Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

De repente, um dia, aquilo que era conto de fadas vira história da carochinha. Você pega um lance, vai atrás e descobre a traição. O que fazer nessa situação? O que dizer para alguém que te traiu?

A dor é inevitável e muitas vezes é preciso lidar com esse “luto”. Sim, eu disse luto. Porque é o momento em que a ideia que você era a única pessoa para o qual o parceiro se interessava vai por água abaixo. Muitas vezes vem como um tsunami.

Mas espere. Saiba que infelizmente você não é a única a passar por isso. Todos os dias venho atendendo dezenas de pessoas com o mesmo sofrimento.

Veja abaixo formas de lidar com a situação e o que dizer para alguém que te traiu (lembrando que não são regras para serem seguidas, mas dicas para que você possa superar essa situação da melhor forma).

Como lidar com a traição:

1. Chore

O que dizer para alguem que te traiu - 1

“Quando eu me sinto um tanto rejeitada, me dá um nó na garganta…
Choro até secar a alma de toda mágoa, depois eu parto pra outra.”

Siga o conselho da querida Rita Lee em sua música Mutante: chore 3 dias seguidos e parta pra outra. Deixe toda a dor sair para longe de você. Faça com que o seu coração se esvazie de todas as sensações imediatas que esse baque possa provocar. Dor, sentimentos de rejeição, de ser passada para trás, de ser feita de boba… Chore tudo como se fosse esvaziar o peito! Só atenção: faça isso sozinha. Ninguém precisa saber da sua dor. Pode ser que você seja cobrada (e muito criticada) caso alguém te console e você acabe voltando/reatando/aceitando a pessoas que te traiu mais tarde.

2. Coloque as cartas na mesa

Deixe a dor amenizar e converse com seu par. Não vai adiantar conversar no calor das emoções. Conversar dói, mas ficar sem entender o porquê da situação dói mais ainda. Seja forte! Escute as razões e veja se são convincentes. Se as justificativas não forem boas ou forem apenas desculpas esfarrapadas, use desse discurso para ter mais força interior e se livrar definitivamente de uma relação que já não estava tão boa assim.

Mas o que dizer para alguém que te traiu?

Tudo depende de como foi a situação:

  • Você pegou no flagra: você deu o flagrante pessoalmente? Não espere escutar nada muito diferente do que “Não é nada disso que você está pensando”. A atitude deve ser bem específica: você vai acreditar nas palavras dele ou no que está vendo? Deixe claro que o que seus olhos estão te mostrando é o que está acontecendo, isso faz com que você fique no controle da situação. Desta forma você desarma a pessoa. Deixe claro que nada do que ele falar de diferente vai mudar o que viu.
  • Você descobriu por outras pessoas: desde que reconheça que a fonte é confiável, o melhor é que você verifique por si mesma. Cobrar explicações sem provas pode funcionar, mas dependendo da situação só piora pois o outro poderá se justificar atacando (é mais fácil falar que você está louca do que admitir). Nessa hora, deixe ele dar a primeira solução. Pergunte a ele “O que você faria em meu lugar?”

3. Olhe para si

Sem se colocar pra baixo, entenda como você pode ter contribuído para que sua relação chegasse a esse ponto. Tanto a falta (de carinho, atenção, presença), como o excesso (de críticas, de cuidados, de cobranças) podem ser gatilhos para que o outro tenha interesse em pessoas que podem oferecer exatamente o oposto. Se isso ocorreu é porque já não estava sendo legal para um dos lados. Leve em conta às vezes que você tentou melhorar a situação e não teve êxito. Reflita sobre o ocorrido e as consequências (físicas e emocionais) dessa situação.

4. Não faça alardes

O que dizer para alguem que te traiu - 2

Postar em redes sociais indiretas (ou diretas!) nem pensar! Não faça alarde da situação. As pessoas próximas não podem agir por você, aliás, ninguém pode. Sem falar que, ao contar para outras pessoas, você dará brecha pra que se intrometam e te critiquem também, principalmente se você resolver reatar/manter a relação.

5. Tome uma atitude

Ter uma conversa vai doer. E muito! Mas o mais importante é o que você fala para si mesma! Ficar se xingando, se culpando ou se criticando não levará a nada. Aceitar e engolir vai te adoecer. Então escute, avalie e veja o que é melhor a ser feito. E aí decida o que fazer. E aja, não fique estática. Decidir entre manter ou não a relação só depende de você! Se ficar passiva corre o risco de manter esse sofrimento por muito tempo. E fica mais difícil sair dessa.

6. Perdoe

O quê? Como assim? Isso mesmo! Perceber que de alguma forma você não foi o suficiente para o outro é também a melhor maneira de perdoar a si mesma e seguir a vida, com ou sem esse parceiro. Perdoar não significa que você aceita o que ele fez, mas que aceita a vida como ela é, na realidade. Difícil, mas não é impossível. E posso te afirmar com todas as letras: o esforço vale a pena, é LIBERTADOR! Nesses anos de atendimento, aprendi que o pior dos sentimentos é manter-se ligada ao passado pelas mágoas. Então, perdoar é o seu maior trunfo.

7. Mantenha a confiança

Esqueça essa ideia que se aconteceu uma vez, acontecerá sempre. Muitas vezes a história se repete porque você se coloca no mesmo padrão que manteve antes. Preste atenção no seu padrão, nas suas atitudes para atrair um parceiro confiável. Acreditar na sua capacidade de atrair uma pessoa bacana ocupa o mesmo espaço no seu cérebro do que a ideia de que você só atrai problema.

8. Cuide do seu bem-estar

Como você quer se sentir, apesar do ocorrido? Só você pode se ajudar nessa hora. Cuide dos seus sentimentos. A traição deixa muitos estragos. E muita gente fica marcada para sempre. O que cura e ameniza é a ação. E a ação depende de você. É essa ação que vai ajudá-la a sair desse desconforto. Se perceber que está com muita dificuldade e precisar de auxilio, busque um profissional que possa te ajudar. Quanto mais rápido trabalhar esse sentimento, menos sofrimento ira ter.

O que dizer para alguem que te traiu - 3

Essas atitudes vão te ajudar a dar a volta por cima e te fazer acreditar que o amor é possível. Força, que tudo se acerta!

Imagem: Reprodução / O Diário de Bridget Jones


E então, o que dizer para alguém que te traiu? Se você já sabe a resposta, comente na pergunta do Clube!

@ load more