';

Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A pergunta que não quer calar: o que é feminismo? Do que se alimenta? Quem pode participar? Existe alguma relação dele com o nazismo? Bem.. só lendo aqui abaixo para descobrir…

Xô, preconceito!

O que a gente mais encontra nessas “internets” da vida são pessoas que não sabem (ou acham que sabem) o que é feminismo. E digo mais: as respostas erradas carregam, SEMPRE, certo grau de preconceito e, é claro, desinformação em função deste. Sendo assim, hoje a gente vai brincar aqui.

Montei esse puta manual para te explicar o que é feminismo, o que ele defende, suas vertentes, verdades, mitos e, além disso, uns conteúdos interativões que vão te ajudar a saber onde você fica no meio dessa bagunça toda.

E aí? #Partiu ler umas boas verdades sobre esse movimento? Let’s go!

O que é feminismo?

Ok, vou resolver essa dúvida para você de uma vez por todas:

O Feminismo nada mais é do que um movimento social e político que luta pela igualdade de gênero!

“Nhéééé, mas elas não gostam de homeeeeeens”, “UÉ, é bem mais que isso, elas são quase nazistas”, “chega aí pra geral quebrando loja da Marisa e cê vem aqui me falar que é só isso?”.

Sim, minhas caras e caros. A ESSÊNCIA do Feminismo é essa: igualdade de gêneros. Ou seja: ninguém é melhor que ninguém; ninguém é superior a ninguém; ninguém merece mais privilégios que ninguém. SÓ QUE o Feminismo, assim como outros movimentos, possui vertentes. Ou seja: cada uma dessas categorias prioriza algumas questões acima de outras, e também têm uma opinião formada sobre diversos assuntos polêmicos.

Isso quer dizer que devemos seguir tudo o que essas vertentes defendem?

Não! Você não precisa seguir tudo o que sua vertente do feminismo defende. Aliás, discordar faz parte da vida e do desenvolvimento do nosso senso crítico. O perigo mora justamente em pessoas que aceitam uma informação sem questioná-la.

Mas antes de continuar com esse papo, vamos entender primeiro quais são essas vertentes do feminismo? Clique nos cards para revelar quais você quer saber as respostas!

Pois então, viu o quanto é fácil entender o que é feminismo quando se está com a mente aberta? Todo esse lance de “radicalismo” e “feminazis” são preconceitos gerados a partir de uma luta positiva. É claro que a mulher feminista costuma ser militante, protestar e também tenta desconstruir algumas pessoas. Mas isso não quer dizer que somos descontroladas, desrespeitosas e nem nada disso. Existem DIVERSOS MITOS sobre esse movimento que precisamos exterminar, sabe? Não vou entrar em detalhes sobre eles nesse texto porque já fizemos um sobre esse assunto. Pra saber mais sobre esses mitos, é só clicar aqui.

Enfim, o mais importante é entender que no feminismo, assim como em qualquer outro tipo de luta, também existem pessoas que avacalham o rolê, reproduzem ódio contra outras pessoas e até mesmo usam da violência para argumentar contra o machismo. Porém, pode acreditar: existem MUITO MAIS mulheres que estão tentando fazer a coisa certa dum jeito que se possa ter diálogo. É claro que, na mídia, só costumam aparecer representantes mais radicais, afinal, elas fizeram alguma coisa escabrosa que virou notícia. Ou você acha que os jornais e portais vão sair atrás de mulheres feministas do dia a dia e pedir para elas contarem um pouco mais sobre a luta?

O que você talvez não imagine é que sua melhor amiga, sua vizinha, a namorada de um amigo seu, sua colega de classe ou até mesmo a moça que te atende no caixa do supermercado podem ser feministas. Outro dia um amigo meu, muito querido e MUITO próximo, usou o termo “feminazi” para falar que não gosta de feminismos. Perguntei se ele sabia o que era o feminismo, ele disse que era um movimento paia onde mulheres queriam se sentir superiores aos homens. Eu disse que não era assim, expliquei tudo direitinho e terminei falando: você sabia que eu sou feminista? Ele ficou super surpreso, mas posso te jurar que no final desse papo já tava todo mundo bem desconstruidão!

O segredo é procurar entender mais sobre o que é o feminismo, dar uma olhadinha nas vertentes, questionar as coisas que você acredita serem equivocadas e, MAIS QUE TUDO, manter a mente aberta. Que tal compartilhar esse textão com seus amigos ou pessoas que você quer que aprendam sobre o feminismo?

Imagem: Thehellagatsby


Pra você o que é ser feminista? Responda na pergunta do Clube:


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)