O que é skincare e quais produtos usar para cuidar da pele?
Ao lavar o rosto pela manhã todos os dias e passar um hidratante ou protetor solar depois, já estamos praticando skincare, mesmo que não saibamos o que isso significa. Embora a prática seja comum, tem ganhado cada vez mais espaço no ramo da beleza. Por isso, resolvi explicar neste artigo o que é skincare e quais produtos você pode usar para cuidar da pele, se quiser surfar nessa onda também.
O que é skincare?
O termo “skincare”, quando traduzido para o inglês, significa “cuidado com a pele”. O skincare nada mais é do que a rotina diária de cuidados com a pele de uma pessoa, tanto de manhã ou a noite.
Para garantir uma rotina de skincare eficiente, sugiro uma consulta ao dermatologista para que ele ou ela te indique os melhores produtos de acordo com o seu tipo de pele (que pode ser seca, oleosa ou mista), pois, às vezes, um tipo de sabonete que funciona para uma pessoa pode não funcionar para a outra. Além disso, é necessário ter um objetivo e informá-lo ao seu médico para que o skincare funcione: acabar com os cravos e espinhas do rosto, hidratar, evitar a descamação da pele, etc.
Mesmo assim, existe um cronograma básico que você pode seguir para fazer uma rotina de skincare segura e com os produtos certos, que basicamente é:
- Lavar o rosto profundamente, mas com movimentos suaves, sem usar força;
- Hidratar a pele;
- Aplicar um cosmético de tratamento, cuja função deve ter sido definida a partir do seu objetivo;
- Aplicar um protetor solar, também definido de acordo com o seu tipo de pele.
Como fazer e quais produtos usar em minha rotina de skincare?
Dentro desse cronograma que coloquei acima existem vários produtos que você pode usar para cada fim. Pensando na etapa de lavar o rosto, o sabonete pode ser em barra ou líquido, mas na maioria das vezes, você vai ter que:
- Molhar o rosto com as mãos;
- Aplicar o sabonete em todo o rosto, em movimentos circulares, suavemente;
- Deixar agir por algum tempinho, como 1 ou 2 minutos;
- Enxaguar bem;
Um produto que pode te ajudar nesse processo (e você pode até conversar com o seu dermatologista sobre ele) é uma esponja elétrica, como a Foreo Luna. Esse tipo de esponja estimula a pele a remover as impurezas e a oleosidade por meio de pulsações que ajudam a desobstruir os poros, remover a sujeira e pele morta do rosto.
Depois, para a hidratação, você deve escolher um hidratante facial recomendado pelo seu médico. É interessante que eles sejam hipoalergênicos, dermatologicamente testados e, às vezes, oftalmologicamente testados, para ter certeza que não agridem os olhos. Alguns hidratantes também já contém algum fator de proteção.
Alguns hidratantes têm a função de acalmar a pele, proteger e hidratar, além de minimizar e evitar a vermelhidão, principalmente da área do nariz e das bochechas. Produtos desse tipo podem ter ainda extratos de plantas ou flores, como a magnólia, que combate o envelhecimento.
Já o cosmético de tratamento, para usar pela manhã, pode ser de ação antioxidante; já para usar pela noite, no geral, é indicado o uso de algum ácido. Porém, a escolha de cada produto deve ser feita a partir da consulta com um profissional dermatologista, porque tem que ter a ver com o seu objetivo inicial (diminuir manchas, cravos, espinhas, a vermelhidão, etc).
Quanto ao protetor solar, existem diversas, diversas mesmo, marcas no mercado. De acordo com o seu dermatologista, você deve encontrar o melhor para a sua pele.
Quais são os benefícios do skincare?
Como agora você já sabe o que é skincare e tem algumas ideias sobre quais produtos falar com seu dermatologista, por que não aproveitar os benefícios da rotina de skincare?
Com ela, você vai ver uma melhora significativa na pele, pois o skincare:
- Reduz a presença de cravos e espinhas no rosto;
- Controla a oleosidade do rosto;
- Deixa a pele com textura mais macia e aveludada, além de mais limpa;
- Reduz o inchaço do rosto;
- Propicia um momento de autocuidado.