiver pronta, erga a cabeça e siga o baile.
Isso faz parte do ciclo da vida. É normal começar um relacionamento e não dar certo. E no fim, tudo é aprendizado. O que você não pode é pensar que relacionamento é ruim e deixar de conhecer novas pessoas por medo de perder tempo. Até porque, tempo perdido é uma vida sem aventuras, cheia de medo de arriscar e sem história para contar.
Imagem: Unsplash